domingo, 2 de janeiro de 2011

Os dez mandamentos ou os sete pecados capitais?

Os dez mandamentos ou os sete pecados capitais?

Antonio Nunes de Souza*

O homem, com sua racionalidade já sendo posta em dúvida pelo esdrúxulo comportamento, cada dia que passa prova a si mesmo, quanto é paradoxal no que diz, pensa e procede.
Quando Deus, através de Moisés, criou os sagrados Dez Mandamentos, pensava Ele estar dando uma diretriz comportamental aos seus queridos filhos, no sentido de orienta-los melhor para uma convivência sadia em todas as comunidades, assegurar uma respeitabilidade dos direitos humanos, religiosidade, união entre povos, solidariedade e um caminho mais sublime para se alcançar à vida eterna. Pois, essa nossa passagem terrestre, embora tenha uma duração de longos anos está longe de ser o paraíso infinito da felicidade de estar algum dia ao seu lado.
Mas, infelizmente e inexplicavelmente, o que vemos no nosso dia-a-dia é o culto, a prática e veneração pelos Sete Pecados Capitais, como se fosse uma regra de vida e, aquele que não estiver seguindo-a rigorosamente, não passa de um tolo ou um estranho no ninho, que sofrerá amargamente pelo resto da vida.
Por que será que os valores foram trocados com tanta simplicidade?
Será que é mais interessante praticar as ações condenadas que as justas e corretas?
Podem crer que não! Quando se procede fora dos padrões normais dos comportamentos, embora deixe transparecer em princípio que os benefícios serão maiores, deixa claro também que não é o correto com as pessoas envolvidas e, certamente, prejuízos serão causados a terceiros, proporcionando-lhe uma vantagem inicial, mas, problemas sérios, tanto na terra como posteriormente.
Porém, infelizmente, ninguém se preocupa se está certo ou errado. A preocupação maior é a da vantagem adquirida com o que está fazendo ou vai fazer, pouco se importando com os resultados futuros, nem mesmo ter o discernimento de parar um pouco para pensar quanto injusto está sendo com seu próximo e, futuramente, consigo mesmo.
Acredito que já passou a hora de uma reflexão a respeito dessa troca inconcebível de valores, pois, lamentavelmente, o homem conseguiu ultrapassar todos os limites dignificantes dentro da sociedade, cultuando e procedendo com animosidade e ganância os Sete Pecados Capitais.
Devemos lembrar que, mesmo aqueles que conseguem escapar da justiça da terra, certamente sejam penalizados com a justiça divina, mesmo contando com a bondade de Deus.
Será que já não existe diferença entre os homens e os outros animais irracionais?
*Escritor (Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com)
antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: