domingo, 15 de janeiro de 2023

SEM ELE EU ME SINTO NUA!

 

Antonio Nunes de Souza*

-Oxente Maria das Graças! Tá se referindo ao seu vestido?

-Nada meu amigo. Sem meu vestido eu me sinto bela, linda e charmosa. Tô falando do meu querido e amado celular, que faz parte integrante de meu corpo. Sem ele eu não sou ninguém!

-Parece uma loucura essa obsessão absurda de viver pendurada num celular. Eu vivi cinquenta anos sem celular, não me sentia nu e nem morri por isso. Acho que é uma maravilha essa tecnologia, mas, deve ser usada nas horas necessárias de receber ou dar informações, e não, ficar dedilhando o dia todo trocando fofocas, ou respondendo e enviando bobagens nas redes!

-Ah! meu filho. Você é babaca, está por fora e ultrapassado. A moda agora é ser “influencer”, ficar na crista da onda, curtir tudo que se passa nos bastidores dos famosos, os crushs e os babados do B B B-23!

-E você tem idade pra isso Gracinha?

-Antonio, influencer não tem idade, é um ser especial que faz a maior zueira em todas as redes. Eu estou chegando no pedaço breve!

-Você não acha que seria mais interessante, ler um bom livro, fazer um trabalho de voluntária numa creche ou abrigo, em vez de ficar trocando abobrinhas fúteis e sem conteúdo, com suas amiguinhas cheias de cabeças vazias e desocupadas?

-Já disse que você é antigo e obsoleto, não querendo encarrar a modernidade. Hoje se você ver alguém dedilhando o celular na rua, trata-se de uma pessoa de ponta, que valoriza a comunicação, seja ela a vertente que for. Quer seja, moda, assuntos domésticos, fofocas de "cachos” das amigas e outros babados importantes. Quem mais sabe das coisas, tem o maior status!

-Importantes essas idiotices? Pelo amor de Deus, você não tem ideia do que seja importante. Importante é você trabalhar, produzir, ajudar a sua comunidade, se atualizar com as notícias do seu país e do mundo, educar seus filhos e netos, dando orientações adequadas, para que eles não sigam seu atual exemplo de pianista de celular!

-Hiii cara, você está sendo chato e extrapolando em suas opiniões sobre meus comportamentos. Minhas amigas me adoram, conversam comigo o dia todo, e estamos sempre atualizadas com tudo que ocorre com cantores, astros, eventos, influencer que está mais bombando, etc., você me parou para esse papo de “jacaré” me azarando, e eu devo ter perdido algumas novidades ocorridas nas paradas de ontem. Tchau amigo e pare de ser caretão!

Segui meu caminho triste, por ver como as pessoas estão emburrecendo, usando mal os equipamentos feitos para facilitar as nossas vidas. Como são pobres de espírito essas pessoas (homens também), que fazem do celular um instrumento de bobagens e banalidades, inclusive acidentes ao volante. Eu, particularmente, apenas uso meu celular para fazer e receber chamadas. Detesto discutir qualquer assunto através dele. Não só como é chato escrever, como também sem sentido. Se for algo importante, ligue e fale. Pois, para isso que ele foi projetado. Mas, temos que lamentar a existência de pessoas desqualificadas, que se deixam levar pelos nocivos e tolos modismos!

Vale dizer que, muitos pais são culpados. Pois, com filhos nas mais tenras infâncias, dão logo um celular de presente, achando que estão fazendo um grande favor a criança, não sabendo que depois de viciada, ela não gostará de ler um livro, escrever, muitas vezes até estudar, achando que no seu celular ele encontra todas respostas da sua curiosa vida!

“De que adianta ampliar as tecnologias, para um povo sem educação e cultura necessária, utilizá-las sem nenhum discernimento?”

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

 

Nenhum comentário: