sábado, 27 de maio de 2023

PAI NOSSO QUE ESTÁ NO CÉU! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Ele pode estar no céu, mas, sinceramente, tenho minhas dúvidas se realmente Ele é o pai nosso!

De início você vai se assustar achando que estou dizendo uma brutal blasfêmia ou heresia. Mas, temos que ser sensatos, objetivos e, corajosamente, confessar as nossas dúvidas, principalmente quando temos condições de exemplificar fatos verídicos, sendo esses, literalmente, indiscutíveis!

Vou continuar fazendo uma pergunta, que sempre tentam me responder com pontuações  abstratas e novelescas, desejando que, inocentemente, eu acredite em citações inteiramente baseadas no não imaginável e surreal, mas, nunca apresentam uma afirmação palpável: “Como pode Ele com super poderes absolutos sobre o mundo, deixar seus filhos fatiados em diversas camadas, como: miseráveis, famintos, doentes, pobres, médios, ricos e milionários e, tranquilamente, deixar essa barbárie continuar acontecendo, sem tomar nenhuma providência?

A resposta, por não ter resposta, sempre é a alegação do fatídico “livre arbítrio”, que com esse capítulo incluído na Bíblia, livra totalmente o nosso Pai, de todas essas tragédias, que vemos aumentar cotidianamente!

Exemplificando os maus pais terráqueos, quando se comportam deixando o barco correr solto, demonstram e são denominados de péssimos genitores por toda sociedade, e são classificados como cruéis, mesmo que esses tenha lhes dado a vida e certa educação. Mas, possivelmente, para se justificar também, dizem ter dado o “livre arbítrio” para seus filhos. Dá para acreditar em tal inconcebível coisa?

Nas minhas incursões religiosas, dezenas de cursilhos da Cristandade, colégio de padres e Irmãos Maristas, sempre estudei e pratiquei religiosidade. Porém, com o passar do tempo, minha formação em história, lido centenas de livros, inclusive a Bíblia por diversas vezes, sinceramente, não encontrei fundamentos plausíveis, para me sustentar no abstrato e inexistente, em função exatamente da diversidade que vivem meus irmãos “pela lei de Deus”, conforme me ensinaram enganosamente na infância!

Sem citar as guerras constantes e ininterruptas, crimes de todas espécies, basta que você olhe para o continente Africano que, grotescamente, 85% dos seus habitantes estão passivos de mortes diariamente, por fome, doenças e desprezos, sendo que isso acontece há centena de anos, sem que Nosso Pai que está no céu, fazer absolutamente nada, talvez esteja um pouco chateado e triste, Mas, tomar uma providência seria, para Ele seria um absurdo, já que deu o tal “livre arbítrio”. Você acha isso justíssimo, cabível, lógico e acreditável?

Eu, sinceramente, não! Tenho na mente uma citação que roda os ouvidos do mundo. É do grande filósofo alemão Arthur Schopenhauer: “Se foi um Deus que criou esse mundo cheio de doenças, crimes, guerras, fomes, injustiças e falsidades, sinceramente, eu não gostaria de ser esse Deus!” Será que tem algum sentido suas palavras? Vale depois de analisar, pensar sobre!

Tem outro grande escritor, ganhador do prêmio Nobel da Literatura, o fantástico José Saramago, que tive o privilégio de conviver e conversar bastante pessoalmente, que em seu discutido livro “O Evangelho segundo Jesus Cristo!”, causou um reboliço terrível nos meios religiosos. Obviamente, não pretendo me comparar a essas figuras de prestígio mundial, porém, tenho todo direito de explanar também minhas sérias dúvidas, pois, infelizmente, ainda não encontrei ninguém que me favorecesse com respostas que não sejam histórias chamadas de carochinhas!

Digo que, literalmente, não sou dono da verdade, apenas, estou dando minha opinião e dispensando polêmicas. Se achar que vale a pena meditar, fazer uma reflexão, ponderar ou acatar, será problema de cada um. Dou, literalmente, “livre arbítrio” para todos!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

 

 

 

Nenhum comentário: