quarta-feira, 6 de outubro de 2021

MASSACRE NA EDUCAÇÃO!

 

Antonio Nunes de Souza*

Pode parecer que seja mais uma chuva no molhado, mas, embora estejamos a ressaltar uma velha crise, estamos desta feita, nos direcionando a novas e incongruentes atitudes que, certamente, jamais esperávamos encontrar nas ações governamentais, mesmo sabendo que o desprezo pela educação, seja algo corriqueiro e peculiar em todos os governos, que o rico/pobre Brasil vem enfrentando com sofrimentos, desgostos e sem expectativas!

Merecedor do prêmio Nobel da estupidez, nosso desastrado presidente, enche os pulmões para bradar nas televisões “que o país tem professores demais que chega a atrapalhar”. Vejam os senhores que declaração chula e vergonhosa, numa prova de desprezo pelo povo, consequentemente, com os sacrificados mestres, que com salários aviltantes, se sacrificam e se arriscam lecionando em comunidades perigosas, mal policiadas e cheia de adolescentes de péssimos costumes, e sem educação doméstica!

Esse mesmo homem, que conseguiu enganar o povo com fake news, facada fictícia e conchavo com o juiz Moro, cortou verbas destinadas as universidades, CNPQ (Centro Nacional de Pesquisas), institutos educacionais, freou o desenvolvimentos das escolas técnicas, além de outras atitudes prejudiciais e expressivas nas vertentes educacionais!

Como complemento da sua incompetência, colocou um Ministro da Educação que, estúpida e retrogradamente, determina que sejam separadas nas escolas, as crianças com alguma deficiência, das crianças normais! Fato comprovado, que elas não atrapalham, ensinam as outras crianças a serem mais humanas, carinhosas, solidárias, e seus desenvolvimentos são bem maiores e salutares. E, para demonstrar sua desqualificação para a função, discursando nas redes, diz que “universidade é para poucos, e que o curso secundário para o povo já é satisfatório para se conseguir um bom emprego!

Sinceramente, esses homens são uns criminosos da educação, pois, o que deviam era prestigiar a profissão mais honrada que, inegavelmente, existe. Remunerá-los com dignidade, facilitar, seminários, livros, mestrados, doutorados, para que todos tenham uma educação eficaz, em vez de encher o país de um avalanche de faculdades particulares, praticando na sua grade maioria cursos deficientes e inadequados, principalmente os EAD que estão na moda, não passando dos velhos “pagou/passou”. Formando professores e outras profissões sem as aptidões exigidas e necessárias!

Vale dizer que estou falando de cátedra, pois, tive o privilégio de passar quatro anos como Assessor Especial do Secretário da Educação do Estado da Bahia e, nesse período, tive a oportunidade de ver de perto como anda claudicante a nossa educação, visitei centenas de cidades, em muitas representando o Secretário, vendo de perto como sofrem nossos heroicos professores, como também uma grande gama que nada liga, apenas, deixando o barco derivar ao bem da maré!

Mas, sem medo de errar, nessa presidência as atitudes estão bem piores e deploráveis que, além desses incompetentes, tivemos de enfrentar essa virose, que provocou a paralização de aulas presenciais por mais de um ano!

O fato é que devemos exigir do nosso próximo presidente, seja quem for o escolhido, uma atenção super especial para a educação, dar um grande valor aos maravilhosos e eficientes mestres, que ajudam o engrandecimento do país, dando e distribuindo saberes e conhecimentos, como também, sem que sejam suas obrigações, também oferecem uma grande parcela de educação doméstica, em função dos pais dos alunos, normalmente, trabalharem fora e, simplesmente, transferem essa atividade para os professores!

Infelizmente, nosso pais tem mais bares do que escolas, sendo uma prova cabal que, para os políticos, a educação está no quinto plano!

“Parabéns professores por lutarem nessa guerra ultra desigual!”

*Escritor – Historiador – Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: