Antonio Nunes de Souza*
Claro que não vou “descobrir a pólvora” com o que vou escrever, pois, como todos nós somos usuários da internet, obviamente, temos uma noção das suas utilidades, porém, nem todos analisam as exatidões do seu variadíssimo uso que, com certeza, nem sempre é com seriedade, ou honestidade!
O que desejo é que em síntese, possa chamar a atenção, principalmente, dos incautos ou distraídos, que fazem uso indiscriminadamente e exageradamente, muitas vezes sem as atenções devidas e, tranquilamente, pagam caro pelas desatenções!
A criação dessa potente fonte de informações que, para nós mais velhos, consideramos um verdadeiro assombro, pois, para qualquer pequena informação, tínhamos de vasculhar um dicionário, ou uma enciclopédia, demorando em alguns casos, horas. Com a NET essa operação e outras muito mais complexas, temos as respostas imediatamente, inclusive com orientações e opções, fornecidas por fontes altamente creditícias!
Com relação a correspondência, a Net, como num passe de mágica tornou o correio, telegrafo e telex coisas totalmente obsoletas. Vale lembrar que, as nossas antigas cartas, demoravam dias e, em alguns casos, eram extraviadas nos deixando cheios de agonias e aborrecimentos. Hoje, em questão de segundos enviamos qualquer coisa para qualquer parte do mundo! Repito que, para nós da velha guarda, isso representa algo que jamais imaginamos que fosse possível acontecer. Mas, para os jovens atuais, a coisa é encarada com a maior naturalidade!
Cansei de pedir a telefonista uma ligação para Salvador pela manhã e, quando conseguia, era no fim da tarde, ainda com descargas e falhas na escuta e, muitas vezes, a ligação caía e só voltávamos a falar no dia seguinte. Com os mágicos celulares nos comunicamos com o mundo em segundos, ainda tendo o tal do ZAP que você nada paga pela ligação. Tudo isso graças a maravilhosa internet!
Graças as redes existentes, podemos comprar, vender, trocar, ensinar, aprender e, muito importante, fazer uma legião de amigos que, com certeza, preenchem as nossas vidas com alegrias, saberes, casos, fotos, contos, poemas, crônicas, recomendações de filmes, músicas, livros, sendo que, não raramente, nascem histórias de amores, chegando as raias de casamentos, ou uniões coloridas!
Infelizmente, essa estranha e divina máquina bençoada, é usada maleficamente por hackers, pessoas altamente qualificadas na área da informática que, abusivamente, colocam vírus nas redes, contaminando todos, prejudicando inúmeras pessoas, principalmente na vertente de trabalhos empresariais!
Já uma outra grande fatia, utiliza a net para entrar nas contas bancárias dos usuários, desviando numerários para seus benefícios. Tendo também aqueles que praticam extorsões, planejam sequestros, fazem ameaças, inclusive até ordenam assassinatos para serem cometidos seus asseclas!
Tristemente, as salas de “bate papo” das redes, foram transformadas em ponto de encontros sexuais sem a menor compostura. Nicks dos mais asquerosos, propostas vulgares, espantando pessoas outras que entram com o intuito de fazer novas, úteis e boas amizades. Quase todas elas são habitadas por gays e garotas de programas. Não sou preconceituoso, mas, pelo menos, tenham classe ao desempenhar suas funções!
Essa, em poucas palavras, é a nossa querida NET que nos faz felizes e alegres, facilitando as nossas vidas e enfeitando o nosso cotidiano. Mas, já que fazemos todos tipos de operações, principalmente, bancárias, tenham bastante cuidado com seus códigos e senhas, para que não caíam em armadilhas!
Inegavelmente, a internet é surpreendente!
*Escritor-Historiador-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com.antoniomanteiga.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário