sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ah! Que saudade dos baleiros!


                                                      Antonio Nunes de Souza*

No meu tempo de menino, quando eu recebia uma moeda de presente, corria imediatamente para a rua para encontrar um “baleiro” (vendedor ambulante de balas) para transformar meu doce dinheirinho em balas e voltar para casa sorrindo e feliz. Era sem dúvida um tempo bom e tranqüilo, que todas as crianças praticavam essa ação como uma das mais agradáveis recompensas.

Os baleiros eram jovens ou adultos com suas cestas a tira colo, que já nos conheciam das portas dos cinemas ou de tanto transitarem em nossas ruas gritando: Baleiro! Baleiro! Baleiro!
E esse conhecimento gerava até algumas compras fiado ou o ganho de uma bala inteiramente de graça, se nós fregueses estivéssemos sem a grana habitual.

Infelizmente, esse maravilhoso tempo desapareceu completamente da vida das crianças e, quando hoje estas vão à rua, voltam da escola ou na própria porta da escola e encontram um baleiro, trata-se nada mais nada menos de um assaltante armado que, mandando muitas balas para todas as direções, premiam as crianças e adultos com a morte ou sequelas irreparáveis, complementando com roubos de sacolas, celulares e sequestros relâmpagos.

Será que isso é progresso ou putrefação humana?

Será que preocupados com outras coisas, estamos deixando de educar melhor, não transmitindo valores que devem ser perenes?

Precisamos refletir nossos comportamentos, pois todos nós somos culpados, sendo uns menos e outros mais. Mas, certamente, ninguém está isento da pecha da culpa, já que vivemos em comunidade e devemos ser mais enérgicos no exigir as soluções e solidários para a efetivação dos resultados. A omissão é o pior pecado, pois, por mais que você seja aquinhoado ou privilegiado, certamente, também é o mais visado por ter mais o que oferecer.

Lamentavelmente, o meu tempo bom parece que jamais voltará atrás!
Como brilhavam nossos olhos quando apontava na rua a figura do baleiro, trazendo em seus braços sua carga preciosa de balas diversas, para nos proporcionar a doçura da degustação infantil. Tristemente, ficamos hoje expostos as quadrilhas de baleiros bandidos que, carregados com diversos tipos de balas, seus trinta e oitos e quarenta e cincos, montados em suas motos, verdadeiros cavalos de aço, nos fazem saborear a amargura do sangue.
Perdemos o baleiro e ganhamos a bala perdida!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniomanteiga.blogspot.com – antoniodaagral26@hotmail.com)

Nenhum comentário: