sábado, 15 de dezembro de 2012

Audiência Pública da UFESBA!


                                     Antonio Nunes de Souza*

Foi, seguramente, lamentável para quem perdeu a maravilhosa explanação com relação a todos os detalhes (técnicos e educacionais) expostos nesse encontro rico de informações importantes, sobre um dos acontecimentos mais marcantes para um estado brasileiro e, por que não dizer, para o nosso país. A audiência pública da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFESBA!
(Um evento que podemos considerar histórico pela sua abrangência, organizado com o maior critério pela DIREC), capitaneada pela professora Rita Dantas que, não medindo esforços, conseguiu reunir uma concentração de interessados de toda região sul, quer seja na área política, com dois deputados federais (Afonso Florence e Geraldo Simões), diversos prefeitos, inclusive Claudivane e seu vice, vereadores, secretários municipais, representações de diversos partidos, diretores de colégios, professores, alunos, grupos de universitários, a importante presença da Reitora da UESC, todos esses dando brilho com suas interessadas presenças e, ao mesmo tempo, recebendo o brilho das palavras do competente e qualificado professor Nalmar Monteiro, ex reitor da Universidade da Bahia e já nomeado reitor da nossa querida e aguardada UFESBA. Vale salientar que, nos honraram também com suas presenças, representantes dos Quilombolas e Indígenas, demonstrando interesses pelo assunto, com pensamentos de maiores ampliações em seus direitos.
Infelizmente não contamos com a presença do nosso secretário da educação do Estado, Osvaldo Barreto, porém, foi muito bem representado pelo professor Nildon, coordenador do ensino superior da SEC, que nos brindou com um discurso seguro, preciso e detalhado sobre as intenções do Estado para melhorar cada vez mais o desempenho da educação em todos os níveis.
Foram sete horas ininterruptas, entretanto, pelo conteúdo e a maneira cordial com abertura de diálogos explicativos imediatos no desenrolar das narrações, todos ficavam atentos e cuidadosos para não perder detalhes de importância. E o professor Nalmar Monteiro procurou usar de uma linguagem simples sem as nuances acadêmicas, no sentido de que todos saíssem do evento tendo o mínimo de dúvidas e, as que por ventura perdurarem, colocou-se juntamente com sua equipe de parceiros e colaboradores para não só dar novos esclarecimentos, como também para aceitar sugestões que possam enriquecer o projeto.
Esperamos que os que participaram levem as informações para todos, mostrando quanto será importante esse presente que a Bahia está recebendo que, seguramente, dará um grande impulso na educação do sul do Estado, preparando nossos jovens para enfrentarem com competência o crescimento do nosso país!
Parabéns para a DIREC 07 (profa. Rita Dantas e sua equipe) promotora e organizadora do evento, Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Ministro da Educação e todas as comunidades regionais que estão recebendo esse presente natalino!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral@hotmail.com)

Nenhum comentário: