quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Próstata o perigo silencioso!

Próstata o perigo silencioso!


Antonio Nunes de Souza*

Na terça feira, dia 16 de novembro de 2015, na reunião/jantar do Rotary Clube de Itabuna, fomos agraciados com uma magistral palestra feita pelo nosso companheiro, o médico João Otavio Macedo!

O brilhantismo demonstrado pela sua competência profissional na área, com vastíssima experiência, auxiliado por vídeos e áudio/visuais detalhados, fez com que a plateia, totalmente, ficasse atenta e curiosa sobre uns detalhes que, leigamente, desconhecia. Inclusive e principalmente, seu grande perigo silencioso!

Vale salientar que, após o término, dezenas de perguntas foram feitas, muitas com bastante pertinências e, naturalmente, respondidas com uma clareza maravilhosa, dando aos inquiridores, detalhes e exemplos que satisfaziam e tiravam suas grandes ou pequenas dúvidas!

Foi, sem nenhum favorecimento, um dos dias mais proveitosos em termos de palestras educativas e científicas, pois, inegavelmente, esse assunto, mesmo sendo bastante perigoso, pela sua principal característica de somente apresentar sinais de debilitação, quando já está afetada em uma escala avançada, pouco é cuidada pelos homens em geral!

Segundo nosso querido Dr. João Otávio, basta que o homem, na sua sensatez, faça exames preventivos desde os quarenta anos, que podem ser feitos, não só laboratorial, como com o toque retal. Certamente, essa segunda hipótese assusta e, pelos seus complexos machistas, preferem deixar ir passando, sempre achando que nada tem, em virtude de nada sentirem. Um ledo engano que, em muitos casos, foram causadas complicações graves, com sequelas irrecuperáveis!

Curiosamente, em função da clara e bendita palestra, observei cuidadosamente, os sintomas que evidenciam e diagnosticam o começo da doença, fui dormir pensativo e preocupado com o assunto e, durante a noite, sonhei com uma antiga namorada na minha juventude, que eu, tranquilamente, quando ia urinar, escrevia no alto muro todo seu nome: “Cristina Nascimento Cavalcante” e ainda sublinhava com charme. Então, quando acordei agora, fui dentro do box do banheiro, tentar fazer o mesmo do passado, mas, infelizmente, apenas, com algum esforço consegui escrever: “KIT”, que era seu apelido!

Juro que dei uma risadinha sem graça, mas, esses dias vou procurar Tavinho para receber uma dedada elucidativa. Sugiro que todos façam o mesmo, evitando assim, problemas maiores para suas saúdes!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com







Nenhum comentário: