Na política é a mesma coisa!
Antonio Nunes de Souza*
Nosso pobre povo, inocente e sem uma cultura adequada e justa, sempre está passivo das manipulações fervorosas do comércio, provocadas pela mídia, que, obviamente, com sua força financeira, usa para atender suas necessidades de vender seus produtos, com os preços que lhe são ideais, muitas vezes, até mais que os lógicos, quando aproveitam os modismos que, por sua vez, já são aceleradores de entusiasmos para compras!
Por último estamos presenciando a empolgação generalizada pela tal “FRIDAY”, modelo estrangeiro copiado com a mesma astúcia pelos brasileiros, não só vendedores, como o povo, manejado e comprador compulsivo! Só que aqui, pelos seus hábitos de enganar, são majorados nos cartazes os preços reais e, desrespeitosamente, colocados abaixo o preço com descontos, exatamente iguais ao normalmente vendidos a vista ou a prazo! E o pior é que o povo cai feito um patinho, arrependendo-se depois, quando descobrem a farsa, mas, agora é tarde e “Inês já está morta”! E, como logo em seguida vai aparecer outra promoção, ele esquece e, tolamente, volta a proceder da mesma forma sem as preocupações devidas. Parece até que essa rotina comercial, com propagandas enganosas, já faz parte ativa e efetiva de suas vidas!
Lamentavelmente, na política acontece a mesmíssima coisa! Os candidatos com mais recursos, as coligações macabras de partidos, suas mídias radiofônicas e televisivas ganham mais tempo, os espaços de jornais, outdoors, cartazes, faixas, santinhos, camisas e bons trios nas suas passeatas e carreatas, levam os eleitores coitados, a imaginar que esses é que são os melhores para suas cidades e comunidades. E, ganham e arreganham seus sorrisos, carregados nas costas por esse mesmo povo que, com um mês já está falando mal e arrependido. Mas, como disse acima: “Agora é tarde Inês está morta”!
Mas, como fazer para mudar esse comportamento, obviamente, do povo, pois, com os comerciantes o que podemos esperar, são novas séries de promoções para alavancar suas vultosas vendas e, do lado dos políticos, continuar recebendo o bombardeio de propagandas eleitoreiras, não só para suas reeleições, como também colocar no mesmo caminho de políticos profissionais, seus filhos, mulheres e netos. Os exemplos estão tão claros como as águas antigas do rio Cachoeira e os resultados dessa sequência, tão podre como as águas fétidas atuais!
Tenho certeza que você pode ajudar a dar um esclarecimento, quando possível, demonstrando que, com certeza, é um homem digno e patriota! Ficar tolamente repetindo que a culpa são dos governos, que você paga seus impostos, etc., é uma ladainha gasta e uma prova de pouca ou nenhuma solidariedade!
Lembrem-se da citação do grande estadista mundial John Kennedy: “Não pergunte o que o governo pode fazer por você, pergunte o que pode você fazer pelo governo”!
*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário