terça-feira, 10 de outubro de 2017

Orgulhe-se de ser negro!

Antonio Nunes de Souza*

Como já fiz há muito tempo, tirei o meu modesto boné para essa etnia maravilhosa, reconhecendo a sua valentia de guerreiros, inteligência, poder de recuperação, amor próprio e perseverança!

Se formos lembrar de como aqui chegaram, acorrentados e debaixo de chicotadas e, depois de trabalharem bravamente, na construção do nosso país, humilhados e desprezados, simplesmente por serem negros e pobres, aos poucos foram conquistando seus donos e colonizadores, as mulheres se mostraram belas e sedutoras, acontecendo a miscigenação de raças (prefiro sempre usar a palavra etnia), com o tempo conseguiram suas liberdades e, depois disso, começaram a mostrar como são poderosos, competentes e qualificados, bastando para isso que sejam oportunizados como os outros são, sem a maldita e hipócrita discriminação, como se estivessem lidando com seres inferiores!

Passados os anos, sempre mostrando e demonstrando suas capacidades em várias áreas, por direitos e competências, passaram a ser respeitados em suas funções, quer sejam as mais simples e humildes, como os mais altos cargos e patentes, militares, civis e privadas!
Grandes e comprovados expoentes na literatura, tendo participações fortes e marcantes na importante vertente educacional. Nas artes, podemos dizer que são maravilhosos, principalmente na pintura, escultura e dramaturgia. Nas danças e nos cantos, são verdadeiros espantos. Cinema, televisão, jornalismo, brilham cotidianamente, mostrando suas capacidades incomensuráveis!
Nos esportes são imbatíveis, sempre mesclando as seleções de todas as vertentes e, tranquilamente, ganhando medalhas.
Temos que ressaltar o futebol, pois, nessa arte, são reconhecidos no mundo como joias raras de valores inestimáveis!

Agora, por mais estranho que seja, a negritude está, totalmente, na moda! Ser negro dá até status. Muitos da etnia que por ter a pele clara, alisavam seus cabelos, usavam cremes e, sem o menor pudor, se disfarçavam com vergonha da sua cor e descendência. Mas, nesse atual momento, estão deixando seus cabelos pixaim a vontade, usando penteados ousados (muitos até agressivos). A prova da sua grande e maravilhosa condição de passar a ser de igual valor, é que as pessoas consideradas brancas, estão usando trancinhas em seus cabelos, artifícios para cachear, dando um toque africano nas suas aparências!
Estou referindo-me ao negro brasileiro, mas, com certeza, essa crônica é válida para a caminhada dessa poderosa etnia, pois, como exemplo maior, conseguiram até colocar um na casa branca, país de maior discriminação racial no mundo!

Orgulhe-se de ser negro e continue lutando, pois, na minha visão, imagino que no futuro existirá apenas uma única etnia no mundo, sendo ela de lindas mulatas e mulatos maravilhosos!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: