terça-feira, 11 de julho de 2023

SIMPATIAS AS VEZES FUNCIONAM! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Acredito até que no mundo inteiro, existam crenças nos diversos tipos de simpatias. Mas, seguramente, pela nossa grande miscigenação, mistura de dezenas de etnias, e muitas delas trouxeram as suas e, juntando com as dos índios, presumo que somos imbatíveis nessa arte de crendices duvidosos!

E para falar sobre isso, escolhi uma bastante interessante que, com certeza, vocês mulheres acreditarão piamente e, oportunamente, utilizarão pelo menos para testar!

Num lugarejo do interior, pequena cidade, moravam dois casais vizinhos, sendo que os maridos trabalhavam na agricultura, e as mulheres eram pescadoras de anzol e tarrafa. Ambas acordavam pela madrugada, faziam suas pescarias, e antes das seis da manhã, já estavam de volta para fazer o café dos maridos, já com seus peixes para o almoço e jantar do dia. E isso era a rotina das duas amigas, que cumpriam suas missões!

Acontece que uma delas, a Adriana, todos os dias que chegava no rio, ou ia pescar na margem direita ou na esquerda. A outra achava curioso, pois ela sempre pescava muitos peixes fazendo essas mudanças de margens. Já ela que ficava sempre no mesmo lugar, as vezes nem pescava nada. Aí sua curiosidade foi aumentando, até que não resistiu mais e perguntou a amiga: Adriana me confesse uma coisa, por que você muda sempre de lado no rio e pesca muitos peixes, e as vezes você fica aqui e eu vou pra lá e não pesco nada, e você aqui pesca um bocado?

Adriana deu uma risadinha e disse: Olhe Juliana, eu faço a seguinte simpatia que minha mãe me ensinou,e é um grande segredo meu: Quando eu acordo quatro da manhã para nós irmos para a pescaria, eu olho meu marido dormindo e vejo pra que lado está o pau dele. Se estiver pra esquerda eu vou pescar na margem esquerda, mas, se tiver pra direita eu vou pescar na direita. E isso tem dado certo, pois sempre pesco muito!

Juliana ficou um tanto impressionada, olhou para Adriana e perguntou: Me diga uma coisa, e se o pau dele estiver pra cima, onde você vai pescar?

Adriana deu uma gargalhada e respondeu: Minha filha se o pau estiver pra cima, eu não venho pescar de jeito nenhum!

Juliana, ainda sorrindo disse: Ah! É por essa razão que você às vezes falta, danadinha!

Como vocês estão vendo, tem simpatias que funcionam!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

 

Nenhum comentário: