segunda-feira, 24 de abril de 2023

SEM CALMARIAS, MAS, MUITAS TEMPESTADES! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Foi exatamente assim que aconteceu minha gloriosa chegada a Porto Seguro. As minhas calmarias foram substituídas por uma grande ansiedade, e quanto as tempestades com suas chuvas abundantes, certamente eram para lavar nossa nossas almas, com seus trovões e raios, com certeza representavam fogos e barulhos, geralmente usados em eventos santificados. Pois, dentro de horas, estaria frente a frente com meu querido e adorado irmão Caetano Veloso. E muito ao contrário de Cabral, eu estaria encontrando uma terra muitíssima conhecida, que desfruto com carinho, afeto e amizade fraternal, por várias dezenas de anos!

Talvez, para aumentar minha ansiedade, os intempestivos foguetórios climáticos, fizeram que eu ficasse dois dias ilhado, contentando-me com meus aflitos e afetuosos contatos, através da moderna tecnologia das comunicações!

Mas, quando possível foi, mais que depressa parti para meu esperado encontro, já imaginando as similaridades das centenas de outros anteriores, que posso dizer comparativamente, que a sensação é a mesma de uma criança, quando num aniversário, imagina que vai ter brigadeiro. Porém, desta feita foi diferente, pois, ao vê-lo, me pareceu que tinha em minha frente uma enorme bandeja dessa admirada guloseima, despertando: alegria, satisfação, carinho, afeto, saudade e água na boca!

Beijos e fortes abraços, logicamente foi natural acontecer, como em todas as vezes que nos encontramos. As conversas recordando o passado, avivando e atualizando o presente, e como sempre, trocando ideias e novos projetos para o futuro, já que o tempo é nosso grande amigo e cheio de generosidades! Aproveitei para lhe presentear com dois livros meus, com muitas crônicas e poemas, já que ele me presentearia com muitas lindas canções. Literalmente, uma permuta de literatura e música!

Depois de horas de conversas e trocas de afetividades, partimos do camarim para o teatro: Ele para o palco e eu, orgulhosamente, para a plateia, numa das filas da frente. E quando ele entrou, tive uma enorme vontade de gritar para aqueles mil convidados especiais todos de branco, que não paravam de bater palmas (foi um evento privado), a seguinte frase: ELE É MEU IRMÃO!

O espetáculo foi deslumbrante, provocando gritos, assovios, palmas, balançar de braços e aplausos calorosos com todos em pé. Uma sequência musical primorosa e irrepreensível, mesclada com seus sucessos eternos, fazendo que a seleta plateia em alguns momentos, chorassem pelas emoções e, na maioria das vezes, mudando o choro por largos sorrisos de satisfação e o privilégio de ter em sua frente, alguém muitíssimo especial no mundo das artes!

Senti como se fosse uma sensação telepática, que meu querido mano, mesmo cantando e tocando, as vezes com o olhar penetrante, me procurava entre os espectadores. E, como num passe de mágica, quando encerrou o show, as luzes acenderam, ele e a banda agradeciam a montanha de aplausos, nossos olhares se encontraram. Rapidamente ele colocou a mão na boca e me jogou um carinhoso beijo. Não precisa dizer que, como uma “manteiga”, me derreti todo!

Ainda participamos de um coquetel, queima de fogos ornamentais belíssimos por vários minutos, e Caetano seguiu para o jatinho contratado, acompanhado de sua mulher Paulinha, partindo para o Rio!

Mas, vocês pensam que minha viagem só teve esse monumental evento? Nada disso meus amigos, me acompanhando nessa bela viagem musical maravilhosa, quase marítima em Porto, estavam meu querido sobrinho Léo, sua bonita mulher Júlia, minha sobrinha/neta Maju, amiga Lourdinha e minha querida irmã Ana, que dirige com maestria a linda revista Bacana, além de meus novos amigos Alexander expert da mídia, e o grande e internacional artista plástico Jabson!

Essa foi a minha maratona quase radical, mas, deu-me muita felicidade neste final de semana, que mesmo com as tempestades, não tirou o brilho, e foi mais um encontro inesquecível!

Ficou confirmado para mim, o popular adágio que diz: “Depois da tempestade vem a bonança!” E veio!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

     

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantástico como vc descreveu seus sentimentos. As letras saltam freneticamente expressando sua alegria. Felicidade é isso . Momentos inesquecíveis que serão eternos e te proporcionou alegria que irradiou até para mim. RS. Um abraço, vc expressa muito bem seus sentimentos . Um lindo dia para você.