sábado, 18 de fevereiro de 2017

Será que nossa vida é uma mentira?

                                                                      Antonio Nunes de Souza*
                                                                                            
Parece até que é! Desde a hora que acordamos ouvimos narrações tão escabrosas sobre tudo que está acontecendo ao nosso redor que, por mais otimistas que sejamos, temos que admitir estarmos desiludidos com o fantástico show da vida. O show continua existindo, mas, infelizmente, de completo terror.
Voltando nossas atenções para fatos políticos, ficamos estarrecidos com tantas barbaridades que vêm à tona todos os instantes, fazendo com que não acreditemos mais em ninguém, já que no passado também não acreditávamos. Vemos, ao vivo e a cores, dezenas de facções políticas sendo destronadas, através de dúvidas e comprovações, nos deixando boquiabertos e enfatizando nossa idiotice de eleitores esperançosos de um Brasil melhor.
Culpar os atuais governantes não deixa de ser radicalismo. Porém, inocenta-los é um atestado de incompetência e cegueira. Que todos sejam punidos severamente!
Mas, como fazer julgamentos e punições se são diabos acusando capetas?
Como se pode chegar a veredictos ou sentenças se os próprios jurados são também réus?
Tudo isso parece um filme de Frederico Fellini, onde o impensável ultrapassa o próprio absurdo!  E nós? Pecadores inocentes que colocamos essas pessoas nos diversos poderes?
O adágio popular diz: O poder corrompe! Será que temos que admitir que isso é uma verdade?  Ou nos conscientizarmos que os corruptos são os que conseguem mais facilmente chegar aos poderes?
Quero deixar claro que não estou fazendo alusão a o que está acontecendo nesse momento, pois a corrupção nesse pobre país (pessimamente colonizado), que nos mandaram a escória, através de degradados, criminosos e banidos, para ser nossa escola de como comandar uma nação. Estou referindo-me aos nossos 500 anos de uma história que, lamentavelmente, não é muito digna de orgulhos, pelos procedimentos inescrupulosos de uma série de homens que nos governaram nas mais diversas áreas no decorrer desse longo tempo.
Por outro lado, devemos fazer uma reflexão justa e honesta, pois não existem corruptos sem os devidos corruptores. Nós brasileiros temos provado, lamentavelmente, que adoramos benesses e favorecimentos e, conseqüentemente, nos deixamos envolver com aqueles que prometem ou nos poderão ser úteis. Daí, essa habitual e podre troca de interesses vista cotidianamente, faz com que tenhamos um sistema político nada digno para um país.
Os culpados são os políticos?  Nada disso!  Ninguém chega com a mala e se acomoda numa cadeira municipal, estadual ou federal dizendo que vai ocupar o cargo. Nós é que os colocamos nesses lugares. E isso acontece é porque nós somos ignorantes, tolos ou interesseiros?  Vale a pena uma reflexão, uma vez que os trágicos reflexos sempre recaem sobre nós mesmo.
Se nós continuarmos falando, reclamando e votando nas mesmas pessoas de sempre, estamos ratificando e aprovando a triste tônica popular: Cada povo tem o governo que merece!  Creio que podemos mudar essa expressão insólita e ridícula, tentando ajudar aos menos esclarecidos, mostrando o que realmente é melhor para todos em termos comunitários, fazendo ver claramente, que aqueles que vendem seus votos por presentes, promessas falsas ou interesses pessoais imediatos, estão na verdade vendendo um futuro melhor e promissor para suas famílias.
Se nós, mais esclarecidos, não nos preocuparmos com essa atitude educacional dos nossos irmãos brasileiros, jamais poderemos ser respeitados como um país sério. Ou então ficar na brutal dúvida se nossa vida é uma completa mentira. Tenho pena dos muitos idiotas que só se preocupam em criticar, em vez ajudar nos esclarecimentos para que sejamos um povo mais comprometido com a nação!

*Escritor (Blog Vida Louca – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: