domingo, 27 de dezembro de 2020

È PRECISO SABER VIVER!

Antonio Nunes de Souza*

Com certeza essa tônica deve ser seguida rigorosamente, para que você tenha uma saúde com bastante resistência e, tranquilamente, possa chegar aos índices determinados pelos órgãos competentes!

Hoje a nossa faixa de idade está regida em 76,6 anos. Sinal que a nossa medicina está avançando, uma vez que, nos anos quarenta a média de sobrevivência era de 45 anos. Praticamente, morria-se bastante jovem, idade que hoje podemos considerar ainda um rapaz ou moça despontando para a vida!

 

Entretanto, esse aumento maravilhoso de tempo que estamos alcançando, depende muito de nossos cuidados, alimentação adequada, exercícios físicos periódicos, maneirar, ou se abster de álcool e, cigarro, nem pensar.

Uma avaliação médica anual pode deixa-lo mais tranquilo, como também podem ser detect6ados problemas iniciais, que se tratados logo, torna-se uma coisa simples!

Não sei se isso é um hábito brasileiro, ou geral entre os seres humanos, de só procurar um médico quando as dores são terríveis e incomodativas demais. E, nesses casos é um sinal que as doenças já estão avançadas e as curas são mais difíceis, ou até improváveis!

 

Por essas razões é que é preciso saber viver. Prolongar a sua permanência na terra, desfrutando das belezas, alegrias e convivência com amigos e familiares, não esperando que os religiosos digam: “Deus sempre leva os bons” enquanto você está partindo perdendo dezenas de anos de privilégio terrestre!

Se cuide, seja mais sensato, não abuse de alimentos nocivos, siga normas e padrões determinados pelos órgãos de saúde e, se possível, tenha um bom plano de assistência médica, pois o SUS, mesmo sendo uma instituição maravilhosa e elogiada mundialmente pela sua estrutura, infelizmente, devido aos descuidados em demasia, termina não tendo condições de atender bem a todos!

 

Aproveite, leia com atenção e lute para ultrapassar a “validade”, chegando aos 100 anos, coisa que muitos idosos prudentes já estão, atualmente, curtindo tranquilamente!

 

*Escritor-Historiador-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

 

 

Nenhum comentário: