segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

OPINIÃO ABALISADA!

Antonio Nunes de Souza*

Silencio! Gravando!
Senhores telespectadores estamos aqui em nossos estúdios com o Doutor Manfred Azevedo Carneiro e Castro, Psicólogo e psiquiatra com Mestrado na Alemanha, doutorado na Inglaterra e ganhador do prêmio internacional da Academia Médica e Patológica da França!
-Boa noite Dr. Manfred. Colocamos as câmeras e o microfone as ordens para que o senhor cumprimente o público, nessa intervista de cunho internacional, dirigida para dezenas de países.
-Quero deixar para todos meu cordial agradecimento, cumprimentando carinhosamente os ouvintes e telespectadores, antecipando que tratarei de um assunto que parece simples, entretanto, tem merecido dezenas de estudos de nós cientistas direcionados a reações e comportamentos humanos!
Para que o senhor sinta-se à vontade, deixaremos nossas câmeras abertas a vontade, para que o senhor “expert” no assunto que seguirá, possa, livremente falar, explicar, dar exemplos e, principalmente, fazer com que as pessoas observem os detalhes, façam reflexões a respeito e, obviamente, possa mudar, ou direcionar melhor seus hábitos e costumes!

-O assunto principal que abordarei, pode parecer em princípio, algo sem significação, mas, na verdade, muda e muito os roteiros de vidas, dadas as reações adversas que são provocadas sem comedimentos, usando-se uma simplória e mesquinha atitude, separando casais que, seguramente, poderiam ser felizes!
-O ser humano, todos gêneros e derivados, tem em suas mentes o espírito entranhado de “conquistador”, valorizando, categoricamente, quando conseguem vencer os obstáculos de uma ou mais recusas, através de conversas, comportamentos com mesuras e afetividades, promessas, etc., sendo que na grande maioria, depois de quebrar todas as arestas de impedimento, já passam a se sentir “imposto” e seguro da sua capacidade de adquirir o que deseja que, muitas vezes, usa o outro algumas oportunidades, saindo em seguida para novas conquistas, querendo sempre provar para ele mesmo, que é capaz de vencer qualquer obstáculo que seja. Sem se preocupar com a parceira, ou parceiro, seus sentimentos, ou sofrimentos em função das decepções!

-Em outras ocasiões, o feitiço vira contra o feiticeiro que, usando de todas as suas artimanhas, não consegue alcançar seus intentos e, em vez de desistir convencendo-se da sua incapacidade, transformam-se em verdadeiros apaixonados, imaginando que essa seria a pessoa da sua vida, sofrem pelo sentimento de não ter tido a capacidade de vencer as recusas, jamais param e refletem analisando, geralmente, alguns diferenciais que foram fundamentais, etc.
-Esses últimos casos, por mais tolos que possam parecer, em dezenas de ocasiões ocupam por anos os sofás dos psicanalistas e, em alguns casos, a tragédia do suicídio!
-Sendo curiosa em nossas estatísticas que, depois de anos de lutas e, graças ao bom Deus ele consegue seus intentos, usa pouquíssimo seu parceiro (a), abandonando-a em seguida já que não tem mais o que conquistar. Essa reação é incrível, mas, bastante vista e comprovada! Raras são aquelas que perduram e formam casais felizes e perfeitos.

-Assim sendo, numa explicação objetiva, simples e coloquial para todos, procurei deixar uma imagem de algo de significação profunda, através de palavras claras e singelas!

-Nossos agradecimentos doutor Manfred e colocamos nossa emissora sempre as suas ordens para que, nas oportunidades necessárias, esclareça outras nuances do comportamento humano!

Vale dizer que o personagem e a entrevista, são fictícias, contudo, se você pensar um pouco, rever seus procedimentos atuais e passados, encontrará uma série de verdades perante esse curioso texto!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteigablogspot.com

Nenhum comentário: