sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nossa seleção foi de “Dungas moles”?

Nossa seleção foi de “Dungas moles”?
Antonio Nunes de Souza*

Sinceramente, tenho algumas dúvidas!
Os jogadores selecionados jogam nos melhores times do mundo, considerados o que existe de melhor no esporte bretão, mais bem pagos e prestigiados pela mídia mundial.
Mas, o que faltou então?
Talvez uma competência técnica, já que a Branca de Neve da FIFA em vez de escolher o anão Feliz, entregou o esquadrão ao Dunga que, sem muita experiência no cargo, ainda procedeu como se fosse o Zangado, brigando com todos e impondo um comportamento quer não condiz com a nossa cultura futebolística?
Concordo até com a austeridade, mudança de rótulos e atletas acrobáticos como presenciamos no passado: quadrado mágico, triângulo amoroso, fenômenos e fabulosos.
Nós somos na verdade uma seleção de futebol e não o Cirque de Soleil, para fazermos malabarismos com a bola e perdermos as partidas, como já aconteceu algumas vezes. Temos que, acima de tudo, ser competitivo e que essa turma faça jus aos milhões de euros que ganham nos seus times e nos comerciais. Colocar um pouco mais de patriotismo e, além de vestir a camisa, suar bastante pelo seu país.
Se eles jogaram bem?
Claro que sim! Mas, os outros foram bem melhores, mais qualificados, não deitaram nos louros e nem estavam acomodados pelas recheadas contas bancárias e contratos milionários. Não se deixaram influenciar pelas premonições mundiais de quem disputaria a final com o Brasil, pois, sem bairrismos, somos respeitados na habilidade com a bola, que a fatídica Jabulani, infelizmente, nos tirou do sério. Mas, nos esportes, vencem aqueles que melhores se apresentam!
Para nosso consolo, estamos voltando para casa junto com a Itália, França, Argentina e Portugal, seleções também bastante cotadas para o título mundial.
Uma curiosidade que não podemos deixar de citar é a façanha maravilhosa do Paraguai, que brilhou como nunca em sua história de copas do mundo. Mas, pela sua fama nada abonadora, se fizerem um DNA nos seus jogadores, está sujeito a serem todos falsificados.
Estamos todos amargando essa triste e inesperada derrota antecipada, trazendo enorme prejuízo para o comércio e indústria, que se aparelharam com milhares de roupas e adereços verde/amarelo, esperando vendas maravilhosas com o desenrolar dos jogos.
Só nos resta agora esperar nossa copa em 2014, tomar como lição os erros ocorridos e, que nosso próximo técnico não seja anão no nome nem nos conhecimentos e não selecione jogadores “Dungas Moles”!
Como a copa está sendo realizada na África, podemos dizer sem medo de errar, a seguinte frase: “A Seleção do Brasil en...Gana!”

*Escritor (Vida Louca – ansousa_ba@hotmail.com)

Nenhum comentário: