sábado, 1 de dezembro de 2012

Viva o mês de dezembro!


                                        Antonio Nunes de Souza*

Estamos entrando no esperado e festejado dezembro. Não é um privilégio brasileiro, pois, em todo mundo, é comemorado com as maiores pompas e alegrias todos os seus dias, uma vez que, já no seu início, ou bem antes, as preparações são feitas com alegrias e esperanças de realizar os seus pedidos e, logicamente, receber seus desejados presentes.
Se passássemos a raciocinar com mais cautela, bom senso e religiosidade, chegaríamos a conclusão justa que, o que deveríamos na realidade era festejar com honras e glorias o aniversário de Jesus Cristo e, com humildade e solidariedade, dar de presente para Ele uma demonstração de irmandade, carinho e fé, ajudando todos que nos cercam, enchendo-os de atenções e oportunidades, para que as distribuições de rendas sejam mais justas e todos tenham o direito de uma alimentação adequada em suas mesas!
Mas, enfeitiçados pelas publicidades do mercado logístico, que criou a imagem do Papai Noel, o principal dia do mês, que é o Natal, a preocupação maior é de dar e receber presentes materiais para e dos que lhe são caros e muitas vezes nem precisam, esquecendo completamente dos necessitados e marginalizados nesse mundo de grandes e inexplicáveis injustiças.
Não desejamos em nenhuma hipótese quebrar as regras já enraizadas, transformada em uma tradição, mas, nosso desejo é, simplesmente, chamar a atenção para que se faça uma reflexão quando estiverem em suas fartas e ricas mesas, abarrotadas de iguarias e bebidas de qualidade, lembrem-se que, nesse mesmo momento, milhões de pessoas estão morrendo de fome e, pela falta de educação e informações, não conseguem entender esse desumano comportamento humano!
O festivo dezembro tem seu ápice e gloria de comemorações, normalmente, do dia vinte e quatro até o dia primeiro de janeiro, quando é fechado com chave de ouro, hoje transformado em um carnaval em todas as praias do Brasil.
Jamais esqueçam que essa injustiça social, descaso pelos problemas globais, equilíbrio ecológico, valorização da fauna e da flora, são fatos que, comprovadamente, têm colaborado diretamente, na violência, insegurança, doenças, falta de respeito e cidadania!
Viva o mês de dezembro! Vamos continuar nossas festas, mas, com atitudes mais modestas! Deixar de colaborar para que tenhamos de enfrentar, num futuro bem próximo, uma revolta social (que já está começando), sem termos o direito de circular em nossas atuais perigosas ruas!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com –
 antoniodaagral26@hotmail.com)

Nenhum comentário: