segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Tomei uma decisão séria!

Tomei uma decisão séria!
Antonio Nunes de Souza*

-Gabriel, depois de pensar muito e fazer reflexões em minha vida, tomei uma decisão categórica e sensata!
-O que será que você está aprontando Antonio? Espero que tenha pensado bem e seja algo bom para você e todos os envolvidos.
-Claro que é meu amigo! Como também, não é nada preocupante nem causará prejuízos para ninguém. Vou me filiar ao Greenpeace!
-Cê tá maluco cara! Sair de lancha brigando com navios de pescas, fazer passeatas usando aquelas roupas, máscaras, bandeiras, prisões, jatos d’agua, desprezado pelos empresários e ainda viver longe da família? Isso é uma loucura que, provavelmente, deve-se a sua terceira idade que está enfraquecendo seu juízo!
-Nada disso Gaby! Estou lúcido e minha decisão está lastreada em uma série de razoes que justificam plenamente tamanho posicionamento.
-Já que somos amigos e você está confessando em primeira mão, vá logo justificando tal ato para ver se tem algum sentido, uma vez que tenho você como uma pessoa centrada e decisões inteligentes.
-Obrigado pela “rasgação” de sedas, mas é claro que vou lhe expor todos os motivos agora mesmo e, com certeza, você me dará razão:
-Na juventude eu acordava, abria a janela e via atravessar o céu uma grande revoada de araras azuis, jandaias e periquitos cantando alegres e tranqüilas enfeitando a paisagem celeste e causando um brilho maravilhoso aos nossos olhos. No grande quintal da minha casa tinha árvores frutíferas e os micos leões, sagüis, bem-te-vis, sanhaços, papa-capins e caga-sêbos, ao mesmo tempo que beliscavam as frutas maduras,faziam uma algazarra melodiosa de cantos afinados, nos deixando cheios de felicidades. Hoje nem mais quintais existem nas casas!
Ao andar pelo centro da cidade nos deparávamos constantemente com vendedores de pitus ainda vivos e pinoteando, que nós podíamos pechinchar no preço, pois, os pescadores sabiam que era só retornar ao rio cachoeira e, com uma hora, voltar com outra grande quantidade. Nas bancas se encontrava peixes frescos, chegados aos pulos nos balaios vindo de Ilhéus, você escolhia o que melhor lhe apetecia para frita-lo, um escabeche ou fazer uma gostosa moqueca. Nos fins de tarde cansei de tomar gostosos banhos no rio cachoeira ali na pedra do gelo em frente à casa do Cel. Chico Briglia, eventualmente filava uma aula e ia para a ilha do jegue bater uma bola e me deleitar numa “prainha” que tinha na margem direita em frente à marimbeta.
-É verdade meu amigo, as coisas foram mudando que nem damos conta! Também eu passei uma temporada em Minas!
-Pois é! E a cidade Gabriel? A parte urbana terminava ali por perto da padaria super quente. Dali pra frente era uma fazenda onde eu fazia minhas excursões florestais para catar goiabas, pegar passarinhos e voltar cheio de carrapatos. Tudo isso era uma festa que nos enchia de satisfações. Voltávamos fazendo guerra de mamonas que colhíamos nos matos. Sem contar o ar puro e delicioso que respirávamos, uma vez que o número de carros era tão restrito que podíamos enumerá-los nos dedos seus proprietários em nossa cidade.
-E os caranguejos Gabriel? Você se lembra dos vendedores com uma vara nos ombros e dezenas de cordas com bichinhos ainda enlameados espumando e batendo suas puans procurando um dedo inocente para apertar. Eram gordos, sadios e baratos. Hoje meu amigo, os caranguejos que comemos aqui vêem de Sergipe, nossos manguezais, praticamente, foram todos invadidos e aterrados arbitrariamente.
-Antonio, sabe de uma coisa? Inscreva-me também que vou lutar para voltarmos ao passado, tempo gostoso, sem televisão, MSN, orkut, a conversa era olho no olho, a sensação maravilhosa de receber o carteiro e abrir uma carta da família ou uma namoradinha.
-Falar em namoradinha, até cabaço tinha um valor sublime. Era o maior tesouro de uma moça! Hoje, se você estiver em uma festa, se sentir mal e o médico disser que somente um chá de cabaço pode salvar sua vida, você vai se foder e morrer na hora, pois não vai achar de jeito nenhum. Vão ter que ir correndo numa creche para encontrar!
-Ah! Ah! Ah! Você é doido mesmo e faz cada comparação desgraçada. Mas, não deixa de ser verdade!
-Vamos dar um basta nesse progresso que está destruindo o mundo, tirando nossas alegrias e nos fazendo morrer de nostalgias. Eu como historiador e escritor, vou combater in loco e escrever para os jornais e revistas, você como advogado me defenderá perante a lei quando eu for preso!
-Já estou vendo as manchetes dos jornais: “Gabriel e Antonio Nunes conseguem verbas do governo federal para a revitalização do rio cachoeira, através de um trabalho de cidadania dirigido pelo Greenpeace!”
*Escritor (Vida Louca –
ansouza_ba@hotmail.com – antoniomanteiga.blogspot.com)

Nenhum comentário: