sexta-feira, 3 de maio de 2024

EU TENHO ORGULHO DA MINHA PROFISSÃO!

                  Antonio Nunes de Souza*   

Não é de se estranhar encontrarmos pessoas, que tolamente por orgulho, sentem vergonha das profissões que exercem, talvez por necessidade, falta de opção, ou mesmo por gostar e se identificar, já que tem ótimas qualificações para executa-las dignamente!

Esse sentimento de se subestimar, geralmente vem à tona, graças a podridão da falsa e hipócrita sociedade, que rotulou centenas de atividades super importantes, como desprezíveis e sem valores, deixado de olhar higienicamente, medicamente e salutar, quantas dessas profissões extremamente necessárias e benditas, que são exercidas para que nossas vidas, sejam realmente vivenciadas com segurança, alegria e tranquilidade!

Embora todas existentes são de importâncias vitais, vou apenas citar algumas das mais humildes que, seguramente, tem um peso social incrível, sendo essas as mais discriminadas pelos imbecis que se acham superiores. E vou começar pelo “Gari”, que presta-se a arriscar-se a doenças, atropelos, chuvas e sol, cotidianamente, para lhe oferecer ruas limpas, bem cuidadas, sem lamas e poeiras, para que você possa circular com seus sapatinhos e tênis brilhando e coloridos, lhe evitando chateações, aborrecimentos e, principalmente, sujeiras. Essa pessoa e essa profissão são merecedoras de respeito e aplausos pelo que fazem!

Outra com bastante similaridade e já instituída e sedimentada fortemente no mercado, é a digníssima: Faxineira. Que, com as ocupações de seus trabalhos, os casais não dispõem de tempo e condições de manter suas casas limpas e em ordens e, imperiosamente, necessitam dessas fadas, que, com carinho e dedicação, deixam seus lares limpos, higienizados e bonitos, oferecendo-lhe ambientes sadios e agradáveis. Para que você mais as valorizem, basta apenas ser justo ou justa de prestar a atenção de como está a sua casa quando ela chega, e depois, olhar bem calmamente como ela ficou quando ela saiu, que verá quanto foi importante o seu trabalho realizado!

Para essa, eu, sem pestanejar, dou um ótimo lugar no pódio, e até medalha, pois, inegavelmente e literalmente, trata-se de alguém de uma necessidade fisiológica, que, somente ela, pode nos suprir com gosto, sabor e boas aparências: A Cozinheira. Que nos prepara deliciosas iguarias, saudáveis e gostosas, desde quando levantamos, até a noite no jantar, entremeado com um saboroso almoço. Creio que você nunca atinou ou pensou por esse ângulo, sobre a importância dessa pessoa, pois, você pode ter dinheiro para comprar faisões, perus, peixes sofisticados, etc., mas, se não tiver quem os preparem, morrerão de fome, ou terão que largar seus trabalhos para ir prepara-los na cozinha, e sem as mesmas habilidades. O reconhecimento maior que elas tem hoje, é em função das mulheres passarem a trabalhar fora, e no passado eram criadas e adestradas, somente para serem donas de casas, e hoje, trabalham em todas profissões do mercado!

Vou atrelar duas agora, pois, são de umas excencialidade ímpares em nossas vidas: a Babá e a Cuidadora de idosos. Essas pessoas, com carinho, afeto, dedicação, paciência e disponibilidade, cuidam das pessoas que mais amamos em nossas vidas: filhos, país, avós e outros parentes. Muitas e muitas procedem bem melhor que nós mesmos, pois, dado os impactos e estresses dos nossos trabalhos, trânsito, insegurança, problemas financeiros, etc., passamos a não ter a paciência necessária para cuida-los como merecem. E essas verdadeiras santas, nos substituem dignamente, numas tarefas que merecem muitíssimos aplausos!

Imagino que vocês que trabalham nessas profissões, poucas se olham com orgulho do que fazem, mas, com certeza, vocês são importantes, tanto qualquer outro profissional das outras áreas. E assim sendo, tenham orgulho delas, e se estão desempenhando por falta de opções no momento, não deixe de preparar-se para exercer a que mais lhe realiza, mesmo que tenha de fazer sacrifícios, pois, com certeza, com todos os sacrifícios que forem feitos, no futuro você verá que valeu muitíssimo a pena!

E para você que é usuário desses serviços, se ainda não faz, passe a corretamente, valorizar ao máximo essas pessoas especiais, que temos a felicidade de tê-las em nossas vidas!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e um dos Membros fundadores da Academia Grapiúna de Letras!

 

 

 


Um comentário:

Anônimo disse...

A mais pura verdade!