sexta-feira, 19 de novembro de 2021

ESSA ETNIA MERECE!

 

Antonio Nunes de Souza*

Se levarmos em consideração a aguerrida luta, os trabalhos, esforços, dedicação, estudos, humildades e simplicidades, temos que, categoricamente, colocar um tapete vermelho para a linda e formosa etnia negra!

Essa suntuosa exclamação, jamais poderá ser taxada exagerada, ou simplesmente, por estar os negros em grande alta no mercado em geral, minha espontaneidade, dedicado carinho e simpatia são em função de reconhecer o que ela fez na construção do nosso país, e em muitas partes do mundo, mesmo trazidos a contragosto do seu continente em navios negreiros, acorrentados e maltratados, morrendo muitos durante as longas travessias!

Hoje, Dia da Consciência Negra é, simplesmente, uma data super especial, que relembra a abolição da escravatura no Brasil, proclamada pela Princesa Isabel que, poucos sabem, não foi pela sua bondade essa sua assinatura. Pois, havia uma forte pressão interna e mundial nesse sentido, uma vez que, o Brasil foi um dos últimos países do mundo a acabar com a escravatura, talvez até tenha sido o último!

Tive o privilégio de passar a minha infância, juventude e puberdade na minha adorável cidade de Santo Amaro da Purificação e, como é uma cidade com a maioria da sua população de negros, em função das grandes plantações de cana de açúcar e enormes engenhos, apreciei e me deliciei com as gostosas iguarias, e ainda tive meus namoricos com as negras, morenas e mestiças, imbatíveis em seus charmes, sorrisos e sensualidades!

Tenho saudades profundas da “Semana do Bembé”, quando os tambores e atabaques batiam toda noite na Praça do Mercado, bem pertinho da minha casa, onde as baianas que cultuavam as religiões afro, dançavam requebrando as cadeiras, tendo algumas até o frenesi de desmaiar e ficar tremendo convulsivamente, que era dito que tinha “dado o santo”, ou recebido. Juro que ficava assustado e tinha um medo retado!

Atualmente e lamentavelmente, hoje, ao que me parece, essa data já caiu no esquecimento, já não se vê eventos importantes sobre esse momento importante, principalmente na Bahia, berço da maior negritude no mundo, fora da África!

Sinto profundamente esse fato, assim como sinto a desprezível maneira que é tratada a etnia negra (aprendi na faculdade na minha licenciatura de história, que “raça é de animal irracional, na sua origem africana, cheia de ditadores e exploradores tiranos, apoiados por países ricos, deixam esse povo maravilhoso morrer à mingua, saúde, sede e fome. Muito lastimável essa falta absurda de solidariedade e reconhecimento mundial!

Mesmo que não tenha eco, não deixo, em nenhuma hipótese de carinhosamente, bradar: “OBRIGADO MARAVILHOSA ETNIA NEGRA. VOCÊS SÃO BONITOS, GUERREIROS, INTELIGENTES E CONSTRUIRAM O NOSSO PAÍS!”

*Escritor – Historiador – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL - antoniodaagral26@hotmail.com

 

Nenhum comentário: