sexta-feira, 21 de julho de 2017

MAIS UM ANIVERSÁRIO DA CIDADE!

Antonio Nunes de Souza*

Faltando apenas uma semana para o maior evento festivo de nossa cidade, que é seu aniversário, os reboliços já começaram a circular, principalmente na área política, onde os interesses são grandes daqueles que estão no poder esbravejarem as obras que foram realizadas em suas gestões, as que estão em andamentos e, logicamente, as que virão e já foram programadas para suas futuras inaugurações.
Essa ladainha é tão repetida a cada ano que, para o próprio povão, já não entusiasma mais. E, antes desse discurso dos prefeitos, tem os “enche rolas” dos vereadores que, para capitanear votos para suas reeleições, dizem que tais obras foram solicitadas por eles, atendendo as reivindicações do povo que o elegeu, enxertaram outras que ainda não foram programadas e iniciadas por falta de licitações, ou verbas estaduais e federal. Pelo que os senhores estão vendo, nosso evento maior serve mesmo para que os políticos desabrochem em mais promessas e mentiras nos palanques, tentando e conseguem ludibriar o pobre povo que já se acostumou e se acomodou a ser agraciado com esse palavreado cheio de “farofas e papos de jacaré”!

Para não dizer que não haverá alguma parte destinada a alegria da população, teremos os desfiles civis, militares e estudantis, que, com suas bandas e alegorias, alegram as criancinhas, deixando-as embevecidas, balançando bandeirinhas e com uma bola de gás na outra mão.
Esses desfiles, embora repetitivos e com promessas abstratas, sempre deixam lembranças em nossas mentes, uma vez que, os adultos se distraem levando suas crianças, e a juventude aproveita para suas normais paqueras nos shows musicais noturnos, que são indispensáveis para marcar as administrações.
Dependendo do grau de cultura e cidadania dos prefeitos e suas bancas de vereadores, consegue-se ver também alguns eventos paralelos ligado a literatura, saúde, ou educação que, normalmente, são patrocinados por empresas privadas, obviamente, para alcançar seus interesses financeiros e simpatia popular!

Esse é, nada mais nada menos, que um vídeo tape de todos os anos, que nos submetemos aos interesses políticos, como cordeirinhos amestrados.
Contudo, de qualquer forma, temos um dia de feriado, onde aqueles que realmente trabalham para o engrandecimento da comunidade, tem a oportunidade de descansar um pouco das suas labutas!

Parabéns Itabuna querida! Que esse seja um ano um pouco diferente do que foi descrito acima, e tenhamos novidades e obras representativas que orgulhem o nosso crescimento!

*Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL –antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com


Nenhum comentário: