segunda-feira, 28 de agosto de 2023

O TAMANHO DA FELICIDADE! (Clique e leia)

 

 

Antonio Nunes de Souza*

Antecipo dizendo que, seguramente, a felicidade não pode ser dimensionada, ou seja: medida em termos de intensidade ou tamanho. E digo isso porque não se pode ser um pouco feliz, meio feliz, feliz ou felicíssimo!

Se você diz a alguém que é pouco feliz, está, literalmente, confessando que a vida está uma merda, tudo difícil, muitas preocupações, mas, você tem fé que a coisa vai melhorar! Porém, se por acaso disser que é um pouco feliz, é mesmo que estar dizendo que vive entre a cruz e a espada, tendo um dia razoável e outro péssimo, mas, sempre acorda imaginando que acontecerá dois bons seguidos. Porém, esse milagre cheio de esperanças, nunca acontece!

Entretanto, se abrir a boca pra dizer que é feliz, obviamente tem uma vida mais ou menos, sabe controlar e administrar bem seus passos, mas, lá no fundo, bem no fundo, você sente falta de alguma coisa que, por mais que tenha feito ou procurado na vida, não a conseguiu e, sabidamente, conforma-se!

Aí meu amigo, quando você diz que é felicíssimo, está dando uma declaração, que não passa de uma grandessíssima mentira, uma vez que essa condição é completamente inexistente, pois, todas pessoas normais, sempre estão desejando mais em alguma vertente da vida, para realmente se achar completa e realizada. Não estou falando de dinheiro, pois os que pensam por esse lado, serão sempre infelizes, traumatizados, desconfiados e depressivos, já que em toda sua vida, não conseguiu assimilar, que o dinheiro é apenas um meio de proporcionar saberes, cultura, prazeres e saúde. Guardá-lo é simplesmente, sufocar muitas das suas alegrias, já que para eles, o tilintar das moedas é o som que mais lhe alegra. E, quando percebem quanto erraram, infelizmente já é tarde!

Aí você perguntará: Então...como podemos ou teremos a possibilidade ou direito, de dizer que estamos ou somos felizes?

Bem! Você estar feliz é possível, desde quando saiba desfrutar sua vida, utilizando-a com inteligência em coisas que lhe acrescente prazeres e conhecimentos, bem mais que olhar um extrato bancário. Talvez, ou com certeza, uma boa peça de teatro ou um bom livro, valha muito mais que apreciar um recheado saldo, que apenas faz você dar um sorriso de um minuto, e meses de preocupações de perder por alguma razão! Dizem até que essas pessoas, sempre estão sonhando com ladrão. Vai ver que deve ser assim, pelo cuidado exagerado com sua preciosidade!

Minha riqueza está em meus saberes, e por essa razão, nenhum ladrão poderá tomar, por mais que me torture. Esse modesto tesouro, levarei para o túmulo, deixando um pequeno rastro como lembrança, possivelmente temporária!

 Digo muito que sou felicíssimo em torno de 100%, mas, creio que deve estar faltando algum detalhe que, infelizmente ou felizmente, ainda não consegui detectar. Mas, vou me esforçar para descobrir. Às vezes eu acho que é uma mulher linda e maravilhosa dividindo minha cama. Porém, fico com o maior medo, pois, se for isso e acontecer, estarei passivo de dar grandes vexames noturnos e diurnos, acabando veementemente minha atual e deliciosa felicidade!

*Escritor, Historiador, Cronista, Poeta e Um dos Membros Fundadores da Academia Grapiúna de Letra!

 

Nenhum comentário: