domingo, 18 de abril de 2021

MOSTRE QUE VOCÊ É CAPAZ!

 

Antonio Nunes de Souza*

Quando estamos atravessando uma situação atípica, onde as dificuldades atingem violentamente a todos, existe uma tendência normal de desespero, desgostos, depressões e, com mais constâncias, sofrimentos para prover as subsistências alimentícias e financeiras!

Aí, que devemos fazer para contemporizar os brutais acidentes de percursos?

Claro que não existem respostas definitivas, ou mágicas soluções. O que é muito importante e que, com calma e tranquilidade, colocar a cabeça para funcionar, reconhecer que o momento é bastante difícil e cruel e, que somente com serenidade e bom senso pode-se tentar descobrir uma pequena, média, ou grande solução!

Mas, para isso, é fundamental que tenhamos calma, ouvir e discutir opiniões de pessoas mais experientes e que já passaram por situações similares, tirar proveitos de novas ideias surgidas, na procura urgente de poder dar uma volta por cima e sair do bruto aperto, ou pelo menos minimizá-lo!

Parece fácil estar dando esses concelhos, porém, é de bom alvitre, despertar nas pessoas que, como todos estão sendo atingidos, com certeza, somente aqueles que tem melhores ideias, conseguem mais rapidamente diminuir os sufocos existentes!

E todos nós somos capazes, temos nossas habilidades, capacidades e profissões, assim como, condições de criar alternativas, mesmo que sejam totalmente fora das suas atividades anteriores, ou precisem que tenhamos ajudas de outros!

Devemos dar graças a Deus por estarmos ainda vivos, e lembrar que tem um provérbio cheio de verdade que diz: “Onde há vida, há esperança!”

Então...ter esperança é um antídoto fortíssimo para resolver os nossos problemas, mesmo que seja embaixo de grandes sacrifícios, engolindo sapos e cobras, esquecer as vaidades, ser humilde e reconhecer que a situação é diferenciada e atípica, que tem muitos escapando melhor que você, mas, seguramente, existem milhares bem piores que você!

Tem uma citação oriental que diz: “Não existe o impossível. Existe a sua desistência de lutar para resolver!”. Obviamente, depende muito mais de sua disposição, calma e tranquilidade, para tentar ao máximo para superar as adversidades, conseguindo sair das agonias e desesperos!

Em todas as circunstâncias trágicas e desesperadores, todos que se salvam não são por sorte, ou proteção divina. Com certeza absoluta, esses foram aqueles que não se esmoreceram, lutaram bravamente, ouviu opiniões, conselhos e novas ideias, etc., pois, somente assim alcançamos nossos objetivos, mesmo em condições normais, quanto mais quando estamos cercados de dificuldades que, em princípio, nos parecem insolúveis!

Tenha convicção que no meio dessa vasta fatia de desumanos, existem outra quantidade de pessoas solidárias, bondosas e caridosas, sempre dispostas a ajudar de alguma forma, mesmo que seja de uma forma mínima!

Assim sendo, espero que ao ler esse texto você pare, pense e faça uma reflexão, desperte esse leão que existe dentro de você e, mais que depressa, seja criativo, pois, a única coisa que não tem solução na vida é a trágica morte!

 

*Escritor-Historiador-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

 

Nenhum comentário: