segunda-feira, 29 de maio de 2023

É DIFÍCIL LIDAR COM SEMI-ANALFABETO! (CLIQUE E LEIA)

 

Antonio Nunes de Souza*

Pode parecer uma afirmação preconceituosa, mas, em nenhuma hipótese é essa minha intensão. Estou dizendo isso por algumas experiências de fatos ocorridos comigo, como também outros relatados por amigos. Reconheço que uma grande fatia, são de pessoas humildes, reconhecem a sua falta de conhecimentos, e até agradece quando alguém lhe orienta, passando-lhe detalhes sobre seus comportamentos, suas limitações, inclusive orientando-os para que voltem a estudar, que sempre está em tempo de refazer sua vida, ampliar seus conhecimentos e, obviamente, abrir novas portas para suas desenvolturas profissionais e sociais, tendo como consequência maior, poder transmitir uma melhor educação para seus filhos!

Porém, infelizmente existe uma outra vertente, que no topo da sua ignorância, torna-se arrogante, prepotente e mal educado, verdadeiros “caga raivas”, que ao ouvir esse úteis e gentis conselhos, burramente imagina que você está ofendendo-o, humilhando-o. apenas somente porque em sua profissão ele ganha o suficiente para sobreviver, acha que nada disso é essencial, ainda, idiotamente, diz que formatura não vale nada, que ganha mais do que muitos formados. Sua ignorância é tanta que no seu conceito, ter conhecimento é uma grande merda. Não percebendo eles que com o seu trabalho, os formados ganham o dobro revendendo os produtos que eles fabricam. Não enxergam que são, simplesmente, empregados disfarçados para os profissionais liberais, e que se eles não fossem idiotas, aproveitariam para estudar e ganhar diretamente o dobro junto aos clientes, com suas habilidades nas áreas que praticam!

Essa minha explanação é em função de ao ser consultado pelo telefone, para esclarecer um assunto, eu aproveitei para aconselhar, mostrando quando seria bom ele voltar a estudar, dobrar sua possibilidade financeira, se qualificar mais na profissão, melhorar o conceito social, pois o ambiente que ele enfrentaria no caso da consulta feita, só tem pessoas altamente qualificada, ele não se sentiria a vontade e estava sujeito a situações desagradáveis, etc., ele, imediatamente, xingou toda minha geração, dizendo que “grande merda” era eu para estar querendo lhe humilhar com meus conselhos. E eu para contemporizar, disse que lamentava muito por ele pensar assim. Aí foi que o homem azedou e me mandou todo seu vocabulário chulo e digno da sua pessoa. Uma pena, pois fiquei triste de ver como a falta de cultura e educação é tão prejudicial para as pessoas!

Portanto, tenham todos muito cuidado ao lidar com pessoas dessa faixa educacional, pois, se você falar a verdade para alerta-lo, ele por não ter capacidade de assimilar suas palavras, e entender que o que você disse é uma grande ofensa!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

 

 

Nenhum comentário: