sábado, 1 de julho de 2023

SALVE DOIS DE JULHO! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Sentar-se em frente ao computador, abrir a tela para escrever algo, sem que nada tenha na mente, é um maravilhoso desafio para um escritor. E eu tenho, honrosamente, me batido e me saído relativamente bem, ou pelo menos, fazendo algo que dá para o gasto!

Ao chegar ao fim desse preâmbulo desafiador, surgiu a ideia de falar sobre o feriado de 2 de julho (Vou logo colocar o título), que comemora-se a Independência da Bahia, ou praticamente a do Brasil, que de conformidade as conveniências das leis e administradores, está sendo comemorada desde o dia 28 de junho, quando a sede do governo do estado, passou oficialmente a ser a cidade histórica de Cachoeira, embora para as festividades são abrangentes várias cidades do recôncavo e a capital!”

Ex morador de meu querido Santo Amaro da Purificação, conhecedor profundo das litorâneas cidades do recôncavo (Saubara, Itapema, Cabussú, Bom Jesus dos pobres, Acupe, Madre Deus, etc.), saía acompanhando centenas de baianas, grupos de samba de roda com seus afiados músicos. Indo todos para Cachoeira e São Felix, onde a festa tem suas raízes e, magistralmente, depois dos desgastados discursos, foguetórios e a missa solene, o couro comia solto, com a tranquilidade já convencionada em nossa cultura de festas, por mais religiosas que sejam, as partes profanas tem seu grande espaço, que dá um lindo colorido de alegria aos turistas e aos nativos!

Já sambei muito deslizando sorrateiramente os meus pés, dei   meus remelexos no corpo e umbigadas, além de jogar capoeira nas belas rodas de berimbau, demonstrando minhas habilidades aprendidas com o grandioso e inesquecível Mestre Bimba!

Grupos de índios, verdadeiros e falsos, fazem parte do evento, uma vez que essa etnia, ajudou significamente na nossa independência, expulsando os portugueses!

Depois fui fazer licenciatura em História, para ampliar mais meus conhecimentos, que me ajudariam com na literatura, pude aprender mais amiúde, sobre esse evento de grande significação, não só para a Bahia, como para o Brasil!

Infelizmente, mesmo com essa independência, nosso povo ainda vive sob uma nublada escravidão e uma brilhante discriminação, juntamente com uma bruta falta de solidariedade, fatos muito lamentáveis!

Apesar disso tudo, só por não termos ditadura nem de direita nem de esquerda,podemos gritar com muito orgulho:

SALVE DOIS DE JULHO!

*Escritor-Historiador, Cronista e Poeta!

Nenhum comentário: