domingo, 3 de dezembro de 2017

Seríamos pretos ou brancos?


Antonio Nunes de Souza*

Desde menino que meu querido e saudoso avô me chamava a atenção, pois, com minhas ideias meio loucas, sempre queria estar na frente e, tranquilamente, fazia uma série de premonições que, curiosamente, muitas delas se realizaram, nem sempre como premeditei, mas, com bastante similaridade e resultados, praticamente, iguais. Se bem que, ainda jovem, nunca me preocupei se as coisas teriam ocorrido ou não, já que minha cabeça estava sempre no futuro, esquecendo um pouco do dito no passado. É como se você dissesse: amanhã vai chover! E não chove e você nem se lembra que tinha falado ao contrário!
Infelizmente, não deixei essa mania, ou vício e, eventualmente, estou me metendo nessa área de adivinhações futuras, prevendo coisas que eu mesmo me assusto com a ideia que me vem à cabeça!

Desta feita, conforme as pesquisas, estudos, experiências, etc., suponho que nos próximos 30 anos, seja descoberto uma medicação super privilegiada, que vinha sendo buscada por uma série de laboratórios e universidades genéticas. E, infelizmente, nunca conseguiram resultados ideais, ou parecidos com os objetivos desejados. Mas, quando Deus quer ajudar, coloca sempre um estagiário em nosso trabalho e, sem pestanejar, ele comete um erro colocando tudo a perder. Porém, desta feita, foi ao contrário, pois nosso heroico estagiário errou uma mistura essencial e, para surpresa geral, quando analisaram a droga que havia formado, estava com perfeição tudo que a equipe de cientistas desejavam e lutavam por décadas na busca.
Foi uma festa, gritos, palmas, alegrias, choros e, nosso estagiários sendo parabenizado pelo seu erro, que se tornou um grande acerto!

Agora fiquem atento todos vocês, para saber e entender a que se referia a tão fabulosa medicação: As cápsulas que deveriam ser tomadas três vezes ao dia, antes das refeições, fariam mutações nas pessoas negras, embranquecendo suas peles, alisando seus cabelos deixando-os sedosos, testas menores, reduzindo as narinas e, com seis meses de uso, acompanhada de uma dieta determinada e rigorosa, além de acompanhamento de médicos especializados, a pessoa, sem nenhum perigo de agredir qualquer dos órgãos do paciente, adquiria todas performances de uma pessoa branca.
Para tanto, haverá um treinamento na Universidade de Oxford para uma equipe de 2.000 médicos do SUS, que atenderão como acompanhantes das transformações. Além de psicólogos que darão as assistências psíquicas!

Me digam vocês, mesmo os negros estando no momento em plena moda, sendo a coqueluche do momento em todas as vertentes, será que gostariam de ficarem todos brancos?
Essa pergunta é interessante e importante, pois, à centenas de anos que os negros sofrem por serem negros, o continente Africano desprezado e abandonado, entregue a presidentes ditadores, criminosos e sugadores de brutas riquezas e, os que vieram para as Américas e Europa, foram escravizados e até hoje discriminados por um comportamento “velado”, porém, visível!
Vale dizer que a miraculosa medicação, com apenas alguns retoques fará o mesmo efeito nas pessoas “ditas” brancas, acentuando as particularidades negras, colocando-as como se fossem originarias do Congo.

Será que essas pessoas “ditas” brancas, pelas vitórias, ocupação de espaços, personalidades fortes, perseverança dos negros, fariam tranquilamente o tratamento para unificar as etnias em uma só?
Difícil dizer, mas, ao meu ver, como tenho sentido as vitórias negras com um pouco de “afronta” aos brancos, creio que, por uma questão de desejos passados, que ainda correm em suas veias, os negros em sua maioria fariam essa transformação, até para mostrar que são capazes de vencer qualquer barreira, até mesmo virar branco, para mostrar que pessoas não são coloridas, são competentes, inteligentes e iguais, basta que tenham as mesmas oportunidades!

Fica no ar a minha premonição para alguns anos pela frente, que espero estar vivo para ver o resultado. Eu, pela minha idade, não faria o tratamento e, se tivesse de fazer, para agradar ambas as partes, tomaria meia dose para ficar com manchas brancas e negras como se fosse um lindo cão Dálmata, e mudaria meu nome para REX!  Au, Au, Au!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: