quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A saúde está na UTI!

A saúde está na UTI!
Antonio Nunes de Souza*

Depois de acompanhar de perto a destruição gradativa da saúde municipal itabunense nesses últimos anos, tenho a tristeza de relembrar como o povo da cidade era feliz e não sabia. Ou pelo menos, não percebeu o grande trabalho nessa importante área, feito na administração de Geraldo Simões, contando com a competência do seu Secretário da Saúde Dr. Paulo Bicalho.
Lembro-me das inaugurações de vários novos postos e reformas dos existentes, assistência oftalmológica, implantação do SAMU, farmácia do povo, unidade cardiovascular no HBLEM, oncologia, centros de assistência psiquiátrica, implantação do projeto Sorriso para assistência dentária completa, serviço especial de assistência aos deficientes no bairro S. Judas - CREAD, etc., e mais outra série de coisas que não me vem à memória nesse instante.
E, vergonhosamente, tudo isso hoje não passa de uma lembrança do que tivemos no passado, já que desastrosas administrações que estamos vivenciando, numa atitude de descompromisso com o povo, incumbiu-se de destruir e deixar que todos sofram pelos seus desmandos e falta de solidariedade humana.
O Hospital de Base (HBLEM), mesmo com algumas deficiências que são normais em todas as áreas de saúde do país, sempre foi um ícone na região, portando-se como um oásis para as cidades circunvizinhas, fazendo o seu trabalho primordial que é de salvar vidas. Nunca, em nenhuma ocasião, deixou seu pronto-socorro de estar atendendo 24 horas e jamais interrompeu atendimentos por falta de medicamentos. E isso posso dizer de cátedra, pois fui seu administrador no último ano da gestão do prefeito Geraldo Simões e, não só acompanhava de perto todas as operações, como tive a preocupação de entrega-lo funcionando dentro da normalidade, proporcionando uma visitação com toda imprensa falada, escrita e televisada, Associação Comercial, CDL, Rotary, Lions, Maçonaria e outros clubes de serviços para comprovarem “in loco” as condições que estávamos entregando a Unidade de Saúde. Infelizmente, o que presenciamos e ouvimos hoje de toda população é a vergonhosa situação que o HBLEM se encontra, faltando médicos, equipamentos, remédios, alimentação, salários atrasados, serviços terceirizados por conveniências, diretores que nem aparecem e, para completar, uma mortandade constante e diária por falta de assistência adequada, equipamentos e medicamentos. Ir hoje parar no HBLEM é como se estivesse fazendo “Pit Stop” para cruzar a linha de chegada no cemitério.
Essa lembrança dos nossos bons tempos, quando a saúde estava boa e cada vez melhorando em nossa cidade, fez com que eu escrevesse esse artigo, para que o povo faça reflexões, pensem e assimilem a idéia que, com Juçara Feitosa eleita como prefeita, ela que acompanhou de perto e participou, literalmente, de todas essas ações benéficas do passado, não só voltaríamos a ter um atendimento melhor e humano na saúde, como também em todos os setores comerciais, industriais e educacionais.
É mais que evidente que a atual administração da cidade está apoiando ou apoiará outros candidatos ou desejem reeleição, obviamente, para que estes protejam seus apadrinhados dos trens da alegria e cabides de empregos e, consequentemente, mascararem embaixo dos tapetes, algumas coisas que não são dos seus interesses, que venham mais claramente a público. A imagem da administração atual está tão desgastada e insólita que os próprios prováveis parceiros candidatos disfarçam e negam que estão sendo apoiados por ela. Lembra-me até a negação de S. Pedro por três vezes, só que no caso não tem ninguém parecido com Jesus!
E como negar algo tão evidente?
Espero que o bom senso do povo, que hora sofre com uma gestão que deixou e deixa muito a desejar, saiba votar na candidatura que será apresentada pelo Partido dos Trabalhadores, que além de conhecer bem as nossas necessidades, conta com todos os apoios (Wagner no Estado e Dilma na Presidência) para fazer Itabuna voltar a ser uma cidade progressista como sempre foi.
Mas, mesmo que o PT nada tenha de ligação com a atual administração, o Deputado Federal Geraldo Simões não deixa de lado seu compromisso com a lavoura, saneamento, comércio e moradia!
Como estamos em plena era das mulheres, contamos também com a competência da nossa presidenta do PT em Itabuna, Miralva Moitinho, que também ocupa a Diretoria Regional da SEC – DIREC 7, cuidando da área da educação.

*Escritor (Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com – antoniomanteiga.blogspot.com)

Nenhum comentário: