segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A experiência de S. Benedito (um)

Antonio Nunes de Souza*

Segundo os defensores da Bíblia Sagrada, creio que para justificar a liberdade e libertinagem que existe na terra e, o Pai Sagrado, não refrear essa gente, mudando os comportamentos, pois, na verdade, é descabida e estranha essa atitude celestial, assim ficou sacramentado o tal do “livre arbítrio”, como se fosse uma liberdade total para todos e, depois, cada um ser penalizado pelos seus pecados!

Essa explicação é, simplesmente, uma questão de fé, pois, não é cabível um Pai com amplos e totais poderes, ver seus filhos praticando super barbaridades e, bancar o Pilatos, lavando as mãos! Esquisitíssima essa atitude, uma vez que, nós que somos simples pais e pessoas comuns, não concordamos com os comportamento dos nossos filhos, literalmente, puxamos suas orelhas e os levamos para os caminhos certos, ou pelo menos tentamos veementemente!

Mas, nossa questão não é corrigir a Bíblia, nem tão pouco fazer contestações a essa interpretação milenar. Se temos fé, o certo é acreditar, porém, se nossa fé não é suficiente, vamos caminhar com um pé na frente e outro atrás, pois um dia tudo será mais que esclarecido!

Nosso texto é sobre uma possibilidade de Deus na sua grande piedade cristã, resolver mandar um emissário a terra, no sentido de ver de perto “in loco” o comportamental dos homens e, com um relatório bem explicado e detalhado, faça com que Ele, na sua bondade, acabe com essa liberdade total que existe no nosso planeta, ou até em outros, quem sabe?

Para tanto, fez uma reunião com todos os Santos, explanou suas ideias e pediu um voluntário para fazer tal trabalho, começando pela nossa querida Bahia. Na mesma hora, S. Benedito levantou-se e se ofereceu para tal tarefa de grande responsabilidade, alegando que a Bahia era um grande celeiro de negros, certamente, ele passaria despercebido e poderia conseguir, tranquilamente, todas as informações necessárias!
O Espírito Santo achou a justificativa plausível e, sem titubear (Deus não titubeia nunca), assinou um autorização com liberdade total, inclusive com todas as despesas livres e sem preocupações com gastos!
Benedito, assim vamos trata-lo daqui pra frente, ficou assanhadíssimo (santo também fica assanhado), preparou sua modesta bagagem, pois as roupas apropriadas compraria num moderno e bacana shopping center, tipo de loja que no seu tempo na terra não existia, e atualmente apenas conhecia através da TV Celestial, filiada da Globo que já está lá com o comando do velho Marinho, querendo manipular os Santos, como faz normalmente com os pecadores da terra!

Como o texto está se alongando, somente com o preâmbulo, vou terminar e, amanhã, escreverei sobre a chegada e estadia de Benedito a Salvador, sendo logo apelidado de Bené!
Não deixe de ler a continuação, pois aí é que começa a aventura do nosso Santo pretinho, nas plagas soteropolitanas!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com


Nenhum comentário: