quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

MANDE A DEPRESSÃO PRA MERDA!

 

Antonio Nunes de Souza*

Uma das doenças que se alastra cada vez mais atualmente, é sem dúvida a desagradável depressão! Felizmente ela não atinge todas pessoas, pois, dependendo da personalidade, conhecimentos, hábitos e costumes, pode-se administra-la com certa tranquilidade, inclusive sem sentir os mínimos sinais!

Sobre administra-la, falei pela minha própria experiência, pois, já caminhando para noventa anos, morando, literalmente sozinho, sou super feliz, não sinto falta de visitas (algumas raras até me enchem o saco), e não sinto nenhum sintoma de tal indesejável doença! Quanto a visitas que muitos pensam que são super necessárias, trata-se de um equívoco, pois, eu por exemplo, gosto que alguém me visite, se realmente estar comigo seja um momento interessante, com bom papo e troca de saberes. Outro dia eu deixei um amigo de lado, somente porque ele me disse que vinha me visitar porque eu morava sozinho, como se estivesse me fazendo um grande favor. Um ledo engano esse dele, pois fez com que eu não mais desejasse sua visita!

Tenho milhares de amigos/leitores nas redes e no meu blog, que fazem com que eu viva numa enorme multidão diariamente, sem precisar os beijinhos e abraços presenciais que, muitas vezes, são falsos e hipócritas!

Sem ser psicólogo ou psiquiatra, como uma pessoa comum, aconselho que se você sente que a depressão está tomando conta de você (as vezes é preciso que alguém lhe diga, pois, você não percebe), procure supera-la fazendo alguma coisa interessante e útil, ocupando seu tempo ocioso lendo, escrevendo ou outra atividade qualquer, pois, com certeza, minimizará ou acabará com os sintomas dessa enfermidade silenciosa, que mata aos poucos, encurtando a vida!

Quero salientar para os fiscais de plantão, que minhas sugestões são de uma pessoa normal, não é baseada em estudos ou formação, apenas em minha experiência de vida. Faço essa observação, pois, numa crônica passada, eu disse que o “assexuado” tinha traços psicopáticos, e duas pessoas me cobraram veementemente: Por que eu dizia que era “psicopata”? Prove, etc. Não quis criar polêmicas (detesto), preferi dar uma resposta lacônica e calar-me, pois, quando falei “coisa de psicopata”, foi de uma maneira comum que todos nós dizemos: Isso é coisa de louco – Que cara maluco – Só doido procede assim, etc., isso em situações diversas. E foi como usei e repito: Ser assexuado é coisa de psicopata (apenas um louco). Na minha concepção só um psicopata (ou louco) não gosta de transar. Ratifico que é minha opinião pessoal, e não um “diagnóstico médico”, para que não voltem a me fazer cobranças. Cheguei até a pensar: Será que essas pessoas são assexuadas e acharam que eu as ofendi?

Faça tudo para que a depressão não se apodere de sua pessoa. Lembre-se que a vida é linda, maravilhosa e que devemos desfruta-la até o último segundo. Jamais deixar que ela lhe domine antes da hora marcada!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

Nenhum comentário: