sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Primavera de Praga!

Antonio Nunes de Souza*

Com essa titularidade faz os leitores mais ligados aos fatos históricos do mundo, imaginar que estou referindo-me a famosa “Primavera de Praga”, ocorrida em 1968, na Tchecoslováquia, quando o país desejou a sua libertação das garras duras e frias da União Soviética! Embora o fato abordado não seja esse, existe uma similaridade, já que nesse momento, estamos enfrentando, a grande ferocidade de duas grandes “pragas” em nosso querido, sofrido e belo país. Vou citá-las e vocês verão que tenho razão:

A primeira é a grande praga que nos atinge na área da saúde, através desse mosquito prejudicial e transmissor de doenças com sequelas irreversíveis e irreparáveis, nos deixando intranquilos, atentando para todas as defesas possíveis e, infelizmente, ainda não encontramos, em definitivo, uma solução que traga algumas esperanças tanto presente como futuras! Essa situação, já demorando quase dois anos, ou mais, talvez, está alastrando-se em diversos países, deixando as populações em verdadeiros pânicos, pelo acréscimo cada vez maior de casos de microcefalia, doença degenerativa e sofredoras para as famílias e seus pobres filhos atingidos!

A segunda das nossas pragas é, curiosamente, causada pelo grande número de “Fichas Sujas” comprovadas que, por brechas ou benevolências da justiça, estão concorrendo a cargos públicos, mesmo sabendo que se ganharem, não poderão (?) tomar posse. Mas, mediante as nossas obsoletas leis, criadas por esses e outros espertalhões do passado, já pensando livrarem-se de seus erros e pecados, de uma maneira vil, mas, “dentro da lei”!

Em ambos os casos, lamentavelmente o povo, principalmente os pobres, estão desabrigados e desprotegidos, graças as faltas de saneamentos básicos e graças as compras de votos tão conhecidas pelos corruptos!
Se para a primeira ainda estamos sofrendo e aterrorizados sem um extermínio completo, já para a segunda, podemos e devemos tentar, através de nossos votos, eliminar essas quadrilhas de mentirosos, prometedores, corruptos e verdadeiros ladrões dos cofres públicos, fazendo uma limpeza geral, melhorando nossas administrações e legislações dignas de respeito!

Vamos comemorar, pelo menos imediatamente, nosso primeiro saneamento de políticos especializados em peculatos! E, quanto a outra praga, nossos cientistas no mundo todo, estão lutando em nossos benefícios!

Realmente podemos ter uma “Primavera de Praga” com cidadania e flores, dependendo muito da consciência de todos!

*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com

Nenhum comentário: