terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

UMA REALIDADE LAMENTÁVEL!

 

Antonio Nunes de Souza*

Para muitos, posso parecer sádico, crítico infame, sacrílego ou desmancha prazer, fazendo declarações reais, pois, todos preferem esconder essa realidade, cada vez mais crescente! Refiro-me aos eventos religiosos (missas, procissões, cursilhos, cultos, sessões espíritas, etc.) que, na sua maioria, seus seguidores são pessoas idosas, enfermas, pobres, desempregados, e alguns poucos ricos, a fim de conseguir perdões pelos pecados cometidos. Nota-se perfeitamente, que os desgastes físicos, a proximidade da morte, e a procura de melhoras, são na verdade, a razão principal de termos a oportunidade de ver determinadas pessoas com idas constantes aos templos sagrados. Uma verdadeira busca de perdões, curas, lugar no céu e, quem sabe, uma guinada financeira misteriosa de mais de 360 graus!

As igrejas, templos e congregações, hoje estão apelando para musicalidades, colocando centenas de padres, pastores, freiras, rabinos, pai de Santos, etc., como cantores de músicas com letras religiosas, porém, com ritmos dançantes da moda, no sentido de angariar a juventude, trazendo uma camada de novos seguidores, para suas diversas seitas. Para mim, isso é uma lamentável realidade, que somente os cegos não percebem, ou fazem que não percebem, para não quebrar o novo encanto de apascentar ovelhas. Se nós, pobres humanos, pessoas simples, percebemos esse interesse, imagine vocês o que diz de tudo isso a Divindade Celestial? “Será que só nos procuram quando estão na pior?”

Vamos mudar esse comportamento, somente lembrando da existência de Deus, quando estão debilitados, necessitando de ajudas, talvez aquelas ajudas que negaram a outros quando poderiam servir!

Pelo andar da carruagem, certamente, dentro em breve, teremos grandes festas de arromba nessas casas religiosas, com cobrança de ingressos, abadás, e por que não fantasias? Tenho certeza que essas atitudes, Deus não está no comando!

*Escritor, Historiador, Cronista r Poeta!

GUIDO O GAY!

 

Antonio Nunes de Souza*

Ser gay para ele era uma coisa normal, e encarada por todos com naturalidade, pois, desde criança, já manifestava seus trejeitos, desejos pelos meninos, roupas com toques femininos e um jeitinho todo “afrescalhado” no andar e falar. Guido representava muito bem, aquele tipo de homem que já nasceu para ser homossexual sem possibilidades de retrocesso!

Não adiantou seu pai passar muito tempo tentando mudar a sua cabeça. Até que parou com a ideia, pois estava vendo a hora de Guido mudar era a dele. Com todos completamente convencidos e acatando-o, como ele era e adorava ser. Como bom estudante, fez faculdade de letras, porém, nunca quis lecionar, dedicando-se a fazer um curso de cabelereiro e maquiador fora do Brasil, custeado pelos ricos país, voltando cheio de certificados e qualificações, para montar o seu salão! E assim fez de sociedade com sua irmã, já enfronhada no ramo!

No decorrer do tempo, o salão prosperou em termos de frequência, tornando-se em um dos TOPs da cidade!

Guido, por sua vez, saía com alguns namorados eventuais, porém, sem se envolver emocionalmente com nenhum, preservando-se solteiro, morando com os país. Até que um dia, numa casa noturna conheceu Raphael. Conhecido como Rafa, todos da redondeza sabiam que ele nada tinha de gay, era mais um garoto de programa, que não olhava sexos, desde quando conseguisse uma boa grana pelos seus desempenhos. Mas, mesmo não desconhecendo esse fato, Guido apaixonou-se perdidamente por Rafa!

Além de enche-lo de presentes, alugou um apartamento para que os dois morassem, vivendo tranquilamente um nos braços do outro. Um pela parte do dinheiro e o outro pelo amor!

Aconteceu que certo dia, Guido saiu para trabalhar como fazia normalmente, deixando Rafa como de costume, dormindo até mais tarde, e depois ele ia para a praia ou academia. E foi na academia que Rafa conheceu Sandra Regina, uma coroa tesudíssima e cheia da grana, que se apaixonou por ele, dando-lhe, no primeiro encontro, um relógio Rolex de ouro, que foi do seu falecido marido. Ele, profissional, sabia ser bom na cama para abrir as bolsas generosas das clientes!

Rafa continuou com sua dupla personalidade, atendendo ambas as partes, recolhendo uma grana solta, desfrutando de mordomias, até que Sandra Regina resolveu ter exclusividade, já que ela sabia do caso com Guido. Aí, percebendo que ficar com a mulher era melhor negócio, resolveu contar para Guido, pedir desculpas, compreensão, etc., ficando, daquela data em diante, apenas amigos. Guido, tremendamente chocado pelo amor que tinha, e os grandes sacrifícios financeiros que sempre fez pelo amante, sem dizer uma palavra, levantou-se, foi até o quarto e voltou com uma arma na mão, deflagrando seis tiros no peito de Rafa, que, com os olhos arregalados e surpresos, se debatia nos estertores da morte!

Guido não fugiu, ficou ao lado chorando, até que os vizinhos alertados pelo barulho dos tiros foram aparecendo, e vendo a cena grotesca e sangrenta. Chamou-se a polícia, Guido foi levado preso e, passado um ano, foi julgado, condenado a dez anos e sete meses!

Na prisão, pelo seu bom comportamento e formação, trabalha como bibliotecário do presídio, todos o adoram, provavelmente saíra em breve, voltando para seu salão, que continua funcionando com a administração da irmã!

Percebe-se nessa história o comportamento anormal de Rafa, a escolha errada de Guido, e o poderio de Sandra em função do dinheiro. Infelizmente, não tivemos um final feliz, pois todos sofreram com os resultados!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

A CHEGADA DE MEU AMIGO NO CÉU!

 

Antonio Nunes de Souza*

A campainha de sininhos tocou insistentemente por trás daquela imponente porta, indicando a chegada de alguém. Lá de dentro, ouviu-se a pergunta familiar: Quem é?

-Sou eu Fernando Caldas!

S. Pedro confirmou através do olho mágico e, sem delongas, abriu a porta e mandou o novo morador entrar, orientando-lhe que sentasse num puff de nuvens, enquanto ele terminava uns registros, e logo em seguida conversariam!

-Obrigado São Pedro! Disse Ferdinando, meio tímido e preocupado com seu novo destino, num lugar tão cantado e decantado, mas, totalmente desconhecido para ele!

Passados alguns minutos celestes, São Pedro aproximou-se dele, vestindo uma bata toda plissada, desejou boas vindas e, sentando-se ao seu lado, em uma linda almofada bordada de hóstias douradas e apliques de medalhinhas de santos em sua volta, estendendo o braço para cumprimentá-lo, onde se podiam ver dezenas de fitinhas do Bonfim amarradas! Fernando apertou sua mão quente e macia e, nos seus pensamentos, passou a ideia que o santo era gay. Mas, deletou logo esse pensamento, pois, se o homem tivesse o poder de ler a mente, se ferraria indo para o inferno!

-São Pedro seria uma mentira da minha parte, dizer que estou feliz e é um prazer estar aqui. Não pelo lugar, pois é almejado por todos. Apenas, porque gostaria de ter demorado mais uns anos na terra, para desfrutar melhor minha vida, principalmente a sexual que, tolamente, dediquei apenas a duas mulheres: minha esposa e uma amiga que me deixei seduzir, além de uma modesta tentativa com uma Profeta. Dediquei toda minha vida aos estudos, escrever, cantar, compor, cuidar dos filhos e lecionar!

-E transar que é bom você deixou de lado?

-Mas...São Pedro! Essas suas palavras me deixam assustado, vindas da boca de um santo!

-Que São Pedro e Santo que nada meu filho! Os tempos agora são outros, e temos que acompanhar essa raça humana que alterou todos os conceitos do Senhor. Eu mesmo, sempre leio umas crônicas de um cara chamado Antonio Nunes, e tenho aprendido muito nessa área e, aqui hoje, para entrar e for mulher bonita, tem que dar um pouquinho, senão mando na hora direto para o purgatório. Sigo a lei de S. Francisco: “É dando que se recebe!”

-E o Senhor o que é que diz disso tudo?

-Nada meu filho! Ele já está velho demais, e com essa tal de Alzheimer, se esquece de tudo e perdoa a torto e a direita!

-Pô Pedro! Falou Fernando (já sem muitas cerimônias). Então eu dei o maior vacilo da vida sendo o homem que fui?

-Claro meu filho! Ultimamente o menor transador que aqui chegou, faturou dezenas de mulheres e foi recebido com festa e alegria pelas da casa. Aqui transar não é mais pecado, tornou-se penitência. E, assim que mandarmos buscar Antonio Nunes, contrataremos ele para fazer uma nova constituição celestial, com modificações nos estatutos e nas tábuas da lei de Moisés, que será a maior revolução nesse imenso céu azul. Queremos como no Brasil, que qualquer crime tem direito a habeas corpus!

-E mediante a vida que levei, bonzinho e direito, o que será de mim aqui no céu?

-Bem...já que você desconhecia essas mudanças, e conservou um pinto caseiro, o mais que posso fazer por você é colocá-lo como apontador de gays, já que temos um parque enorme onde reunimos todos eles, e precisamos catalogá-los sempre, pois são muitos desunidos e brigam constantemente, um querendo brilhar mais do que o outro, todos querendo se fantasiarem de Espírito Santo. E você, com esse pinto semi-virgem, poderá acalmá-los nos eventuais conflitos. Mas, não se esqueça de usar preservativos!

-Tudo bem Pedro! Não era isso que esperava, mas, como a culpa foi minha, estou pronto para pagar meus pecados. Apenas uma pergunta: Isso será todos os dias?

-Sim meu filho querido. E lembre-se que os dias aqui são longos. Siga aquele anjo, que ele vai lhe levar para seus aposentos, no condomínio dos meios-donzelos, situado numa nuvem com uma vista linda para sua querida cidade Itabuna!

-Obrigado Pedro!  O Senhor é meu pastor e nada me faltará!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

TEM PROBLEMA QUE VEM PARA SOLUCIONAR!

 

Antonio Nunes de Souza*

Tem coisas que o destino coloca em nossa frente, que para muitos não tem valor, mas, como dizem: “não tem preço”!

E foi o que aconteceu com Rommel, jovem de classe média, formou-se em direito com muito sacrifício, e no seu começo de carreira profissional, apareceu no escritório um cliente, solicitando que ele providenciasse uma ordem de despejo de uma inquilina. Era uma questão pequena, mas, para quem estava começando qualquer coisa pra defender uma grana ele pegava!

Assinada a procuração, tomados os dados, acertos de remuneração, etc., logo a tarde ele foi até o imóvel conversar com a moradora, que era uma viúva, para ver se a convenceria sair, sem a necessidade de ação em juízo. Lá chegando, foi bem recebido, sentou-se e começou a conversar com Dona Rita! Ela revelou sua péssima situação financeira, com a morte acidental do marido Adalmir, ficou apenas com uma pensão de um salário mínimo e, em vista disso, estava atrasada em seis meses de aluguel, sem nem saber o que fazer, já que morava com a filha já mocinha, mas, ainda estudando com apenas 17 anos, e não tinha nem condições de arranjar um emprego. Ao relatar esses fatos ela chorava muito, sensibilizando bastante a Rommel. Nesse momento chega a filha de Rita que, ao ver a mãe aos prantos, corre para ela, achando que Rommel havia a tratado mal, e que era um desconhecido qualquer. Partiu para ele com o dedo em riste, e foi logo descarregando uma série de impropérios e desaforos! 

A mãe entrou no meio falando que não era nada disso, e que tratava-se de um advogado muito educado, que ali estava à procura de uma solução amigável, sobre o aluguel atrasado!  Acalmados os ânimos, a filha Olga desculpou-se e sentou-se para participar da conversa. Então, mediante a complicação financeira e a situação das duas, Rommel resolveu conversar com calma com o proprietário, no sentido de pôr uma questão de caridade e solidariedade, dar mais um prazo as duas mulheres e, com uma boa conversa, conseguiu uma prorrogação de mais três meses, além de algumas vantagens!

Dia seguinte Rommel voltou a casa, e lá chegando Dona Rita não estava, porém, a filha Olga estava de short fazendo a faxina da casa. Atendeu ele, mandou entrar e sentaram-se frente a frente, ela logo preocupada perguntou: O senhor conseguiu alguma coisa? Vamos ter que sair imediatamente? Meu Deus, e onde vamos morar?

-Calma Olga! Vamos esperar sua mãe chegar, que conversarei o que acertei com Sr. Tadeu, o proprietário!

-Oh! Rommel, posso lhe tratar de Rommel doutor?

-Claro, esteja à vontade, somos jovens e isso é natural!

-Então Rommel me diga logo o acertou, pois estou morrendo de preocupação e curiosidade!

-Está bem! Consegui com Tadeu mais três meses de tolerância, e se entregue nesse prazo ele dispensará todo aluguel atrasado!

Ao ouvir isso, Olga não se conteve e abraçou Rommel, dando-lhe vários beijos no rosto, como agradecimento, pelo seu bendito trabalho. Rommel ficou meio assustado com a reação, mas, entendeu que significava muito para elas, as condições conseguidas por ele. Aí, Dona Rita chegou, foi repetida a conversa, muitos sorrisos de alegria e, inesperadamente, como já era meio dia, Olga convidou Rommel para ficar para o almoço, que ela tinha preparado uma deliciosa lasanha. Ele aceitou, comeram, tomaram um vinho que ele foi buscar no bar da esquina, trocaram confidências e, quando ele se despediu, já deixou marcado para voltar na noite seguinte, para uma visita amistosa e social!

O Resultado é que durante os meses do prazo dado, Rommel começou a namorar com Olga, e como acontece normalmente hoje em dia, com dois meses, ele alugou uma apartamento de três quartos, e no prazo acertado, entregou a casa e todos foram morar juntos, logicamente, ele já maritalmente com a linda jovem Olga, deixando Dona Rita feliz da vida de ter resolvido seu grande problema, além de “casar” sua filha, com um jovem e promissor advogado!

Tendo-se paciência é fé, depois da tempestade, acontece surgir a bonança. Mas, nunca deixe o desespero atrapalhar!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

domingo, 26 de fevereiro de 2023

O PROBLEMA É GRAVE E A CONSEQUÊNCIA TAMBÉM!

 

Antonio Nunes de Souza*

Quando tentamos consertar algum problema, eventualmente, surge um outro, proveniente da solução do objetivo primeiro! Parece confusa a explicação, mas, simplificando, posso melhor dizer, que quando limpamos imundícies, terminamos sujando as mãos. Ou seja: você resolve uma coisa e sofre outra!

O fato que me atenho, é a retirada dos aproximados 20 mil garimpeiros ilegais, instalados nos territórios indígenas, que o governo está expulsando, determinando suas saídas imediatas, destruindo seus equipamentos, tratores, aviões, dragas, embarcações, moradias, etc., saindo eles sem destinos certos e, pior que tudo, sem outras profissões, pois, seguramente, suas habilidades estão e foram voltadas para a mineração. E além da falta de formação profissional, são indivíduos habituados a andar fora da lei, ligações com contrabandistas de ouro, pescas, armas e drogas que, certamente, infestarão negativamente todas cidades circunvizinhas, causando uma série de problemas, com o recebimento dessa grande leva de pessoas, que trazem em seus hábitos e costumes, atitudes, perigosas, desabonadoras e desagradáveis!

Creio que se faz mister, que o governo, além da justa e correta retirada, procure dar um certo apoio social, comercial e médico, para que essa revoada de pessoas, que em seu bojo tem muitos contaminados pelo mercúrio, doentes de malária e outras enfermidades, no sentido de, como se diz no popular: “Vestir um Santo e desvestir outro”. Ainda mais que esses santos desvestidos, estão sujeitos a causar uma série de problemas prejudiciais nas comunidades que se estalarem!

Creio que essa atitude, deveria ter sido programada com antecedência, e não deixada para quando começar a aparecer os nocivos e complicados problemas que advirão!

Estamos vendo que lidamos com muitos que são bandidos, criminosos e pistoleiros, pois, já estão trocando tiros com os policiais do IBAMA e da federal. Sinal que estão dispostos a tudo, e essas pessoas nas cidades, obviamente, trarão sérias e graves consequências!

Ainda está em tempo de consertar essa falha, antes que os males maiores aconteçam!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

sábado, 25 de fevereiro de 2023

A FICÇÃO QUE PODERÁ VIRAR VERDADE!

 

                                                    Antonio Nunes de Souza*

Estamos às vésperas de uma possível grande guerra mundial, sendo o grande pivô os Estados Unidos da América. Vivemos no ano de 2081, depois de passados dezenas de anos das eleições para presidente, vencida pelo negro Barack Obama, provocando uma guinada jamais esperada, num país com a tradição racista das mais fortes no mundo!

Provavelmente, a escolha desse homem para governar o país naquela época, que sempre foi considerada a maior potencia mundial, deveu-se a insatisfação do povo americano, imaginando que uma mudança radical seria a solução para seus problemas, causada pela própria prepotência e arrogância, enraizadas no patriotismo dos ditos super homens!

Assim pensando, elegeram o primeiro negro para habitar a casa branca em 2008, começando a nova era, onde os “afros e seus descendentes” passaram a ocupar um espaço que, por muitos anos, não tinham nem nas escolas e nem em lugares descentes, excetuando a copa e a cozinha!

Começamos a ver e sentir de perto, que o negro não é apenas bom nos esportes, danças, músicas, etc., como se pensava e era difundido nas escolas. Assim que tiveram oportunidades, conseguidas com muita luta e perseverança, foram chegando pelas beiradas e, num piscar de olhos, passaram a ocupar lugares e cargos de destaques mundiais, mostrando a capacidade de uma brilhante etnia, jamais prestigiada em todo mundo, graças ao imbecil preconceito racial que, estupidamente, supõem que a cor da pele ou cabelos lisos aumentam o QI das pessoas!

Então, décadas atrás, depois que o Presidente Obama iniciou uma conscientização e união dos povos, para que todos fossem beneficiados uniformemente, mesmo com a resistência de uma grande parte da população, isso foi conseguido progressivamente nos seus oito anos de governo, graças à reeleição, tendo sofrido nesse período o mesmo número de atentados contra sua vida. Mas, assim mesmo, conseguiu depois de algum tempo, colocar sucessores da mesma etnia!

Se os negros já tinham seus valores através do esporte, dança, música e, com destaque, o cinema, normalmente foram aumentadas suas cotações preferenciais graças a política. E, afetivamente, ampliando significativamente, o nascimento de mulatinhos e sararás, etc., dando uma alavancada espetacular na miscigenação americana. Não raro encontramos babys pretinhos com olhos azuis, verdes, violetas, alguns até com cabelos lourinhos e lisos (esses últimos são raros, pois, o cabelo pixaim é forte demais). Nessa época já começava a nova era americana e o fortalecimento do negro no continente, uma vez que foram ampliadas as ajudas aos países africanos, e a entrada para estudantes e estagiários nos States foi uma dádiva para os que chegavam e, conseqüentemente, reforçava a já maioria da nova raça que surgia no país. Para nós brasileiros isso não constituiu nenhuma novidade, pois, desde o descobrimento, que misturamos raças mais do que feijão com arroz ou café com leite. Mas, para os americanos, em geral cheios de preconceitos, foi uma novidade aceita aos poucos, ou forçosamente, pela realidade dos fatos!

Imaginem vocês, até a igreja católica habituada a se aconchegar aos poderes para ter vantagens, mudou a exclamação tradicional da santa missa de: Hosana nas alturas, para “Obama nas alturas”. Vexatório, mas, faz parte da história!

Os presidentes que sucederam Barack Obama acompanharam a sua política e, nessas décadas, os negros ampliaram seus poderes, direitos, respeito e população. Se olharmos hoje numa visão panorâmica o Central Parque, raramente poderemos visualizar um branco (a não ser os garis), em virtude dos nascimentos de mestiços que, pela força do poderio da raça, deixa seus traços bem delineados nas características!

E, não sei se por vingança ou necessidade, já que a Europa tornou-se decadente, o dinheiro do mundo centralizado nos States e os negros já não querem mais se submeter aos serviços domésticos ou subempregos, alguém teve a triste idéia de aproveitar a situação, e explorar a escravidão de brancos que, lamentavelmente, transformou-se em uma antiga África em função da fome e da miséria!

Já em 2067, sorrateiramente, a marinha americana começou a trazer europeus para realizar trabalhos escravos, escudando-se em declarações que estavam ajudando um povo sofrido e decadente. E, de 2069 em diante, era comum chegar diariamente nos portos de New York, navios carregados de brancos, denominados de “Navios Branqueiros”. Numa alusão aos nossos antigos navios negreiros!

Na verdade não havia os maus tratos de senzalas, chicotadas, etc., mas, o trabalho era duro, fiscalização policial forte e, aqueles que não estivessem correspondendo nas funções, eram duramente penalizados, inclusive devolvidos as suas origens onde a fome campeava! 

Felizmente, depois de reuniões confidenciais constantes entre todos os países do mundo (já que através da UNO seria inviável), programaram uma invasão armada, no sentido de conseguir sair do julgo dos Estados Unidos, agora liderados pelos pretos detentores das maiores fortunas e os mais elevados cargos privados e públicos!

Hoje, ano de 2081, em qualquer empresa pública ou estatal seus presidentes e diretores são todos negros, mulatos e sararás. Aos brancos são reservados os cargos de terceiros e quartos escalões, mesmo assim os nascidos e legalizados no país. Aos brancos importados da Europa, são destinados os serviços de faxina em geral. Os chamados subempregos, que no passado eram destinados aos imigrantes!

Nossa preocupação nesse momento é que, a qualquer hora, podemos ver nos céus aviões bombardeando Washington e Nova York, e o pânico reinando em todo mundo, já que os interesses são grandes e existem solidariedades divididas para ambos os lados!

Lamentavelmente, seja o que Deus quiser. Sem nenhuma dúvida, agora podemos dizer, “literalmente”, que as coisas estão pretas!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

NEM TUDO QUE CAI NAS REDES É PEIXE!

 

Antonio Nunes de Souza*

Para quem no passado tinha de consultar uma enciclopédia, para tirar dúvidas, ou adquirir novos conhecimentos, a chegada da internet foi um verdadeiro assombro, que nos deixou deslumbrados, com algo super útil, prático e literalmente, sensacional!

Porém, passados os momentos dos deslumbramentos, a informática foi se tornando cada vez mais popularizada e, mais que depressa, passou a ser um instrumento perigoso e penetrante em todos os lares, e em seguida nos lançamentos sensacionais e deslumbrantes dos telefones celulares, que foi outra novidade, deixando as pessoas de bocas abertas. E, com essa penetração quase que sexual, pois fodeu com muita gente, começaram as famosas fake news, vídeos forjados colocando os rostos de pessoas em imagens indecorosas, dublagens de declarações falsas, notícias completamente inversas a realidade, conselhos nocivos, orientações descabidas, além do uso político com a maior falta de caráter, homofobias, preconceitos, ódios, etc., provocando sérias complicações e prejuízos financeiros e sociais!

Aí, como sempre acontece em todas vertentes, apareceram logo os tais dos “influencer”, constituídos na sua grande maioria de babacas que fazem um vídeo com qualquer bobagem e, como o povo está totalmente idiotizado, viralizam de tal forma que, imediatamente, eles conseguem milhares de seguidores, tornando-se adoráveis ídolos nacionais. Porém, qualquer pessoa qualificada e de boa formação, por mais que se esforce, não consegue ver algo de útil ou interessante nas tolices apresentadas. E além das imbecilidades, uma grande fatia é composta de moças e rapazes de boas aparências, normalmente cheios de tatuagens, que como ganham muito com suas peripécias, passam a ser exibicionistas, com ostentações nas roupas, carros, festas, joias e companhias femininas e masculinas famosas. Sendo que, inúmeros deles, sempre estão envolvidos com a polícia por causa de estupros, drogas, lavagens de dinheiro, pirâmides e outras falcatruas condenáveis!

Vale dizer, que não estou generalizando em nenhuma hipótese, tem uma fatia que é séria e benéfica, fazendo o seu trabalho, trazendo algo de interessante, divertido e útil para os seus seguidores, e com isso, terem fé de ofício no mercado das famosas redes!

Infelizmente, essa parte podre na NET é culpa das pessoas que a usa, ela não foi criada para essas finalidades, mas, lamentavelmente, as grandes redes que fazem parte dela, ganham bilhões de dólares anualmente, facilitando que sejam inseridas as mais escabrosas notícias, mensagens, vídeos e fotos!

O mundo inteiro está preocupado, com o alastramento do discurso de ódio e mentiras, infiltrados na informatização, estando vários países de ponta, pretendendo oficializar uma lei, que coloque um freio imediato nesse seguimento!

Vamos passar a usar as redes com coerência, educação, respeito, evitando, rigorosamente de repassar o que chega em suas mãos, sem que procure a veracidade. Não banque o imbecil idiota, sendo um repassador de notícias falsas, pois, foram com esses seus repasses, que o Brasil elegeu um mentiroso, corrupto, que quis implantar uma ditadura fascista em nosso país, através de um golpe baixo, com desordens e crimes, contra a constituição, democracia e o patrimônio público!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

VIVA O NORDESTE BRASILEIRO!

 

Antonio Nunes de Souza*

Todo mundo diz que no Brasil, a vida começa depois do carnaval. Parece ter um toque de verdade, porém, na nossa querida, gloriosa e maravilhosa Bahia, tudo é diferente. Ou melhor dizendo, no nosso sensacional, heroico e valente nordeste, os festejos são super intensos e ininterruptos, mas, veementemente, trabalhamos pra caralho, não só nos intervalos, como também nas próprias festas!

Esse nosso comportamento, nos deu uma fama no passado de acomodados, preguiçosos, lentos e sonolentos, porém, com nossos destaques mundiais nas artes, literatura, ciência, esporte, música, turismo, beleza, culinária e uma solidariedade invejável, tapamos as bocas venenosas do sul e sudeste, que por desconhecimentos, erroneamente, assim pensavam!

Aqui nossa vida é super intensa, mas, seguramente, as festas fazem porte integrantes do nosso cotidiano, pois é nosso bálsamo estimulador do trabalho. Como posso acordar alegre pra trabalhar, se na noite anterior eu não fui ao ensaio de um bloco para o próximo carnaval? Tem cabimento eu não ir ao pelourinho duas vezes por semana, para ver um show ou ouvir as apresentações do Olodum? Não tem nem graça eu estar por fora de participar de uma quadrilha para o S. João. Que nos ensaios sempre tem uma esfregação de forro, que as vezes acaba numa gostosa cama. Tem cabimento no verão, deixar de depois das 18 horas, sair do trabalho e ir para o Porto da Barra ver um lindo pôr do sol, e tomar um banho de mar até as 20 horas? Mermão, se eu não fizer essas porras todas, sinceramente, estarei “literalmente” envergonhando os baianos e nordestinos em geral!

Aqui, orgulhosamente, temos carnaval, ressacas do carnaval, micaretas em várias cidades, emendando com o S. João, seguido do S. Pedro, Dois de Julho com a festa do Caboclo, e daí pra frente já começam as preparações para o Natal, Réveillon, lavagens das igrejas. E sabe quem vem “pocando” nos deixando loucos? Os ensaios dos blocos e Afoxés, e esses eu não perco de jeito nenhum, pois é onde dá mulher até as canelas, e todo mundo afim de acasalamento!

Diga aí mermão: Somos ou não somos especiais? E além dessa maravilhosa vida, ainda temos visão política, que sabiamente, expurgamos aquela praga que nos atormentou por quatro anos!

Viva nosso trabalhador e festeiro povo nordestino!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

 

SEJA EVANGÉLICO, MAS NÃO SEJA IDIOTA!

 

Antonio Nunes de Souza*

Todos sabemos que existem milhares de religiões e crenças em todo mundo e, literalmente, todas elas devem ser muitíssimo respeitadas, pois são oriundas de culturas, hábitos e costumes, baseados em seus Deuses e Santos. Temos como as mais famosas o Cristianismo, Budismo, Maometismo e o Candomblé. Sendo que todas elas tem centenas de ramificações, cada uma com similaridades, porém, algumas nuances diferenciadas!

No cristianismo, existem duas fortemente professadas, que são: católica e evangélica. Ambas seríssimas e cada dia ampliam mais seus seguidores. Tendo apenas um diferencial, que é visto a olhos nus, que uma grande vertente da evangélica, por ter entre seus fiéis uma grande maioria de pessoas de pouca instrução, pobres e desesperadas, aproveita-se para explorar, não só financeiramente, como incutir em suas mentes fracas, ideias absurdas, no sentido de manipula-los com facilidade. No caso atual, com os desejos ferozes de galgarem cargos políticos, fazem uma verdadeira lavagem cerebral nas suas pobres ovelhas, conseguindo os seus intentos eleitoreiros. Hoje já contamos com dezenas de vereadores, prefeitos, deputados e senadores, todos bispos e pastores, que foram eleitos pelos tolos fiéis, iludidos com mentiras deslavadas e milagres circenses e programados, deixando os fiéis boquiabertos, e certos que seu pastor vai lhe levar para o céu. Como é triste e lamentável ver isso acontecer, inclusive com pessoas amigas!

Estive conversando com um devoto que já está domado e fanatizado, que disse-me orgulhosamente, como se fosse um grande conhecedor, que o Brasil vai virar a Venezuela, se tornará comunista, estaremos todos perdidos, excomungados, etc., tudo isso, baseado em fake news que são programadas e encaminhadas para os tolos “paus mandados” acreditarem, e repassar imediatamente. Aí eu disse para ele: Você sabe o que é comunismo? Já leu a respeito? Sabe o que é fascismo? Vá ler e se informar em vez de bancar a “Maria vai com as outras”, repetindo bobagens. O Brasil tem 523 anos de descoberto, mais de 100 anos de república, tivemos dezenas de presidentes, golpes militares, o PT governou por 12 anos, e nunca foi implantado o regime comunista em nosso país, pois, com certeza, nosso povo detesta regimes totalitários, quer seja da direita, como da esquerda. E se alguém tentar, como agora tentaram a ditadura fascista, nós botamos para fora. Assim como se o atual pender para o comunismo, novamente procederemos do mesmo modo, pois, somente nos interessa conservar a nossa liberdade democrática!

Eu elogio ou combato qualquer que seja o governante, em função dos seus atos e, nesse momento, mesmo com menos de dois meses, podemos ver com a máxima clareza, que tínhamos um verdadeiro canalha enganador por 4 anos, desgovernando o país. Mas, para a vertente podre do evangelismo, tratava-se de um “Mito”, e até, absurdamente, diziam ser a “volta do Messias”!

Portanto meus amigos, acompanhe os atos e ações que estão sendo realizadas pelo governo, e veja se tem algo relativo a comunismo. Mas, antes vá ler o que seja comunismo, para poder comparar. Continue sendo um bom religioso evangélico, tenha a sua valorosa fé, mas, pelo amor de Deus, não seja um idiota, servindo de escada para pastores enganadores e mau caráter!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

ESSES ORIENTAIS SÃO ESPECIAIS!

 

Antonio Nunes de Souza*

Depois do mundo ficar estarrecido tempos atrás, e se divertido com o episódio cômico, bizarro e patriótico do jornalista árabe, que num ato de bravura e coragem, externou sua repulsa ao presidente George W. Bush, atirando um par de sapatos, que infelizmente não acertou, os orientais capitaneados pelos chineses e japoneses, vislumbraram logo a ideia de fabricar sapatos qualificados para tal fim, sem que se tenha a preocupação de erros, e com precisão absoluta nos alvos desejados!

É bom salientar, que esse gesto de arremessar sapatos, tem um grande significado de desprezo e horror, além de nojo pela pessoa. Isso vem de um antigo costume das Arábias, bem cultuado!

Os japoneses que são especialistas em detalhes, e tecnologia de ponta na computação, já estão anunciando para breves dias, calçados com controle remoto e chips especiais, que podem ser sacados dos pés e arremessados, sem o auxílio das mãos, com velocidade de 5.000 megabytes, memória RAM que, depois de acertar o alvo, retorna para os pés numa velocidade de 80 Km, para que o agressor possa correr e se livrar de ser preso pelos seguranças. E, nos casos que se deseje uma ofensa mais determinante, poderá ser adaptada no salto, uma descarga de pimenta com suco de urtiga, para que seja expelido na hora do impacto. Como também, com apenas alguns poucos dólares, com a segurança de um foguete dirigível, pode ser acrescido de um micro GPS, que servirá de plano B, caso algo, eventualmente, falhar!

Como complementação, os japoneses oferecem uma garantia de 4 anos (vigência da gestão), e como brinde, todos os sapatos terão acoplados como equipamentos básicos: Uma máquina fotográfica para imortalizar a cara do cliente no ato, um mine gravador sensível para registrar o grito de dor, e o nome feio que o cara var dizer, com referência a mãe do agressor!

Já os chineses, que ainda não dominam com a mesma exatidão dos inteligentes japoneses, usando sua mão de obra barata na falsificação das famosas marcas de tênis, estão projetando algo mais simples, porém, com eficácia: Tênis com solados bem grossos, que na ocasião do impacto, serão inflados com excrementos de cães (vira lata que fede mais) e explodirão para desmoralizar a pessoa atingida, deixando patente o ódio e o desprezo do agressor. Entretanto, infelizmente, não oferece nenhuma proteção ao valente atirador, ficando por conta do mesmo se livrar do pepino posterior. Pois, para eles, ser patriota de verdade é saber enfrentar os seus atos e morrer pelo seu país. Obviamente, pelos riscos, os preços são bem mais accessíveis que os dos japoneses. E esses podem ser usados com tranquilidade, nos países que ninguém vai preso por nada, a justiça não é cega e enxerga uma boa propina a distância, nem vê o código penal mesmo estando ao seu lado!

Tudo isso vem provar, como dizem os sábios, que todas as crises veem para ativar as mentes humanas com novas invenções, tecnologias e fazer o progresso desenvolver!

Mas, se isso virar moda na América Latina, muitos políticos terão que se apresentar em público, usando capacetes e aquelas máscaras de esgrimistas!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

ESSE MAL ATINGE TODOS!

 

Antonio Nunes de Souza*

Com a maior clarividência, estamos vendo e vivenciando, uma hecatombe que acontece lentamente, deixando todos completamente assustados, mas, curiosamente, pouquíssimos se preocupam realmente, para que essa desastrosa situação, seja pelo menos minimizada. Sendo a ação da maioria é simplesmente falar sobre o fato, porém, pouco ou muito, colaborando efetivamente, para que ele seja ampliado!

Estou tristemente, falando sobre a poluição ambiental, que em função das descargas de gases tóxicos desprendidos pelas fábricas, refinarias, minerações, veículos, fogões domésticos, incineradores, aliados aos constantes desmatamentos com destruição da fauna e flora, culminando com as sujeiras dos descartes de embalagens plásticas, lixos diversos e entulhos de papeis e outros detritos, nas praias e ruas!

Pelo visto, pode-se dizer que todos condenam, reclamam, porém, paradoxalmente, todos participam de alguma forma, para que esse perigoso problema, aumente meticulosamente, pondo todos em grande risco!

Temos que citar certas atitudes dos países ricos e até emergentes, que em vez de olhar para o nosso planeta, que tem o privilégio de contar com seres humanos, já que desconhecemos o que ocorre nesse vasto universo, gastam bilhões de dólares em explorações espaciais (lunares e marcianas), enquanto milhares de humanos estão morrendo de fome e doenças aqui na terra, principalmente no continente africano. Essas atitudes são exemplos cruéis de falta de humanidade, solidariedade e amor ao próximo. Isso é lamentável, degradante e imperdoável, mas, infelizmente, todos os dias surgem novos projetos nessa área, com derramamento de fortunas, que dariam para melhorar consideravelmente, nossa querida terra, dando condições de vida invejável para todos. Pois, se assim continuar, em breve nossos filhos e netos, terão de andar nas ruas com máscaras e depósito de oxigênio na cintura, isso aqueles que sobreviverem e tenham condições de ter esses equipamentos! Pode parecer exagero, mas, os acontecimentos atuais, dá perfeitamente para se vislumbrar esse trágico futuro!

No nosso país, felizmente não temos vulcões, terremotos, guerras nem outras coisas ameaçadoras, porém, pelos desmatamentos brutais, já conseguimos enlouquecer as quatro estações climáticas, chovendo muito em alguns lugares provocando desmoronamentos, secas cruéis em outros, frios e neves em pleno verão em regiões inesperadas, além de animais silvestres invadindo as cidades!

Saibam que todos nós estamos sofrendo, porém, todos nós somos culpados e, de alguma forma colaboramos, mesmo até aqueles que procedem corretamente, mas, erradamente, não faz nenhum protesto ou alerta!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

ESSA VERGONHA TEM QUE ACABAR!

 

Antonio Nunes de Souza*

Todas as pessoas coerentes, civilizadas, educadas e decentes, estão estarrecidas desde seu início em 2017, e seus vastos prolongamentos nos últimos quatro anos, as torrenciais e avassaladoras “fake news”, ou seja, mentiras descabidas, exageradas, sem fundamentos, que infelizmente, denigrem as pessoas, muitas não merecidas, assim como um derrame anormal de ódios, violências, ameaças, falsas orientações, direcionamentos errados, tudo isso para confundir, incrementar fanatismos, criar repúdios as instituições, chegando ao ponto de serem essas atitudes, consideradas crimes bárbaros, usados através das redes e, idiotamente, os abestalhados e vazios, repassam sentindo-se o maior dos mais bem informados!

Esse podre ciclo, temos que reconhecer que fui trazido para o Brasil, graças ao cretino fascista Jair Messias Bolsonaro e seus filhos, que veem conseguindo cargos políticos, ludibriando o povo, exatamente calcados nessa sórdida técnica, usada no passado por ditadores criminosos, como Hitler, Stalin e Mussolini, criadores do nazismo, stalinismo e fascismo. Não estou inventando, isso faz parte da história e está registrado! Eles usaram de mentiras, religião e família, criando como slogan de luta as palavras “Deus, Pátria e Família”. Isso porque, essas palavras bolem com as sensibilidades das pessoas pela religiosidade, o patriotismo e o ambiente familiar que, obviamente, são coisas que todos, geralmente amam. Aí, como não seguir um falso líder, que se diz lutar por esses temas?

Pois foi dessa forma, que os canalhas chegaram ao poder e, Jair Messias Bolsonaro e filhos, não fizeram por menos. Passou trinta anos engatinhando pela política, preparando-se e aos filhos, espalhou seu nojento plano, enganou os evangélicos, abraçou-se com os ricos privilegiados, entusiasmou os tolos classe média que pensam que são ricos, agregou uma vertente de imbecis “Maria vai com as outras”, complementando com os que tem o caráter igual a ele, e vibram e idolatram as façanhas de um bandido, desejando até ter as mesmas habilidades dele!

Tenho 81 anos, historiador, acompanho política desde 1954, com o golpe que derrubou Getúlio Vargas e, sinceramente, nunca vi essas coisas odiosas na política, nem na brutal tomada do país em 1964, pelo golpe militar das forças armadas!

Infelizmente, esse senhor e seus desatinados filhos, nojentamente espalhou esse pífio modelo de fazer política, baseando-se na mentira, deixando a população desorientada!

Mediante os prejuízos causados e os que continuam causando em todo mundo, a UNESCO organizou em Paris um congresso, convidando personalidades com conhecimentos expressivos, provindas de vário países, no sentido de criar leis rigorosas, para serem aplicadas contra as redes, para que sejam acabadas ou minimizadas ao extremo, tais vergonhosas atitudes, que hoje já virou podre rotina, com expressões que são verdadeiros discursos de ódio!

Mais uma vez chamo a atenção, para que quando receber essas notícias, mensagens e vídeos pela NET, antes de idiotamente repassar, vá na própria NET e veja se tem veracidade, não sirva de “pau mandado”, repassando nocivas fake news!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

O QUE O CARNAVAL PROPORCIONA!

 

Antonio Nunes de Souza*

Temos que reconhecer, que talvez a maior festa dançante/musical do mundo, nosso famoso e maravilhoso carnaval brasileiro, sem a menor dúvida, movimenta milhares de atividades já existentes, como também introduz e lança inovações inesperadas, estranhas, bonitas e inusitadas!

Começando pela vertente comercial, atendendo a ferocidade das pessoas e blocos, nas compras de roupas, fantasias, adereços, etc., aumentando consideravelmente os faturamentos que, por consequência, abre novos empregos nas fábricas, lojas, empresas de serviços, turismo, hotelaria, além de casas e apartamentos nas regiões dos circuitos, que são alugadas para camarotes ou moradias temporárias!

Na área da informalidade é uma grande mão na roda, pois, abre oportunidade para milhares de vendedores ambulantes, flanelinhas, seguranças, babás, cuidadoras e costureiras, sendo essas últimas, presenteadas pelas confecções de milhões de abadás e fantasias, para blocos e escolas de samba!

Já na vertente artística, podemos dizer sem exagero, que é a divina e maravilhosa época dos artistas e músicos, que botam a “tropa na sombra”, faturando o equivalente ao ano inteiro, pois, tranquilamente, se apresentam duas três vezes por dia e em várias cidades diferentes. Os mais famosos são até contratados com um ano de antecedência e a peso de ouro! Esses, dão também movimentação a auxiliares, caminhões de trios, táxis, ônibus, aviões, etc.!

Para os fabricantes de bebidas, não precisa dizer que é um verdadeiro presente dos Deuses, pois eles faturam muito e acima até do esperado, pois  é a estimuladora maior dos foliões!

Quanto as principais figuras do evento, que são os foliões, esses sacrificam até a alma para desfilar nos melhores blocos, pagando no cartão em doze vezes, distribuindo cheques especiais, deixando contas atrasarem, esquecem compromissos, negocia com agiotas, pois, carnaval é carnaval e vale qualquer sacrifício. Porém, além dos problemas futuros pelos endividamentos por impulsos e euforias, a vertente feminina, que normalmente solta a franga nessa festa diabólica, as que dão sorte e são previdentes, saem ilesas e cheias de bons prazeres e lembranças. As menos sortudas e descuidadas, sempre são premiadas com DSTs (doença sexual transmissível), e as porra-loucas e azaradas, infelizmente, dentro de nove meses estará ganhando uma produção independente, que lhe dará, seguramente, consumição pelo resto da vida. Com certeza, para essas desajustadas, será um carnaval inesquecível. Porém, elas dão prejuízo ao SUS, mas, em compensação, dão bons lucros aos ginecologistas e pediatras!

Lógico que também agitam e movimentam outras áreas, porém, essas são as principais no nossos maravilhoso carnaval brasileiro, que estimula milhões de turistas do mundo inteiro, para ver um país com trinta e três milhões de pessoas morrendo de fome, e o povo pulando, cantando e dançando nas avenidas!

Vale dizer, que os políticos aproveitam esse evento, pois, aqueles que oferecem as melhores atrações, são agraciados com uma boa votação no futuro. O velho “pão e circo”!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

LONGA NOITE DE ESCURIDÃO!

 

Antonio Nunes de Souza*

Acordei, abri os olhos e vi que ainda era noite. Tentei dormir mais um pouco, mas não consegui, pois senti que já havia dormido o suficiente, e a vontade era mesmo de me levantar. E assim fiz!

Com gestos lentos e preguiçosos, fui até o interruptor e liguei. Mas, para minha surpresa, a luz não acendeu. Fui tateando ao corredor e liguei outra lâmpada. Mas, também não acendeu. Imaginei que havia queimado. Aí pensei: Será que está faltando energia? Que chateação!

Para não ficar no escuro, e como queria saber as horas, andei até a cozinha, apanhei um fósforo e acendi para procurar uma vela para acender e ajudar a me locomover. Risquei o palito e, horrivelmente, senti calafrios nas costas, pois, mesmo sentindo o forte calor das chamas nos dedos, não conseguia ver a normal claridade. Ai, naquele momento, percebi que o problema estava em minha visão!

Meu Deus, será que estou cego? Esfreguei os olhos, fui aos tombos ao banheiro, lavei o rosto, mas, lamentavelmente, continuei sem nada enxergar em minha volta!

Pelos meus conhecimentos dos caminhos da casa, voltei até o quarto, sentei na cama e, com lágrimas nos olhos, comecei a me questionar: Será que Deus se esqueceu de mim? Por que está acontecendo isso comigo? Como posso acreditar e ter fé, se estou sendo castigado de uma forma tão brutal?

Ao mesmo tempo que soluçava e sentia uma grande dor no peito, fazia uma reflexão com as perguntas que acabara de fazer, procurando as respostas, que para mim não existiam!

Porém, me acalmando um pouco, comecei a encontrar as respostas com tanta clareza, que parecia que alguém estava ao meu lado orientando-me, e tirando todas as dúvidas do meu questionamento!

Minha primeira pergunta foi: Será que Deus se esqueceu de mim? Claro que não. Deus jamais se esquece dos seus filhos, sejam eles pecadores ou não. Nós somos a sua carne, seu sangue e a sua semelhança. Ele nos deu a dádiva da vida e, para seguir essa trajetória, nos nutre com o que realmente é necessário. Quando nos tira algo, não quer dizer que seja uma punição ou castigo, apenas para Ele, nós somos tão especiais que não precisamos de determinadas coisas, que para outros são muito importantes. Podemos viver sem elas, muitas vezes bem mais felizes e úteis. Com certeza absoluta, Ele está apenas nos preparando para uma determinada missão, que somente com a deficiência, poderemos melhor desempenhar, sendo o seu instrumento do bem. Poderíamos dizer que é: Ser deficiente para ser mais eficiente. É paradoxal, mas é uma realidade. Temos tantos exemplos no mundo, que se formos enumerar, passaríamos uma semana escrevendo. Vou citar rapidamente um: O rapaz que é tricampeão mundial de natação, não tem as pernas. E, por incrível que pareça, quando não era deficiente nem sabia nadar, e nem gostava de estudar. Hoje, além de ter uma formação universitária é um grande orgulho nacional e um professor respeitável. Em algumas ocasiões é preciso que aconteçam coisas tristes, para florescer milhares de momentos alegres!

A minha segunda pergunta foi: Por que está acontecendo isso comigo?

A resposta anterior quase esclarece essa pergunta, mas, complementando posso dizer que certas coisas só acontecem, com pessoas especiais e privilegiados que são escolhidos por Ele, pois, sabe que pode contar conosco, para fazer na terra a continuação do seu trabalho. Já considero-me um iluminado, mesmo sem a visão, pois todos os meus outros sentidos, se revitalizarão de tal forma, que com certeza fará eu sentir em minha frente as imagens que desejar!

Por último eu me perguntei: Como posso acreditar e ter fé se estou sendo castigado de uma forma tão brutal?

Por que não pensar pelo lado positivo das coisas? Quem sabe se Ele não está apenas me poupando de ver as misérias, absurdos, guerras, massacres, assaltos e todas as imundices que aparecem nos jornais, revista e televisões? Por que não pensar que com esse fato eu estarei mais perto de meus entes queridos e Dele também? Serei olhado com mais respeito, admiração e reconhecimento, e provavelmente alcançarei a plenitude profissional e social!

E depois dessa mentalização reflexiva, que certamente farei mais amiúde posteriormente, cheguei à conclusão que jamais devo perder a fé ou deixar de acreditar, que existe alguém que nos criou e está sempre cuidando de nós. Nunca serei resignado e conformado. Pensarei sempre que sou um designado, e tenho uma missão importante para cumprir!

Eu hoje sou muito feliz e sei que sou uma pessoa muito especial!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

CONFISSÕES FEITAS NO CARNAVAL!

 

Antonio Nunes de Souza*

Em pleno carnaval, como deixei de ser folião há algum tempo, restrinjo-me a ir a um barzinho tranquilo com um amigo, obviamente, tomando uma cervejinha gelada, petiscando uns salgadinhos, e jogando muitas conversas fora, sobre futebol, política, religião e farras!

E foi o que fiz ontem em companhia de um amigão bolsonarista, que por sua classe, educação e formação, tive a paciência de conservá-lo nas minhas afetivas amizades, reconhecendo que ele estava sendo, simplesmente iludido, pelas fake news espalhadas durante quatro anos. Não citarei seu nome, pois, assim como outros, prefere se conservar na surdina!

O fato é que depois de algumas “louras suadas”, ele virou pra mim bastante sério e disse: Meu amigo, eu há algum tempo queria fazer isso, mas, sinceramente, ficava com vergonha. Porém, quero aproveitar hoje que estamos descontraídos, e lhe confessar algo que está entalado em minha garganta!

-De que se trata cara? Algum problema sério com você ou com sua família?

-É comigo e para mim é seríssimo. E por essa razão, quero externar, que certamente me fará bem: Como você bem sabe, fiquei vidrado e fascinado quando surgiu a candidatura de Bolsonaro para presidente. Como estávamos vindo de um governo de Lula e Dilma com denúncias de uma série de problemas de corrupções, propinas, petrolão, etc., seguido por Temer, mal caráter que tramou e derrubou Dilma, ele apareceu como o homem que acabaria com o centrão, corrupção, mordomias, e faria uma limpeza na política brasileira. Eu, idiotamente, acreditei de olhos fechados, que desta feita estávamos com um candidato, que faria o Brasil brilhar no mundo, com administração correta, pujante e de crescimento nunca visto. Lógico que não foi somente eu que vislumbrei, que essas maravilhosas coisas aconteceriam. Aí, sem pestanejar, fiz campanha, ajudei financeiramente, votei e consegui muitos votos, numa brutal esperança de estar certíssimo, que com ele o Brasil seria respeitado mundialmente. E, para encurtar a conversa, porque sei que você conhece muito melhor que eu, foram quatro anos de merdas, vergonhas, escândalos, corrupções, gastos absurdos, obras paradas, gabinete do ódio, orçamento secreto, compra de centrão, procurador geral conivente, seus filhos todos indiciados pela federal, mulher com ligações com milicianos, ódios, violências, armamentos, corrupções nas forças armadas através de benefícios de ministérios, cargos e outros absurdos. E por último, depois do fracasso na compra absurda de votos, tentou dar um golpe para implantar uma ditadura fascista no nosso ordeiro país, arquitetando as invasões e destruições nas instalações dos três poderes. E cinicamente, armou tudo gastando uma fortuna do dinheiro do povo e, covardemente, fugiu para que se a merda desse errada, como deu, ele não ser imediatamente engaiolado, como deverá ser, caso tenha coragem de pisar em solo brasileiro. Como um verdadeiro canalha, deixou até a minuta do golpe pronta, não declarou sua derrota nas eleições, para poder voltar triunfalmente, assinar e proclamar-se um novo ditador na América Latina. E o que me faz ficar mais puto da vida, é que você e muitos outros, disseram isso durante quatro anos, e eu cego não percebia quanto de errado eu estava. Parecia que estava completamente hipnotizado!

-Você não imagina, como estou feliz em ouvir essa sua explanação sincera, não procedendo como muitos, que estão vendo tudo isso que aconteceu, mas, fanaticamente, acreditam que todas essas absurdas incoerências, são naturais e normais no governo do país!

-Com esse meu depoimento, também não quero dizer que Lula seja um santo, ou que o PT é uma maravilha. Pois, continuo tendo várias restrições a esse partido, (assim como muitos outros), até que deem a volta por cima, façam uma administração ilibada e coloquem o Brasil no lugar que merece, compensando as barbaridades do passado. Pois, assim como detesto os não roubam e nada faz, sinto o mesmo pelos que roubam mas faz!

-Seja como eu: não tenho ídolos, e sempre procuro optar pelos menos ruins, porque é difícil encontrar os bons ou melhores. Tomo como ponto de equilíbrio, a maneira que o povo está passando. Se estão felizes é porque o governo está indo bem. Se estão no sufoco, pode apostar que a administração do país está péssima. Seguindo esse parâmetro você errará menos, na hora de escolher seus candidatos!

-Vamos pedir a saideira, que já está escurecendo, e tenho que pegar a madame num chá de torta carnavalesco, somente das amigas lá da paróquia!

-Valeu amigo. Tamos juntos agora, só não me peça pra fazer um L com a mão! rs rs rs rs

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

MEU DOMINGO DE CARNAVAL!

 

Antonio Nunes de Souza*

-Seu guarda eu estou vindo aqui fazer uma queixa!

-Pois não senhora, entre, sente-se e a levarei ao delegado!

Completamente nervosa, a mulher com toda roupa em desordem e assanhada, esperou alguns instante, até que o soldado voltou, pegou-a pelo braço, levando-a até a sala do delegado, para que fosse feito o BO (boletim de ocorrência!

-Bom dia doutor delegado!

-Bom dia senhora. Pode sentar-se e dizer o que de trata, pois estamos aqui para ajudá-la!

-Seu delegado aconteceu o seguinte:  as quatro horas da madrugada, eu terminei de fazer o circuito Barra/Ondina atrás do trio da Ivete Sangalo, e devido ao cansaço e as cervejinhas que tomei, me deu vontade de fazer xixi, e como não tinha sanitários químicos a vista, resolvi ir para trás de uma frondosa árvore, me abaixei e, quando estava descendo a calcinha, apareceu um vulto enorme em minha frente, me jogou no chão, eu fiquei nervosa e sobressaltada, aí ele, sem a mínima educação, rasgou minha calcinha, arrancou meu Abadá, e com a maior destreza, montou em cima de mim, numa precisão absurda me penetrou vigorosamente, tapando a minha boca com a mão. Eu fique me sacodindo toda, porque havia um formigueiro logo no lugar que ele me deitou, e ele pensando que eu estava feliz, dizia: mexa mais minha filha. E eu agoniada, nem podia falar que estava sendo toda mordida, pois minha boca estava tapada. Depois de uns minutos, ele tirou a mão de minha boca e sinalizou que eu ficasse calada, e prontamente me botou de quatro pés, e com a maior tranquilidade começou a fazer sexo anal. Eu não sabia se dava graças a Deus por ter me livrado das formigas, ou se ficava com raiva por estar tomando no anus. Mas, seu delegado, ele não deixava nem eu raciocinar sobre o que estava acontecendo, pois, parecia um super homem de tanta tesão, já que com uns minutos de descanso, me botou para fazer sexo oral, e eu tive que fazer, sentindo na boca o gostinho de cocô em função do anal, mas, como não tinha alternativa, meti a boca até ele gozar novamente. A essa altura estávamos os dois muito exaustos, mas ele, talvez arrependido da sua ferosidade, me deu muitos beijos e carinhos, pois eu ficava sempre quieta, esperando ele ir embora, e com medo de uma reação violenta, já que tratava-se de um homem tarado. Agora são sete horas da manhã, eu vim aqui para fazer um pedido a polícia para localiza-lo!

-Tudo bem senhora. Pode passar para o escrivão os dados pessoais que a senhora pode ver, que trataremos de prendê-lo imediatamente assim que localizá-lo!

-Não doutor, eu não quero que prendam ele de forma alguma, ele não me roubou nada. O fato é eu fiquei apaixonada por esse bendito homem, que me presenteou um fim de noite carnavalesca, que eu nunca tinha tido em minha vida. Assim que localizá-lo, vou deixar aqui o meu endereço e, por favor, seu delegado, mande ele me procurar!

-Investigador Waldir pegue essa “vagaba” e ponha na rua imediatamente. Essa sacana acha que estamos aqui para arranjar homem pra coroa. Estamos aqui é para, manter a lei e a ordem na cidade!

-Mas doutor... tenha calma!

=Calma porra nenhuma. Waldiiiiiiirrr venha logo cara, levar pra rua essa piranha!

*Escrito, Historiador, Cronista e Poeta!

VOCÊ GOSTA DE DINHEIRO?

 


Antonio Nunes de Souza*

-Quem é que não gosta de dinheiro?

Já ouvi milhares de vezes essa debochada pergunta, dita para valorizar e dar dimensão, ao vil metal que, seguramente, é muito difícil de se conseguir, pois, com ele em seu poder, conseguirá abrir praticamente todas as portas, ou quase todas!

Porém, tem um detalhe que passa despercebido pela maioria: “Nem todo mundo dá essa valorização ao dito cujo”, e não são idiotas, ignorantes, etc. Tem os que nasceram abastados, ou em berços de ouro, como se diz no popular. Que como já possuem, não imaginam o tremendo trabalho que os pobres mortais dão para adquirir. Esses denominados de “riquinhos”, na maioria das vezes terminam herdando e jogando tudo fora, e quando percebem estão falidos. Esses casos são comuns!

Conheci em minha longa vida, pessoas com essa índole inacreditável de desprezo monetário, oriundas de famílias pobres ou remediadas, intrigando-me bastante, já que conheço bem desde a infância, que sem o dinheiro e a saúde, você não é nada, além de passar perrengues e necessidades básicas!

Apenas como ilustração, vou citar dois casos, entre as dezenas que conheci na área dos desajustados financeiros. Um deles, filho de funcionário público, com vida modesta, família grande, muitos irmãos, etc., desde criança revelou-se inteligentíssimo, prendado em tudo, excelente estudante, além de uma série de outras habilidades. Era como dizia-se: Uma pessoa especial. E ele sempre me dizia: Antonio, eu detesto dinheiro, pois, ele me impede de ter as coisas. Eu desejo ter uma camisa, mas, tenho que desejar primeiro ter o dinheiro, para poder ter a camisa. Então... para mim, o cruel dinheiro, somente me impede de ter as coisas. Mediante ouvir essa terrível blasfêmia, dita pelo meu intelectual amigo, eu calado pensava: Para mim o dinheiro é um grande facilitador, o difícil é conseguir ganha-lo. Mas, respeitosamente, concordava com sua opinião. Felizmente, pelas suas grandes habilidades, mesmo detestando até hoje tudo que é ligado a finanças, milagrosamente virou um “Rei Midas”, que até o seu sorriso transforma-se em ouro. Tenho absoluta certeza, que morrerá riquíssimo e, veementemente, odiando dinheiro!

O Segundo exemplo, infelizmente, mesmo tendo características similares (inteligência, cultura, descendência pobre e várias habilidades), procede exageradamente com fantasias delirantes e nababescas, todos seus planos e projetos ele multiplica as necessidades, custos e investimentos. Imagina o inimaginável, não se sente satisfeito em nenhuma das suas atividades profissionais experimentadas, vive flutuando nas nuvens, e o pior de tudo é que gasta o que tem e o que não tem. Sendo os maiores gastos com o que não tem. Até um curso, que poderia ser feito no Brasil, ele, assim que pegou em dinheiro, foi imediatamente para o exterior, sem a mínima estrutura para tanto, somente para alimentar sua ilusória vaidade. E hoje vive em palpos de aranha, mas, mesmo assim, ainda não caiu na real, como todos que lhe admiram espera!

Sinceramente, esse segundo amigo não precisa de análises, psicólogos, macumbas, conselhos, etc., pois, com meio século de vida e qualificado como é, deveria passar um filme de sua vida, ver a carga de merdas que já fez, e os prejuízos decorrentes, e imediatamente, tomar posições enérgicas, para compensar o tempo perdido em elucubrações e sonhos mirabolantes de megalomanias. Isso espelha um comportamento de acomodação, de quem achou tudo nas mãos, graças aos grandes sacrifícios materno. Mas, tempo que passou, já ultrapassou os limites, e suficiente para ele perceber, que até agora caminhou pelas trilhas erradas. Pode não se transformar num Midas, mas, com certeza, terá uma vida muito boa, sendo senhor de suas responsabilidades, sem precisar, feiosamente, incomodar eventualmente os amigos. No popular eu diria: Toma vergonha cara, você já está crescido para essas criancices. Ou está a espera de seus amigos dizer não, e cair no desespero?

Essa é uma síntese, sobre os que não amam o dinheiro, e dos que recebem e jogam fora. Em ambos os casos, expostos os tristes resultados são lamentáveis!

*Escritor, Historiador, Cronista e Poeta!