sábado, 3 de dezembro de 2022

AS MUDANÇAS DOS VALORES!

 

Antonio Nunes de Souza*

Funcionário de banco, casado com dois filhos e uma filha, aconteceu meu banco estar abrindo umas agências no exterior, fui escolhido para passar um mês em Paris, dando orientações aos funcionários franceses sobre os mecanismos e procedimentos!

Fiquei super feliz por essa oportunidade, já que trabalho numa cidade do interior e, por incrível que pareça, nem Salvador eu conheço e vem uma chance de ir a Paris!

Já que estava no inverno por lá, tive que comprar casacos, ternos, blazer, pulôver e meias de lã, tendo que fazer um crediário de doze meses que, certamente, apertaria meu orçamento. Chegou o dia, tomei o avião enorme (nunca tinha voado), sentindo-me uma criança, olhando tudo com a gulodice infantil de quem vê um prato de deliciosos brigadeiros!

Cheguei, tomei um táxi e fui para o hotel reservado. Era manhã e deveria descansar. Mas, com ansiedade e curiosidade, resolvi ir passear e conhecer um pouco de Paris. Aí, ao atravessar a rua, um carro deu o maior freio, quase me atropelando. Pulei de lado tremendo e nervoso, e quando olhei para o motorista, tomei o maior susto, pois, quem estava dirigindo era Raquel, uma mulher que tinha trabalhado na casa dos meus pais!  Estranhei, mas, ela falou logo: Seu Antonio, o que é que o senhor está fazendo aqui, e distraído no meio da rua?

-E você é Raquel, eu estou sonhando, ou é você mesmo aqui em Paris e dirigindo esse carrão de luxo?

-Entre aqui que lhe levarei pra onde o senhor vai e lhe contarei no caminho minha história!

-Pasmo e surpreso, entrei e falei a razão de estar ali, e ela começou a contar a trajetória da sua vida: O senhor se lembra dos meus três filhos, Viviane, Adalmir e Rommel? Pois, meu amigo, eu vivia brigando o tempo todo para eles estudarem, uma luta para irem para as escolas, mas, infelizmente, eles não queriam nada, Adalmir só vivia jogando bola, Rommel nos batuques de samba nas lajes da favela, e Viviane somente pendurada no celular mandando e recebendo mensagens. Eu terminei me cansando e deixei de me preocupar, resolvi cuidar de minha vida e saúde, entregando a Deus o destino deles!

-Lamento muito tudo isso Raquel. Mas, vejo que você cuidou de sua vida e venceu financeiramente!

-Nada seu Antonio. Se fosse por mim, estaria fodida (desculpe o nome feio) até hoje, cozinhando e fazendo faxina. Mas, aconteceu que Adalmir foi treinar num time da capital e com um ano foi vendido para o PSG Paris Sant Germain, e está ganhando uma fábula, o caçula Rommel, que hoje é MC Rominho está nas paradas de Funk e tem um conjunto de pagode. No momento ele está fazendo uma excursão pela Europa, mas, mora em Nova Iorque, e eu sempre vou lá passar um mês com ele. Já Viviane meu amigo, tornou-se uma mulher super sedutora e é “influencer” famosa, estando agora no Qatar vendo a copa, com um grupo de milionários!

Eu ouvi essa história incrível e verídica, pois conheço bem os personagens, mas, não sabia desses desfechos!

Ela deu várias voltas me mostrando a cidade, me convidou para um jantar em sua mansão, que depois fui e conheci a vida mansa que Raquel estava desfrutando!

Fiz meu trabalho, retornei no prazo previsto e, chegando em casa, na manhã seguinte fui a rua, fiz novos crediários comprando uns apetrechos, e a noite fiz uma reunião com minha mulher e os três filhos. Com as compras todas ao meu lado, falei para o Fernando: Está aqui um cavaquinho, pandeiro e violão, e você vai ter que me tocar 3 músicas novas por semana, e não quero desculpas que foi ao colégio e não teve tempo. Você Tadeu Antonio, comprei duas bolas, dois pares de chuteiras, meias, tornozeleiras, caneleiras, uma esteira rotativa, e se precisar faltar alguma aula para treinar, pode faltar à vontade. Não quero saber de corpo mole na escolinha de futebol que lhe matriculei. Quanto a você Rita, pare com essa mania idiota de querer ser advogada.  Está aqui um celular G5 de última geração e um Iphone 13 Pro de ponta, e já providenciei mandar fazer um site para você, e procure, imediatamente, fazer vídeos para viralizar nas redes, pois, cada mês eu quero ver sempre aumentando milhares de seguidores!

-Minha mulher Sônia falou: Você está louco Antonio, que merda é essa. Você enlouqueceu em Paris?

-Enlouqueci porra nenhuma! Encontrei lá com Raquel, aquela que trabalhou lá em casa, e ela me deu a maior lição de vida, e me mostrou que o mundo emburrecido! Falei que ganhava 5 mil no banco e você como secretária 2 mil, e ela riu e disse, que essa merreca ela dá de gorjeta, quando vai passear em Dubai!

Que todos sigam meus conselhos, que a partir de agora, como fez Raquel: “O futuro a Deus pertence!”

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

Nenhum comentário: