quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Chegando o Novo Ano!


                  Antonio Nunes de Souza*

Estamos nos estertores de 2012. Mais um ano finda com o dever cumprido de ter proporcionado maravilhas para uns, conservação e continuidade para outros e uma quantidade expressiva de desilusões para a maioria. Mas, nada está sendo diferente de todos os outros anos passados, com a exceção de pequenas mudanças nas pessoas e nos quinhões que estas receberam.
Parece uma premonição escrita nas estrelas, que todos os anos devem sempre acabar com uma ínfima minoria feliz, pequena fatia de conformados e a soberana maioria triste, sofrendo e se lamentando. Porém, todos transbordando de esperanças que as coisas mudem ou que eles possam, com alguma sorte, verem mudadas suas áreas nas contemplações que ocorrerão, inevitavelmente, no próximo ano.
Pelos projetos e fantasias que criamos no decorrer de dezembro, poderíamos denomina-lo como “mês das ilusões”. Pois, como não é nenhuma novidade, as frases que mais ouvimos em todos os lugares que vamos, são:
Em primeiro lugar: Graças a Deus esse ano está acabando. Nunca tive tantas decepções e problemas atormentando minha vida!
Em segundo: Até que não foi dos piores, mas, se der uma “melhoradazinha” no próximo eu vou dar graças a Deus!
Em terceiro: Foi um ano maravilhoso! Até me surpreendi com tanta coisa bacana que Deus me deu. Tomara que o próximo seja melhor ainda!
Percebe-se claramente que o primeiro pronunciamento é a lamúria do coral formado pelo povo, a segunda é dita pelos que, embora com as dificuldades normais, ainda conseguiram manter seus empregos e não tiveram problemas de saúde, e a terceira é pronunciada por dois tipos de pessoas: os políticos que foram eleitos ou reeleitos, ou os mentirosos que querem passar para os outros uma imagem diferente da sua realidade.
O fato é que em todas as situações o nome de Deus é clamado entusiasticamente, mas, nas suas ações, poucos são os que realmente cultuam esse amor a Ele, para que sejam merecedores das bondades divinas. Esquecem que é através da solidariedade, bondade e carinho com seus irmãos, tratando-os com dignidade e respeito é que se pode ter crédito com Ele para serem ajudados e alcançarem seus objetivos.
Que no próximo ano tenhamos toda a sensatez de olharmos o mundo por um ângulo diferente, onde todos, todos mesmo, são filhos de Deus e merecem também um lugar ao sol e condições para suprirem, na pior das hipóteses, suas necessidades básicas. Se agirmos nos espelhando nesse mar tormentoso de egoísmo que avança nas mentes humanas, jamais teremos paz, serenidade e méritos para alcançarmos o Reino do Senhor.
Que tenhamos todos um Feliz Ano Novo, não esquecendo que devemos comemorar não como uma festa de comidas e bebidas, dar e receber presentes que já está institucionalizada pelo comércio mundial, e sim, a passagem de mais um ano cristão com muitas significações religiosas para todos nós!
Por mais que não queiramos, nos tornamos repetitivos em nossos modestos pedidos!
*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com))

Nenhum comentário: