quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Continuação do carnaval!

Antonio Nunes de Souza*

Quem foi que disse que carnaval acabou? Um grande e ledo engano, pois, na nossa Bahia de todos os Santos e de todos os Orixás, nosso carnaval é permanente. Não vou dizer diário porque seria exagerar um pouco, mas, dia sim e outro também, pode até ser!
Somos festeiros por natureza, herança bendita dos nossos irmãos africanos, que com suas alegrias eternas até nas horas das tristezas, cantam, danças, dão graças a Deus pelo dom da vida e, nas suas mortes, festejam as idas dos seus entes queridos partindo para o espaço celestial!

Uma filosofia invejável, que infelizmente é encarada por outros povos, até de regiões outras do nosso país, como que sejamos preguiçosos, nada levamos a sério e não confiáveis em nossas obrigações. Isso é, mais uma vez, ledo e estúpido engano, por falta de conhecimentos e, quem sabe? Talvez até um pouco de inveja! Somos guerreiros, trabalhadores, cumpridores de nossas obrigações, mas, acima de tudo, um povo feliz, alegre, amável, receptivo, solidário e inteligente! E, sendo tudo isso, por que não festejar essas nossas benditas qualidades?

Fecho os olhos e vejo em minha mente baiana, os grandes trios, os lindos blocos, as maravilhosas e verdadeiras entidades: Olodum, Ilê Aiyê, Filhos de Gandi, Araketu e outros tão belos e encantadores, fazendo o povo sorrir, remexer as cadeiras, fazer caras e bocas e, sem dificuldade nenhuma, mostrar o chame e a beleza do homem e da mulher baiana!

Na Bahia carnaval nunca acaba! Apenas faz um pequeno intervalo, para que possamos comentar os acontecimentos, oportunidades e as realizações durante o evento oficial. Mas, logo em seguida, sem sermos parcimoniosos, começamos nossos micaretas, já entremeados dos grandes forrós do S. João que já se aproxima!
Nós baianos que quebramos qualquer aresta, apenas fazendo uma boa festa. Viva a Bahia de Todos os Santos e de todos os pecados!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: