sábado, 12 de março de 2011

Pacote turístico no Brasil!

                                                                                                       *Antonio Nunes de Souza

Nosso país, com dimensões continentais oferece aos turistas as opções mais variadas e inusitadas de diversões, como também abomináveis ações de terror e insegurança. Embora em todas as capitais a história seja a mesma, nossas observações são mais direcionadas ao querido e maravilhoso Rio de Janeiro.
Para quem vem curtir nossas praias, já que temos milhares de quilômetros de costa atlântica, cheia de coqueiros, barracas, lindas mulheres, etc., podem deliciar-se com tudo isso, tendo também a certeza que será vitimada por um arrastão muito bem organizado por quadrilhas de meninos (?) de rua, bastantes qualificados para saquearem roupas, jóias, máquinas fotográficas, dinheiro e, em alguns casos, distribuírem tapas e bofetões como bonificação. Felizmente existem praias mais calmas que o turista pode ficar razoavelmente tranqüilo, pois está sujeito apenas a ser explorado pelos preços extorsivos dos barraqueiros, como também ter a modesta falta de sorte, quando for dar um mergulho nas cálidas e poluídas águas, voltar e não encontrar seus pertences, levados sorrateiramente pelos ratos de praia. Essa segunda opção pode ser considerada um grande privilégio, pois não existe violência física. São meros e inocentes furtos!
Entretanto, para os turistas mais cautelosos que não vão à praia, dedicam-se somente a passear nos calçadões, admirar as ondas, o azul do mar, lindas mulheres e tirar fotos para registrar sua viagem, esses inocentes estão longe de saber que essa cautela pode ser chamada de brincar de roleta russa. Pois, qualquer momento, pode surgir do nada, dois ou três marginais infanto-juvenis que, em disparada, arrancam máquinas fotográficas, correntes ou relógios dos seus braços, quase degolando os incautos ou lhes deixando manetas. E ai daquele que resistir ou correr atrás! Será agraciado com uma canivetada ou um tiro a queima roupa. Porém, às vezes não é tão trágico assim, pois tem os turistas que dão sorte, tomando apenas algumas bofetadas e tendo somente as caras quebradas.
Podemos, contudo ressaltar o grupo dos mais previdentes, que preferem deliciarem-se com a paisagem deslumbrante que descortina nas janelas dos hotéis, evitando a circulação nas praias e seus arredores, não dando oportunidade aos perigos eventuais já citados. Mas, não será nenhuma novidade e sempre está acontecendo, marginais das favelas circunvizinhas aparecerem de surpresa, renderem os porteiros e saquearem todos os apartamentos e cofres do hotel, inclusive levando os passaportes para serem falsificados e vendidos por preços exorbitantes.
Aí você pergunta: E o policiamento o que é faz?
Ah! Esse é o mais hilário! Quando não estão participando dos próprios assaltos, geralmente ficam de prontidão para dar guarida aos meliantes. E, quando acontece algum bandido ser preso por populares, ele é levado pelo policial para o posto mais próximo e solto logo em seguida, após tomar um grande carão por não ter sabido agir com a destreza necessária.
Você imediatamente pergunta estarrecido: Mais todos os policiais dão cobertura aos ladrões de rua?  Claro que não! A grande parte prefere dar cobertura aos traficantes de drogas dos morros, pois o rendimento é muito maior, proporcionando uma vida nababesca.
Não é possível! E os restantes?  Bem, os restantes estão divididos entre os que apreendem armas e vendem aos assaltantes de banco, como também vendem suas próprias armas que pertencem à corporação, e aqueles que são honestos e não tomam nenhuma atitude com receio de serem apagados como dedo-duro pelos seus colegas de farda. Felizmente ainda existe essa fatia, mas, tão mínima que não oferece nenhuma segurança à população.
Esse é o quadro fatídico da cidade maravilhosa, cheia de encantos mil! Pois, tudo isso acontece cotidianamente, sem contar a distribuição de balas perdidas (não é bombom, não. É chumbo mesmo!) enviadas pelas quadrilhas das favelas em seus entreveros entre eles, disputando os comandos das bases de distribuição.
Esse é um triste e lamentável retrato do nosso mundialmente conhecido Rio de Janeiro. Mas, felizmente, vamos patrocinar uma copa do mundo e, por exigências e fiscalizações internacionais, certamente muitas mudanças vão acontecer na cidade maravilhosa!
          *Escritor (VIDA LOUCA –ansouza_ba@hotmail.com – antoniomanteiga.blogspot.com)

Nenhum comentário: