quarta-feira, 15 de março de 2023

EVITE USAR O TERMO BURRICE! (Clique e leia)

 

Antonio Nunes de Souza*

Pode parecer boçalidade, pernosticismo, arrogância, ou outra atitude deselegante qualquer, você caracterizar a falta de conhecimentos de outras pessoas como burrice, pois ninguém merece. Mas, infelizmente, em alguns casos, quando nos manifestamos citando observações pertinentes, e dentro de uma lógica certa e correta, e sem conhecimentos para entender suas palavras, a pessoa vem com sete pedras na mãos, já nos ofendendo, como tivéssemos dito algo totalmente fora do contexto, termina nos tirando, literalmente, do sério, dando vontade de usar o triste termo. E, principalmente, quando falam veemente, como se tivessem com todas razões do mundo!

Essa situação, infelizmente acontece, e com educação, temos que nos policiar para não perder a calma e a elegância, devemos fazer duas coisas: ficar calados ou nos desculpar para agradar o teimoso interlocutor. Essas são as atitudes que tomo com todos, excetuando quando trata-se de pessoa da minha grande amizade, que tento calmamente, explicar com detalhes mais uma vez, o assunto em pauta. Mas, se houver uma tréplica, calo-me deixando transparecer, que realmente estou errado, E ao fazer isso, vejo brilho nos olhos do indivíduo, como se estivesse se vangloriando da sua vitória. Eu, tranquilamente, deixo que o tempo, futuramente lhe ensine!

As pessoas precisam saber medir as distâncias das suas visões! Nunca ninguém chegará a ser o dono da verdade absoluta, mas, temos que reconhecer, que existem pessoas que os seus graus de visão são de alcances maiores que os nossos, sendo importante ouvi-las e, inteligentemente, depois refletir e pesquisar, ver o quanto tem de verdade no que ouviu, aproveitar o correto e expurgar o nocivo. Faço isso constantemente, em função da minha visão mediana. A filosofia diz: “Sábio não é aquele que sabe falar, sábio é aquele que sabe ouvir!”, pois, é ouvindo que você aprende, principalmente se você souber escolher as suas companhias. Nessa vertente, ser seletivo é muitíssimo importante. Eu, com meus parcos conhecimentos, desde a juventude sempre me metia no meio dos mais letrados e, como ficava calado, consegui assimilar um conhecimento razoável, que dá para meu modesto gasto de “escrevedor” de tolas crônicas, que transformo em livros, apenas para satisfazer o meu ego e deleito cultural!

Assim sendo, peço a todos que tenham um pouco de tolerância nessas constantes situações, pois, seguramente, as contestações, não são por burrice, e sim por falta de conhecimentos interpretativos, habilidade que nem todos conseguem ter de uma maneira correta e elucidativa. Mas, isso não pode ser caracterizado como burrice!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

 

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal gostei!