Antonio Nunes de Souza*
Foi necessário que as pessoas da própria favela, nascidas e criadas no morro, fizessem um documentário com a verdade nua e crua, para que o Brasil enxergasse de outro ângulo a realidade da violência no país!
Toda sociedade, numa hipocrisia das mais torpes, simplesmente só faz condenar, prender, torturar e, por diversos meios, exterminar. Essas atitudes, que estão dentro da normalidade dos tipos de ações aplicadas, nada têm colaborado para minimizar a criminalidade, o tráfico, o uso de drogas, os assaltos e, consequentemente, a decadência social!
Centenas de trabalhos e pesquisas, feitas por sociólogos de renomes internacionais, comprovam que esse grotesco problema deve-se, exclusivamente, por causa da sociedade em que vivemos, onde o egoísmo é a maior tônica. Todos se preocupam somente em protegerem-se da melhor forma, através de armas, grades e câmaras, guaritas e seguranças, como se estivéssemos todos passivos de ataques monstruosos, por seres irracionais que proliferam dentro de um mundo maravilhoso, e feito exclusivamente para os privilegiados!
Essas atitudes têm dado resultados?
Nada! Somente aumentado a revolta, estimulado o ódio e fazendo o número de adeptos crescer vertiginosamente. E, cada vez que abrem novas empresas de segurança, blindagens de carros e guarda-costas que são verdadeiros monges shaolins, a própria sociedade se esquece que essas pessoas de terceiros e quartos escalões que são seus serviçais, são oriundos dos próprios morros e das periferias. Bastante sofridas, desprestigiadas, carregadas de desgostos pelos preconceitos acentuados em toda sua trajetória de vida, sem escolaridade e com fortes tendências a não servir de capacho para uma sociedade que sempre lhe pisou com desprezo!
Existe um sentimento importante que os homens esqueceram sua existência, colocando-se cada um dentro suas redomas de egocentrismo, usando antolhos, pensando que essa é a solução, por ser a mais cômoda. Esse sentimento chama-se: SOLIDARIEDADE!
Como são idiotas aqueles que não professam esse maravilhoso sentimento, e insistem em proceder erroneamente. Nós estamos lidando com pessoas que circulam nas ruas, precisam de comer, vestir e de uma educação para que possam trabalhar e viver dignamente!
A falta de vontade política é uma das razões mais fortes do desenvolvimento do analfabetismo, e a falta de assistência a saúde. Pois, assim fazendo, sempre será mais fácil manipular um povo ignorante e doente. Nessa situação, qualquer um acredita nas promessas de palanque. E esse comportamental vem sendo aplicado por dezenas e dezenas de anos, inclusive, até os salários dos professores nesse país é deplorável e ridículo, numa demonstração clara que não se deseja educar o povo, apenas oferecer uma dose mínima de conhecimentos, para que ele possa digitar seus nomes na máquina de votar!
Vamos todos abrir os olhos e passar a enxergar o mundo como um todo, que nós, queiramos ou não, somos responsável por tudo que acontece em nossa volta, já que vivemos em comunidade!
Não esperem que as coisas desagradáveis aconteçam com vocês, ou seus familiares. Participem de movimentos, Ongs, humanizem suas empresas, exijam dos políticos que votaram e sintam-se como cidadãos. Suas omissões, com certeza, estão fazendo com que os feitiços virem contra os feiticeiros!
*Escritor – Historiador -Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogsport.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário