terça-feira, 30 de janeiro de 2018

RAINHA DAS ÁGUAS!

Antonio Nunes de Souza*

Depois dos festejos maravilhosos dedicados a Santa Bárbara, chegou a hora da Orixá mais bem querida e consagrada no amor popular que é a ilustre e miraculosa IEMANJÁ. A poderosa Rainha das Águas que, com sua beleza e seus milagres, consegue reunir em volta de si, milhões de adeptos em todo Brasil, na data que foi escolhida em sua homenagem: dois de fevereiro!
Vaidosa pela sua dita beleza, adora receber presentes, principalmente espelhos, perfumes, cremes, batons e todos os outros artigos ligados aos cuidados femininos, além de muitas flores bonitas e perfumadas. E, sem se fazerem de rogadas, as pessoas fazem suas vontades com o maior carinho, sempre a espera de ver, como recompensa, seus escondidos desejos, quer sejam santificados, como também pecaminosos e profanos. Já que é uma Orixá liberal e criado na imaginação popular, como uma dádiva divina sem preconceitos!

Esta é mais uma herança bonita e maravilhosa da etnia africana que, assim como os brancos da época devotavam por Nossa Senhora, ela pendia para seus Orixás africanos, representando a santificação nos dias correspondentes. Tudo isso com riquezas de detalhes, seriedade, cânticos, danças e orações, ao som de atabaques e versos sagrados na língua Nagô!
Em muitos estados é praxe e normal uma procissão marítima, com a participação de canoas, lanchas, escunas e iates, todos com enfeites, músicas, bebidas e comidas, singrando os mares em um grande homenagem a encantadora Rainha das Águas, nossa Iansã divina e maravilhosa.
 O bairro do Rio Vermelho, em Salvador, é encontrado a sua central de seu deslumbrante evento, com multidões de turistas de todo o mundo, além de uma gama bastante expressiva de nativos locais e do interior!

Viva nossa esplendorosa Bahia, crente em suas divindades, fiel em seus hábitos e costumes adquiridos pela poderosa nação africana, dando brilhos e alegrias ao povo brasileiro!

ÊPARREI IANSÃ. SARAVÁ MEU PAI!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-=AGRAL- antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com


Nenhum comentário: