segunda-feira, 31 de maio de 2021

PRECONCEITO DERRUBADO!

Antonio Nunes de Souza*

Tudo nos leva a crer que, finalmente, depois de uma grande luta de centenas de anos, conseguimos ver a quebra do estupido e descabido preconceito sobre o comportamento sexual dos dois oficiais gêneros, que hoje, oficialmente, são quatro!

Estou ampliando o número já que, claramente, não é somente a relação sexual em si, existe as diversas posturas de cada gênero que, vaidosamente, preferem imitar, severamente, aquele que é o seu preferido na interpretação, fazendo cirurgias, usando roupas, tomando anabolizantes, implantes, ou castrações, entre outras coisas mais, no sentido de poder desempenhar seus atos com a dignidade que acha a correta!

O importante de tudo isso é que toda sociedade tem a obrigatoriedade de acatar, respeitar e algumas vezes até cultuar, devido seus status na mídia nacional e internacional!

Sabemos logicamente que ainda existe uma fatia, que aceita, porém, as escondidas, dão opiniões machistas ou feministas condenatórias. Porém, depois de uma guerra preconceituosa das mais ferrenhas, vemos hoje casais homossexuais, desfilando pelas avenidas e shoppings, muitos já casados oficialmente e com filhos adotados, inclusive acompanhados de pais orgulhosos que lhes dispensam os maiores apoios!

Essa virtude, ou grave defeito, inegavelmente, para chegar ao ponto que está, deve-se agradecer a Rede Globo, grande remanejadora de massas, hábitos e costumes, que, rompendo todas as barreiras, introduziu pesadamente em suas novelas, grandes quantidades de homossexuais em papeis de destaque, estimulando aos espectadores que já tinhas suas pendências para tais atitudes!

Resultado: Você hoje ter um filho, ou filha homossexual é um orgulho e, se for da etnia negra, usar aqueles cabelos desarrumadamente arrumados, roupas extravagantes, coloridas, piecies, tatuagens, etc., aí que está a maravilha, já que a negritude está totalmente em alta!

Essa é mais uma das barreiras quebradas com o tempo, que, por mais machistas, ou chauvinistas que sejam, tem a obrigatoriedade de respeitar e dar o maior apoio!

Como já estou muito velho para essas novas experiências, prefiro partir breve para o além sem, nem de leve, me tornar um praticante!

*Escritor-Historiador-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral262hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

 

domingo, 30 de maio de 2021

A HISTÓRIA DE MANINHA!

 

Antonio Nunes de Souza*

Nada foi fácil na vida de Maninha (assim era tratada, carinhosamente, a bela menina Maria das Graças). Desde seu nascimento, filha de pai desconhecido, já que sua mãe era sapeca e tinha diversos namorados ao mesmo tempo.

Não fosse o último “caso” da sua mãe, que tornou-se seu padrasto, e a sustentou durante os seus estudos secundários, certamente, teria se enveredado na prostituição, como a maioria das moças da sua comunidade pobre e suburbana!

Com seu curso de técnica em enfermagem, feito a duras penas, sapateava pelas ruas da cidade distribuindo currículos para que, mais breve possível, tivesse um emprego que lhe daria certa independência e condições de enfrentar uma faculdade!

Com essa esperança na mente, todos os dias sonhava que seria chamada para uma entrevistas. Mas, tudo não passava de sonho e a entristecia bastante. Nem gosto para namorar e curtir um pouco das propostas diárias, tinha esse prazer de aceitar!

Percebe-se perfeitamente que a vida de Maninha era uma droga, cheia de apenas expectativas e poucas objetividades, devido ao mercado de trabalho estar tumultuado em função da asquerosa política nacional. Porém, mantinha dentro dela a vontade e o desejo de vencer todos os obstáculos que surgissem!

Mas, como Deus existe, numa dessas manhãs inesperadas, seu telefone tocou e era de uma maravilhosa clínica, convidando-a para, que fosse no dia seguinte as 10 horas ao departamento de recursos humanos, com a finalidade de ser entrevistada.

Logicamente, ela vibrou de alegria, sentiu que as suas orações estavam sendo ouvidas e, sem se demorar, começou a ajeitar cabelos, sobrancelhas, roupas apropriadas, unhas e axilas. Tudo isso querendo se apresentar dignamente e, com fé em Deus, conseguir a vaga que seria ofertada!

Simplificando os finalmentes, Maninha foi aceita, já trabalha na clínica como enfermeira chefe há alguns anos, pois fez seu curso universitário na área e, para uma complementação de felicidade, estava noiva de um dos bons médicos da unidade de saúde, já com seu casamento marcado para breve!

Parece uma “estória” de contos de fadas, mas, quando você trabalha e se esforça para as realizações de seus desejos e sonhos, termina conseguindo seus intentos. Jamais ficar se agourando e lamentando-se dizendo que é impossível. “O impossível é aquilo que não lutamos para conseguir!”

Seja mais uma Maninha na vida, mesmo que não tenha passado por amarguras familiares como ela passou na infância!

Seja uma pessoa forte e guerreira que os resultados virão!

 

*Escritor-HistoriadorMembro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

sábado, 29 de maio de 2021

SEJA SOLIDÁRIO

 

Antonio Nunes de Souza*

Que pode-se fazer, mediante uma situação trágica, diabólica e debilitante como a que estamos atravessando nesse momento?

Dar qualquer sugestão mágica ou milagrosa é inteiramente impossível, pois, embora parecidas, ou com algumas similaridades, cada caso tem suas nuances mais projetadas, muitas vezes até as soluções se chocam por motivos diferenciados de condições!

Podemos começar colocando como maiores sofredores os trabalhadores, funcionários de empresas, fábricas, lojas, serviços, agrícolas, etc., uma vez que, em função das restrições das funcionalidades das empresas, como consequência brutal, foram dispensados, sem que saibam quando retornarão, ou se retornarão e, esse inesperado e inusitado fato, traz um grande transtorno nas suas despesas mensais, provocando um desespero coletivo!

Mesmo com as parcas ajudas que estão sendo dadas pelo governo, a situação continua tenebrosa, deixando milhões de famílias em desespero, chegam as raias da fome. Principalmente os da área da informalidade que, em função das privações de aglomerações, não podem desempenhar suas funções!

Já na área empresarial o sacrifício é grande e prejudicial em função dos seus endividamentos com fornecedores e bancários, que dependiam seus pagamentos através das vendas realizadas. Mas, como vender para um povo totalmente descapitalizado e passando privações alimentícias?

Impossível a realização dessa hipótese. Todos, numa ação de desespero, são contra o Lockdawn (fechamento das casas comercias, excetuando as de primeiras necessidades). Porém, como abrir mão dessa medida com a média absurda de 2.500 óbitos diários, se as aglomerações somente faz ampliar as contaminações?

Seria justo colocar tudo para funcionar e ampliar a mortandade?

Essa teoria absurda só passa pela cabeça vazia do presidente Bolsonaro que, cotidianamente, desobedece todas as normas e leis, provoca aglomerações, não usa máscara e, por diversas vezes, se pronunciou contra a vacinação, inclusive, até agora não se vacinou para dar um exemplo aos brasileiros, como fizeram todos os chefes de Estados do mundo!

Poderíamos usar o adágio antigo que diz:” estamos num mato sem cachorro!”, porém, o mais acertado para nós é dizer: “estamos no mato com um burro!”

Lamento profundamente, principalmente pela classe pobre, pois as ricas e remediadas, apenas ficam menos ricas e poderosas, enquanto aos pobres, só restam desesperos, chegando em muitos casos ao suicídio, como já vem acontecendo e, uma gama respeitável, enveredando para o crime, como solução dos seus problemas!

Parece que é fácil falar nesse assunto, mas, infelizmente é doloroso e triste o que estamos vendo pessoalmente e através da mídia. Sejamos solidários ajudando em alguma coisas aos nossos irmão que estão sendo bafejados por essa virose macabra e criminosa!

“Não existe ninguém que não precise de algo e nem ninguém que não tenha algo para dar!”

*Escritor-Historiado-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodagral26@hotmail.com-antoniomanteiga-blogspot.com

sexta-feira, 28 de maio de 2021

FIZERAM EU MUDAR!

 

Antonio Nunes de Souza*

Procurei em toda minha vida proceder de uma maneira correta, direita, trabalhadora e, principalmente, honesta!

Estudei, fiz o curso secundário, faculdade de administração, sempre, lendo, me atualizando, fazendo cursos, procurando, logicamente, sempre estar apta a exercer uma função graduada e qualificada. E, para completar minha diretriz, fiz concurso federal e passei a exercer um cargo efetivo de confiança em um ministério!

Até aí estava tudo bem, pois, com apenas trinta e um anos, poderia dizer que tinha alcançado meus objetivos, dentro de uma lisura impecável, correta e invejável. Tudo isso até ter ido para a função no Ministério público, onde, sistematicamente, todas as nossas obrigações são determinadas pelos seus diretores e chefes, sem que você tenha o direito, ou posso dizer, a ousadia de desobedecer, ou não concordar. Com um salário satisfatório, algumas regalias eventuais, praticamente uma moça independente, ficamos sem saber como encarar determinadas atitudes, onde via-se, claramente, os erros absurdos e os prejuízos que causavam ao povo e, consequentemente, ao país!

Em princípio me colocaram, depois que viram que eu era uma mulher honesta e confiável, para ser uma receptadora de propinas que eram agraciadas, em função de benefícios oferecidos em todas as áreas correspondentes ao meu ministério, como também atingindo outros, pois, com o corporativismo existente e as parcerias, sempre uns solicitavam benesses aos outros em benefícios de boas remunerações! Algumas vezes, quando grandes demais, divididas docemente entre todos. Eu, no meio dessa sujeira grotesca e sem meios para sair, perdendo minha estabilidade e enfrentar um retrocesso profissional e segurando a barra e, por outro lado, também usufruindo, pecaminosamente, de alguns presentes inimagináveis. Vejam vocês que, no primeiro Natal, deixando-me de queixo caído, me deram um carro zero, trocando na minha garagem pelo meu velhinho e gasto, causando-me uma gostosa surpresa!

E, com essas atitudes, compraram a minha dignidade, mostrando uma nova maneira de vida, provando que, idiotas são os que ficam esperando melhorias de vida através dos aumentos salariais aviltantes do governo!

O fato é que, com trinta e quatro anos, hoje que a bomba estourou em todas as vertentes com relação as corrupções, meus chefes foram indiciados, assim como eu que fui chamada para depor. Porém, logo me liberaram, pois apenas cumpria ordens e obrigações para executar esses serviços, desconhecendo suas origens. Isso foi a defesa maravilhosa do meu advogado, que me proporcionou liberdade imediata e fora dos processos e das falcatruas!

Paguei caro e me senti prostituída em meus hábitos, costumes e caráter, felizmente, tendo em compensação dois apartamentos com três quartos e duas suítes em um bairro nobre (moro em um deles) e o outro alugado. Pedi minha transferência para uma cidade do interior do Estado, continuo, ganhando um salário respeitável e, também, com receio que alguma coisa possa sobrar para mim, já que o mar de lama aumenta diariamente!

Juro por Deus que não mudei por ganância, ou falta de critério. Fui forçada mediante as circunstâncias como muitos homens e mulheres também foram e ainda são!

 

Essa é uma das amostras dos comportamentos dos homens públicos, que elegemos pensando que eles vão trabalhar pelo povo, para o povo e com o povo!

*Escritor-Historiador–Membro da Academia Grapiúna de Letras–AGRAL–antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com