quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Engasgados ou esganados?

Engasgados ou esganados?


Antonio Nunes de Souza*

Tempos passados repetia-se sempre um adágio, curioso e engraçado, quando ocorriam certas coisas inusitadas, onde se aguentava determinados fatos monstruosos e se engasgavam com pequenas coisas. Dizia-se: “Fulano engole um elefante e se engasga com um mosquito”!

Hoje, a fragilidade absurda do povo brasileiro, faz com que estejamos completamente engasgados com o mosquito da dengue e suas horríveis doenças transmitidas (vika vírus, dengue e por último o grave problema da micro encefalite). Já tornou-se uma questão nacional, acentuada com mais intensidade em alguns estados, mas, não deixando de ser encontrado em quase todos os municípios brasileiros. Esse engasgamento, criando sérios problemas na área da saúde, área onde somos mais saqueados pelos políticos canalhas e corruptos. Homens indignos e desprovidos de caráter e cidadania! E, a bem da verdade, super difícil de ser resolvido, pois, como podemos estripar esses cancros nocivos, se na nossa câmara federal um homem comprovadamente corrupto, saqueador dos recursos públicos, mentiroso, ante ético está comandando até a possibilidade de solicitar a saída da presidente e, 50% dos seus colegas, poiam semelhante pulha? Esse assunto, já trata-se de um dos elefantes que nos esganam e massacram em ter que presenciar o absurdo e nada poder fazer para modificar ou acabar com esse episódio triste e condenável!

Os outros elefantes que estão nos esganando, um é do lamaçal que invade vários estados, poluindo rios, cidades e o mar, que precisará de, no mínimo, dez anos pra refazer a fauna e flora das localidades atingidas, sem contar as reconstruções arquitetônicas completamente destruídas, deixando o pobre povo em miseráveis alojamentos!

E o outro é a vergonhosa tristeza da “operação lava jato” que, a cada dia que passa, são descobertas falcatruas das mais vultosas e criminosas, envolvendo os políticos e executivos mais importantes do país, e, ao que parece, a cada prisão ocorrida, mais gente é envolvida, como se fosse o tal fatídico “efeito dominó”!

Infelizmente, nem podemos ser enquadrados no provérbio, pois estamos engasgados com o mosquito e esganados pelos elefantes!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letra – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com



Nenhum comentário: