segunda-feira, 15 de maio de 2023

DEPRÊ? MANDE ELA SE FO...! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

É uma expressão chula, mas, uma doença silenciosa que se alastra cada vez mais, desagradável chamada depressão, merece literalmente, que a mandemos fazer o que o título sugere!

Felizmente, ela não atinge todas pessoas, pois, dependendo da personalidade, conhecimentos, hábitos e costumes, pode-se administra-la com certa tranquilidade, inclusive sem sentir os mínimos sinais, ou tirá-los de letra, sem cair no baixo astral. E curiosamente é um auto sofrimento que você imagina, cria na mente e, sem nenhum sentido, passa a sentir. Uma coisa incoerente e descabida. Mas, infelizmente acontece!

Sobre administra-la, falo por minha própria experiência, pois, já caminhando para o centenário, morando literalmente sozinho, sendo ótima isca para ela, mas, espertamente, sou super feliz, não sinto falta de visitas (algumas raras até me enchem o saco), e não sinto nenhum sintoma desse tal malefício. Quanto a visitas ou paparicações, que muitos pensam que são super necessárias, trata-se de um equívoco, pois, eu por exemplo, gosto que alguém me visite, porém, se realmente estar comigo, seja um momento interessante para ambas as partes, com bom papo e troca de saberes e figurinhas. Outro dia eu deixei um amigo de lado, somente porque ele me disse que vinha me visitar “porque eu morava sozinho”, como se ele estivesse me fazendo um grande favor. Um ledo engano esse dele, pois, fez com que eu não mais desejasse sua visita!

Tenho milhares de amigos/leitores nas redes e no meu blog, que fazem com que eu viva numa enorme multidão diariamente, sem precisar os beijinhos e abraços presenciais, que muitas vezes, são falsos e hipócritas!

Sem ser psicólogo ou psiquiatra, como uma pessoa comum, aconselho que se você sente que a depressão está tomando conta de você (as vezes é preciso que alguém lhe diga, pois, você não percebe), procure supera-la fazendo alguma coisa interessante e útil, ocupando seu tempo ocioso lendo, escrevendo, ouvindo música, passeando ou outra atividade qualquer, pois, com certeza, minimizará ou acabará com os sintomas dessa enfermidade simplesmente psíquica, que lhe deprime, e aos poucos, encurta seus dias de vida!

Quero salientar para os fiscais de plantão, que minhas opiniões não foram obtidas baseadas em estudos, fontes ou formação. Ratifico estar baseando-me na minha convivência. Faça tudo para que a depressão não se apodere de sua pessoa. Lembre-se que a vida é linda, maravilhosa e que devemos desfruta-la até o último segundo. Jamais deixar que ela lhe domine antes da hora marcada, roubando momentos maravilhosos da sua gloriosa vida!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns amigo amigo gostei de mais !!