quarta-feira, 1 de maio de 2024

FALAR A VERDADE CUSTA CARO!

 

Antonio Nunes de Souza*

A mentira é um ato desprezível, que infelizmente, é usado com tanta constância esse tipo de sórdido erro, vulgarizando-se de tal forma, que os poucos que falam a verdade, são odiados e desprezados, já que não estão falando o que as pessoas querem ouvir, não dando nenhum direito ou oportunidade, de você expressar sua real e honesta opinião. Preferem, incrivelmente, ouvir uma mentira, mas, que esteja de acordo com seus pensamentos e convicções. Isso acontece muitíssimo nas conversas até entre amigos ou pseudos amigos!

Já presenciei, assim como também senti na pele, por alguém ser sincero, honesto e querer abrir os olhos de pessoas, desejando apenas o bem, receber patadas ferozes, grosserias e até xingamentos. Eu mesmo, algum tempo atrás, tinha um amigo que gostava e admirava muito. Um excelente profissional na sua área, porém, infelizmente, semi analfabeto. Como ele ainda era jovem, menos que cinquenta anos e bem posicionado na profissão, eu sempre falava para que ele estudasse, pois, em vez de estar vendendo seu trabalho barato para os dentistas e esses repassando pelo triplo, ele mesmo poderia fornecer seus serviços diretamente para os clientes, ganhando o triplo. Ele sempre ouvia e pouco falava ou evitava o assunto. Um dia ele me telefonou me perguntando o que era “Academia de Letra”. Eu expliquei e disse detalhes, inclusive dizendo que normalmente as academias são estruturadas por pessoas que tem formações universitárias e que ele, talvez não se sentisse à vontade (ele faz esculturas).  Rapaz, ele disse que eu estava humilhando-o, que já estava retado comigo por sempre dizer que ele deveria estudar, que grande merda era eu que estudei, e depois de dizer um bocado de tolices, eu falei: pode dizer o que quiser que eu não me importo, isso querendo dizer que não levaria em consideração pela amizade. Mas, ele perguntou: Por que você não liga para o que estou dizendo, e eu respondi: Porque é você!

Foi quando ele achou que eu o estava desprezando-o achando que ele era um nada. Aí me xingou de todos os nomes possíveis, ainda acrescentava meu pai, mãe, e a família toda, demonstrando, veementemente, que era um ignorante e mal educado. Depois que descarregou seu ódio mortal sem razões, bateu o , dizendo que eu nunca mais falasse com ele. Tudo isso ocorreu, porque eu, como gostava dele, sempre aconselhava que estudasse para melhor seu nível profissional e se qualificar. Com certeza, ele continua amicíssimo dos que pouco se incomodam com suas idiotices e ignorâncias, e o elogia na presença, e debocham e ridicularizam às escondidas!

As pessoas adoram ouvir mentiras, e quanto mais deslavadas melhor são aceitas. Vejo na NET e redes em geral, pessoas que adoram postar fotos de tudo que faz ou com caras e bocas, e os “amigos e amigas”, escrevem: Lindona – Charmosa – O tempo só lhe faz bem – Gata – Arrazou e outras elogios mais, e elas, por não terem desconfiômetro, respondem: São seus olhos querida – Você também é linda – Obrigado amor e outros agradecimentos, não atinando que muitas dessas pessoas, quando encontram com outras amigas ou amigos comuns, dizem: Poxa! Você viu os retratos de fulana no Facebook? A coitada está derrubadíssima, com olheiras, peitos batendo no umbigo, pés de galinha e bunda caída. A coitada era até bonitinha!

Esses conselhos e exemplos que estou citando, é para que você tenha e use somente três opções de comportamento. A primeira é ser sincero, honesto e amigo, dizendo a verdade, sabendo que poderá ser mal interpretado. A segunda e ficar calado sem dar nenhuma opinião. E a terceira é seguir a maioria dos que são hipócritas, rasgar elogios maravilhosos e conservar seu tolo amigo ou amiga alegre e feliz, ainda achando que você é um grande amigo, somente porque disse o que seu ego queria ouvir!

Lamentavelmente, a mentira já faz parte integrante dessa vida louca que vivemos!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

Nenhum comentário: