domingo, 9 de maio de 2021

ANDREZINHO NA POLÍTICA!

 

Antonio Nunes de Souza*

Nunca é tarde para você mudar de vida, dando uma nova diretriz bem diferenciada da que viveu ao longo dos anos!

E foi o que aconteceu com meu amigo Andrezinho que, com sua formação super eclética, trabalhos importantes na área  de invenções, recentemente, sem precisar fazer teste vocacional, percebeu, como disse ele, tardiamente, que deveria era ter sido político!

Porém, como disse acima que nunca é tarde, ele se preparou para entrar de sola como vencedor, pelo menos como prefeito! Para começar foi tomando as aulas de “mutretas e malandragens”, que todo político que se preza tem que ter, passou a ler, assiduamente, todos os noticiários sobre corrupções, lavagem de dinheiro, licitações fraudulentas, peculato, caixa dois, etc.!

Ao mesmo tempo que admiro a sua coragem, já com certa idade, encarar essa perigosa, porém, muito lucrativa profissão, fiquei estarrecido vê-lo com coragem de enfrentar os maiores Trambiqueiros e mal caráter que existem no país!

Nossa leva política atual é respeitadíssima mundialmente pela capacidade de desviar dinheiro constantemente, são descobertos e, pela nossa lei altamente obsoleta, terminam soltos e, curiosamente, voltam a se candidatar, são eleitos com milhares de votos, sendo carregados nos ombros do povo como verdadeiros heróis!

Mas, tenho que respeitar sua vontade e, como amigo, auxiliá-lo em alguns detalhes, que ele deseja incrementar como novidades partidárias, com nuances das mais interessantes e objetivas, combinando com os torpes comportamentos, logicamente, bastante camuflados!

Matutou bastante uma série de partidos, preferindo se candidatar vinculado a qualquer um e, posteriormente, criar seu próprio partido, com o nome PARTIDO ANDRÉ REPUBLICANO – PAR, colocando seu secretário Gilberto Santos como presidente, pois, assim fazendo, ficaria com a faca e o queijo na mão!

A pretensão do nosso novo político Andrezinho foi de candidatar-se a prefeito de Itabuna pelo MDB e a sua equipe de mídia já foi contratada, sendo o responsável o jornalista Marcel Leal, que logo criou os slogans de campanha:

“DA CALIFORNIA AO PONTALZINHO, TODOS VOTAM EM ANDREZINHO!”

“DA MANGABINHA A SÃO CAETANO ANDREZINHO ESTÁ GANHANDO!”

Como não queria perder de forma alguma, contratou na Gráfica Venture a confecção de milhares de santinhos, folders, cartazes, outdoors, faixas. E, para as passeatas, carreatas e showmícios, por um alto preço foi contratado o famoso promoter Hilton Rodrigues para organizar. Já o famoso e fantástico Bel Borba, foi encarregado de fazer várias estátuas com a figura do candidato em tamanho natural, e colocar nos mais diversos bairros da cidade!

Seu comitê será na Bar de Jonathas, com bebidas e comidas de graça para os eleitores, todos tendo que deixar seus títulos para garantir os votos!

O resultado foi surpreendente. Andrezinho foi eleito com uma votação estrondosa, batendo até o penta campeão Fernando Gomes. Logo para comemorar, contratou o trio Armandinho, Dodô e Osmar, desfilando em cima com seu vice Nilsinho Ramos, dando adeus e agradecendo ao povo!

Para abreviar, digo que ele tomou posse, escolheu seu secretariado a ponta de dedo e começou a sua gestão, bastante preocupado com a pandemia que estava e está terrível!

Prontamente, solicitou verbas suplementares para comprar respiradores, ampliar UTIs, medicamentos, etc. e, num passe de sorte, imediatamente enviaram uma verba de trinta milhões destinada as necessidades, indo diretamente para as mãos do seu secretário de finanças Theodoro!

Foi aí que os olhos de Andrezinho começaram a brilhar e, mais que depressa, conseguiu uma empresa laranja para fornecer as notas fiscais frias e, tranquilamente, usou a metade da verba nos equipamentos, e a outra parte abriu uma conta nas Bahamas e depositou silenciosamente!

Andrezinho achou genial, ficando até retado por não ter antes se dedicado a política, já pensando em depois de alguns dias, solicitar uma complementação, para o término dos trabalhos!

Simplificando, com essa confusão da CPI da COVID, a Federal veio a Itabuna e pela madrugada, invadiu a prefeitura pegando computadores, documentos, etc., como o secretário Theodoro não mascarou direitinho as contas, foi logo constatado que houve um desvio de cinquenta por cento da verba enviada!

A Federal foi buscar Andrezinho em casa, mas, Gilberto sagazmente telefonou avisando que a casa caiu, e ele fugiu rápido e, não sei como, foi parar nas Bahamas e está lá curtinho uma boa vida, enquanto seus advogados estão aqui fazendo sua defesa!

Com esse acidente normal na política, a prefeitura ficou a cargo de Nilsinho, que já me disse que está vindo esta semana liberação de Andrezinho, já que, segundo os “pr$curad$res”, houve um equívoco, nada constando contra ele!

Pelo visto é uma grande verdade, que no Brasil não existe nada melhor que ser político. A corrupção é congênita!

 

*Escritor-Historiador-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blobspot,com

Nenhum comentário: