terça-feira, 24 de outubro de 2017

Livre arbítrio é para isso?

Antonio Nunes de Souza*

Qualquer turista estrangeiro que chegar ao Brasil, mesmo não sendo carnaval, o que ele presencia é a coisa mais incrível de um povo, que vive num país infestado de criminosos, políticos ladrões, quadrilheiros, traficantes que de dentro dos presídios comandam verdadeiros exércitos de bandidos e organizam as distribuições de drogas, metade da população vivendo na faixa da miséria comendo nas latas de lixo, desemprego assustador, favelas com casas de papelão, moradores de ruas, bairros de consumo de crack, sequestros, crimes hediondos, homofobia, maus tratos e crimes contra as mulheres, estupros de crianças geralmente feitos pelos parentes, professores, padres, pastores, etc., e com esses absurdos e outros de pequenos e grandes portes, quando aparece um trio elétrico na rua, ou a formação de um pagode, todos saem dançando, rebolando, cantando como se estivessem morando na suíça!
Essa parte do nosso curioso país é incrível e, se não fosse vista pelas televisões, cinemas e revistas, contado apenas, acharíamos que era um bruto exagero! Não sei se existe um país como o nosso em termos de acatamento de misérias que nos são passadas e repassadas. Que eu saiba, somente na África muitos países são massacrados pelos seus canalhas golpistas e ditadores!

Por que será que acolhemos essas absurdas atitudes dos políticos em suas administrações e legislações e, burramente, tornamos a votar nesses mesmos abutres e roedores animais?

Será que nos falta dignidade, vergonha, ou desprezo por falta de cidadania?

Essas perguntas são coerentes, lógicas, justas e sensatas, que mereciam respostas menos abstratas e mais atitudes, com uma dose menor de passividade.

Será que tão propalado e difundido “LIVRE ARBÍTRIO” que é traduzido (?) na Bíblia sagrada, tem realmente veracidade?
Pois, na minha ótica jamais caberá que um Pai Poderosíssimo deixe seus filhos sofrerem essas grandes misérias, e não interceda favoravelmente, para colocar as coisas numa ordem humanas e salutar!

Nós, como pais, durante toda vida, estamos sempre orientando, facilitando, guiando nossos queridos filhos, para que seus comportamentos sejam corretos e sensatos. Por que razão Deus, nosso Pai maior do Universo, vê todas essas crueldades e fecha os olhos, deixando para seus ministros que nos conformem com o ditame do “livre arbítrio!”

Deixo a pergunta no ar: LIVRE ARBÍTRIO É PARA ISSO?

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: