sexta-feira, 11 de março de 2011

O que é a felicidade?

                                                                                                                                                       *Antonio Nunes de Souza
É tão simples essa pergunta, mas, poucas vezes paramos para fazer a nós mesmos, porque na verdade nunca sabemos exatamente o que realmente ela é.
Nas complexidades de desejos e circunstâncias diversas de nossas vidas, ela é representada de formas diferentes e, muitas vezes, basta tão pouco para alcançá-la, que parecemos estar sonhando com algo do outro mundo quando a alcançamos por alguns momentos ou por momentos duradouros.
Quantas oportunidades já tivemos de acharmos que estamos felizes por estarmos com saúde, acreditando ser esse nosso maior desejo e ideal?
Quantas vezes encontramos a felicidade quando nos deparamos com uma pessoa bonita, sensível, agradável, carinhosa e é receptiva ao nosso amor?
Como também, quantas vezes ela é alcançada quando nos livramos de um amor não correspondido, que estava nos atormentando pela lembrança de um passado feliz?
O que poderíamos dizer da felicidade de tê-la alcançado através do dinheiro, realizando os nossos desejos materiais?
Tudo isso sem contar com a felicidade encontrada através da felicidade de pessoas que amamos e desejamos tudo de melhor.
Esses exemplos citados são provas reais de que a felicidade é camaleônica e não nos dá uma oportunidade de descrevê-la com a segurança e precisão de que ela seja uma única coisa. Ela surge dependendo exclusivamente da nossa necessidade de momento. Não adianta ela aparecer em forma de dinheiro, se você deseja amor. Não adianta ser em forma de saúde, quando naquele momento você deseja morrer.
Portanto, esse sentimento que é à base da vida de todas as pessoas, jamais terá uma definição perfeita e correta, a não ser a mais simplista de todas: Felicidade é ter paz de espírito!
É uma pena que nós ainda não aprendemos o que seja esse assombroso detalhe psíquico que nos domina pela carência e, por mais complicado que seja encontrá-la, todos lutam a vida inteira para conquistá-la.
Um dia ainda atingirei a plenitude da felicidade e procurarei domina-la para que ela viva sempre dentro de mim.
Claro que passarei a fórmula para todos!
*Escritor (Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com – antoniomanteiga.blogspot.com)

Nenhum comentário: