sexta-feira, 25 de março de 2011

Não se deixe enganar!

                                                                                                              Antonio Nunes de Souza*

Temos que lamentar que a classe artística e esportiva, juntamente com as agências publicitárias, se preste a enganar o pobre e sofrido povo, direcionando as massas para utilizarem uma série de produtos que, muitas vezes, apresentam na realidade benefícios nulos ou totalmente discutíveis.
Ligando-se a televisão, que é o veículo de maior alcance e atinge todas as classes sociais, imediatamente você depara com um esportista famoso do passado dizendo que usa Bombril, que é forte porque toma Vitasay, que fala em determinado celular porque é o melhor e coloca seu dinheiro em tal banco que é o mais seguro e rende mais. E, seqüenciando os comerciais, surge uma série de globais, uma dizendo que usa Corega, outra que só compra no supermercado X, já a outra que vai comprar um apartamento no edifício Lady Di que o mais chique da cidade, continuando vemos e ouvimos mais depoimentos de várias delas, elogiando lojas, grifes, Fast-foods e mais uma infinidade de outros produtos, direcionando a massa para manobras nada elogiáveis, no sentido de enganar os incautos a comprarem determinadas coisas, produtos ou serviços.
Sinceramente, temos que lastimar que, no intuito de amealhar alguns punhados de reais e dólares, eles se prestem a esse papel insólito de ludibriar os menos avisados ou pouco esclarecidos, que acreditam piamente nas declarações que ouvem e partem para seguir, religiosamente, esses encomendados conselhos.
O pior de tudo é que essa técnica centenária de publicidade continua ampliando mais e, numa infantilidade das mais tolas, as pessoas obedientes, esquecem até suas preferências, para atender as vozes mansas das beldades.
E as agências, pela pobreza de criações mais efetivas, aproveitam-se desse manancial inesgotável, da vaidade dos seus clientes que se enchem de orgulho vendo um grande astro ou estrela elogiando suas empresas, assim como, pelo comodismo de já saberem quem são os maiores vendedores para o grande e tolo público alvo.
É importante que as pessoas não se deixem levar por essas propagandas enganosas e analisem, criteriosamente, a qualidade, garantia e segurança, se o que você está adquirindo vai atender bem suas necessidades com custos menos elevados.
Fico na maior tristeza quando vejo uma global na TV dizendo que tal loja ou super mercado da nossa cidade é o que vende mais barato, que faz suas compras lá, etc., e centenas de pessoas vão comprar dando preferência, ainda alegando que é o mercado ou casa comercial da maravilhosa atriz da novela. Pois, na verdade, apenas ela veio aqui para ganhar uma grana e não comprou e nem nunca comprará nada em nossa cidadinha do interior.
Essa observação que faço é para que você não se deixe levar pelas emoções e os modismos, pois, o papel primordial das agências de publicidades é exatamente explorar os impulsos e as inocências dos compradores desavisados!

*Escritor (Vida Louca – ansouza_ba@hotmail.com – antoniomanteiga.blogspot.com)

Nenhum comentário: