quarta-feira, 13 de outubro de 2021

MINHA MAIOR VENDA!

 

Antonio Nunes de Souza*

Não é novidade que a situação está ruim para todo mundo, excetuando os políticos e grande empresários. Os primeiros vivem nadando em vantagens e benefícios, e os segundos porque aproveitam para explorar a miséria alheia, aumentando seus preços, principalmente as áreas de alimentos e medicamentos, uma vez que somos um país de famintos e doentes!

Eu, na minha profissão de corretor de imóveis, tenho passado uma tremenda amargura, já que o povo está numa merda tremenda e, consequentemente, raros são os que tem condições de comprar imóveis, em função do bruto desemprego que assola o país graças a covid-19 e o desgoverno atual!

Mas, como Deus tem pena dos seus filhos, estava eu no escritório pensando nas contas que já estavam se atrasando, quando entra uma senhora acompanhada de um homem. Atendi a ambos, mandei que sentassem, e ela me apresentou o homem, que era seu advogado, falando em seguida que desejava comprar um apartamento com três quartos, duas suítes e garagem para dois carros, que fosse situado entre o Rio Vermelho e a Pituba. Quase que eu me ajoelhava e beijava os pés da senhora, pois, curiosamente, eu tinha a minha disposição exatamente o que ela acabava de falar, parecendo até que era um sonho que eu estava tendo!

Como vendedor experiente e sagaz, disse para ela que não seria tão fácil, porém, coincidentemente, eu tinha um que se enquadrava exatamente no que ela desejava, mas, infelizmente já estava praticamente vendido (grande mentira, pois, eu estava há seis meses querendo vende-lo e não conseguia), entretanto estava dependendo da resposta hoje, e que eu iria ligar para o cliente para saber a resposta definitiva. Ela fez uma cara meio triste e disse: O senhor poderia entrar em contato com essa pessoa? Se ela desistir eu irei ver o imóvel, se realmente me atende!

Lógico senhora, vou ligar agora mesmo para o cliente. E, sorrateiramente, liguei para um número qualquer, atenderam e eu falei: Boa tarde Dr. Alberto, como combinamos, estou ligando para saber a sua resposta final sobre a compra do apartamento. O cara do outro lado não entendeu porra nenhuma, falou que eu estava enganado e eu retruquei: Entendo isso acontece. Fica então combinado que quando o senhor vender seu sítio no interior, voltaremos a conversar. Obrigado e um abraço (o cara me xingou e disse que eu era maluco). Olhei para ela e disse: A senhora está com sorte, pois, estava dependendo dele se desvencilhar de um sítio no interior para completar a quantia necessária!

-Sendo assim, eu gostaria de ir ver o imóvel. O senhor pode ir nos mostrar agora?

-Claro senhora. Estou com as chaves aqui e poderemos ir até Ondina, local que se situa o imóvel desejado!

Descemos, entramos no carro dela, juntamente com o advogado Dr. Rommel Vasconcelos, encarregado de fazer a verificação de taxas, impostos e alienações, para que a compra seja limpa e sem problemas futuros. Passei o endereço para seu motorista, pelo carro e a classe da senhora, percebi logo que tratava-se de gente da alta e, a essa altura eu já estava contando com a gorda comissão que receberia, as contas que pagaria e a alegria da sobra para me garantir um tempo respirando sem desespero!

Chegamos, subimos ao quarto andar do maravilhoso Edifício Mansão dos Orixás, abri o apartamento, entramos e comecei a mostrar minuciosamente todos os detalhes: Duas grandes suítes, ambas com hidro massagem, um sanitário completo, lavabo, cozinha ampla já com todos os armários, quarto de empregada com sanitário, área de serviço de bom tamanho. Tendo ainda uma linda e maravilhosa vista para o mar, através das duas espaçosas varandas da enorme sala. Como complemento, o edifício tinha piscina, salão de festas e ginásticas e garagem para três carros!

Vi, claramente, que a senhora ficou fascinado e encantada com o apartamento, chamou seu advogado ao quarto e conversaram a sós, que acredito que foi confrontando as opiniões!

Ao voltar ela disse que gostou, e gostaria de saber o preço mínimo para pagamento a vista!

O meu cliente me deu o preço de um milhão e duzentos reais, podendo até diminuir para um milhão e cem, ou um milhão caso fosse a vista, sem muita demora. Então... vendo nos olhos da compradora a alegria e desejo de fazer negócio, dei o preço de um milhão e quatrocentos, mas, como era a vista, eu talvez conseguisse uma quebra de 50 ou 100 mil. Ela nem se assustou e, tranquilamente, disse que, se estiver tudo em ordem, pagaria um milhão e trezentos!

Eu quase me mijo todo de tanta emoção, que até ela me olhou com estranheza. Pedi licença aos dois e fui a um quarto para telefonar para o dono do imóvel, que também estava agoniado para vender e não aparecia ninguém!

-Boa tarde Dr. José Antonio. Lamentavelmente, até agora não apareceu um cliente e eu queria combinar o seguinte com o senhor: Qual o menor preço que o senhor me dá e, se eu vender por mais, posso ficar com a diferença?

-Olhe Alfredo vamos fazer o seguinte: Se você vender por mais de um milhão e cem, pode ser quanto for, a diferença é sua, mas, não pagarei nenhuma comissão a mais!

-Combinado doutor. Está fechado o acordo está aqui gravado no celular, não precisa contrato e sei que estou tratando com um homem de bem! Vou a noite mostrar a uma pessoa e vou ver qual será o resultado. Um abraço e tudo de bom!

Voltei a sala e falei para eles que tinha conseguido um milhão trezentos e vinte mil reais (já pensando em quebrar esses vinte mil, como prova de meu bom trabalho).

E não deu outra! Ela foi radical e disse: Eu só pago um milhão e trezentos, fale com a pessoa, pois, já olhei outros mais baratos, porém, esse foi que mais gostei e é que eu imaginava!

Juro que eu estava quase desmaiando de tanta alegria e emoção, me policiando para não dar na pinta, imaginando que eu estava quase ganhando duzentos mil de bandeja, graças ao aparecimento dessa senhora em meu escritório que, com certeza, foi Deus que a mandou!

Falei com ela que lutaria para abater essa diferença, que ela considerasse o negócio fechado e, já que era 18 horas, na manhã do dia seguinte, estarei esperando o Dr. Rommel e ela para apresentar toda documentação necessária, para as pesquisas e efetivação da compra. Dei o meu cartão de visita para ela e seu advogado, para caso necessitassem ligar para alguma pergunta complementar!

Nos despedimos, eu falei que tomaria um táxi para voltar ao escritório, ficando combinado para nos reunirmos as 9 horas do dia seguinte!

Voltei e nem me incomodei com o custo do táxi, peguei meu golzinho 2010, falei pra ele que seus dias estavam contados, que um novinho viria substituí-lo, pensando isso dei o maior sorriso de alegria, ainda sem acreditar a sorte que estava vislumbrando em minha vida!

Chegando em casa, fui somar as contas que pagaria, renovaria meu surrado guarda-roupa, além de algumas coisas mais que estava precisando. Sinceramente, quase não dormi direito. Toda hora acordava e olhava o relógio para não acordar atrasado!

Levantei as 6 horas, tomei um bom banho, vesti minha melhor roupa e desci indo para a padaria em frente tomar meu habitual café. Peguei meu carro e segui para meu escritório na Piedade!

Arrumei a carteira, passei um pano nas cadeiras e no sofá, pedi ao porteiro para ir comprar uma garrafa térmica de café, lavei as xícaras, coloquei tudo na bandeja, ficando o ambiente preparado para a maior operação que realizaria na vida!

O tempo super lento, eu deixando para falar com o proprietário depois de fechar definitivamente o negócio. Aí deu nove, nove e meia e nada de alguém aparecer. Eu já estava suando, mesmo no ar condicionado. Até que o meu telefone tocou:

-Alô, bom dia. Aqui é Alfredo!

-Sr. Alfredo aqui é o Dr. Rommel. Estou lhe ligando porque aconteceu uma tragédia terrível. Dona Sarah Azevedo Marinho Pedreira ontem a noite, sofreu um AVC, foi urgente para o Hospital Aliança e, lamentavelmente, faleceu na madrugada! Sendo assim, a família mandou lhe avisar que não mais se interessam pela compra, pois, o imóvel era para ela e com sua morte, não tem mais sentido. Muito obrigado e boas vendas para o senhor!

-Obrigado doutor! Apresente as minhas condolências à família!

Dizer que fiquei puto da vida é pouquíssimo. Meus planos e projetos só duraram uma noite. E tenho certeza absoluta, que o aparecimento dessa senhora no meu escritório foi obra do Satanás para me sacanear. Pois Deus não faria uma pegadinha dessa com um pobre corretor!

Isso serve de lição para todos que, todo e qualquer negócio, só está realizando quando os papeis estão assinados. “Nunca conte com o ovo no cu da galinha!”

*Escritor – Historiador – Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: