terça-feira, 18 de abril de 2023

AS MÁXIMAS DE VOVÔ! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Homem inteligente, divertido e gozador, mas, para a época, era muitas vezes imoral e usava palavras chulas e condenáveis, quando tinha de se referir a determinados comportamentos humanos, principalmente com pessoas que eram caracterizadas como boçais, pernósticas e cheias de poses. Ele naquele tempo, denominava de que era metida a besta, ou metido a merda! Essa expressão por exemplo, para mim não havia nenhum sentido, pois, “besta” era e é uma pessoa idiota e tola, como alguém pernóstico, poderia ser metido a besta? E pior ainda “metido a merda”, algo fétido e desagradável!

Havia também uma outra tônica que ele enpregava sempre, com relação a quem andava com o nariz empinado. Ele dizia: Fulano tem o nariz de cheirar bosta! Também, na minha infância, chegando a juventude, com minha ignorância da idade, ficava pasmo ao ver que o tal fulano todo compenetrado, com suas narinas apontadas para cima, fossem para cheirar merda. Logicamente, me deixava perplexo sem entender!

Com as mocinhas mais danadinhas e espertas, que, assanhadamente, já tinham relações sexuais com namorados por amor, e com professores e patrões por interesses, ele já pegava pesado no linguajar, utilizando nomes até hoje nada simpáticos e aceitos. Assim dizia ele: “Meu netinho, na hora de escolher uma mulher para casar tenha cuidado, pois, mulher que já conheceu mais de uma pica, em duas não fica!” Mesmo ainda rapazinho, achava que ele estava exagerando, levando sua opinião aos extremos, porém, sempre retrucava e se defendia dizendo que eram “ditos” populares, com comprovações ao longo da história!

E assim, meu querido e saudoso avô, nunca deixou de dar suas opiniões, citar seus jargões populares, dando ênfases com seu jeitão boêmio, sendo que o último que ele me disse, foi também com relação as mulheres, que hoje, acho até que ele era muito machista, pois, quando via uma mulher sisuda e séria demais, sem nem dar um sorriso, imediatamente falava: “Mulher da cara fechada, tem as pernas abertas!”. Uma observação nada gentil e chula demais. Entretanto, nessa dele, com o tempo tive a oportunidade de comprovar que ele tinha alguma razão, que por trás daqueles biombos de austeridades e sisudez, tem realmente uma mulher ardente, cheia de desejos e malícias, quando está entre quatro paredes!

Desculpem a linguagem um tanto obscena do meu velhinho, pois ele gostava de ser bem claro, para não suscitar dúvidas. E dizia também que era apenas um filósofo popular, repetindo o que circulava no meio do povo!

Meu querido vovô, com essas suas filosofias de botequim, tenho grandes dúvidas se ele está realmente no céu!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse é dos meus kkkkm

Anônimo disse...

Gostei , principalmente do filósofo popular. Kkkkkkkk velhinho danadinho.