sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

ESPELHO DO ANO QUE PASSOU!

 

Estamos começando o ano de 2021, depois de sofrer as agruras do inferno no ano que findou, cheios de esperanças de dias melhores, mas, essa nossa pretensão, depende de tantas coisas que, infelizmente, nos desencorajam, graças ao que sempre vemos nos inícios dos anos que passaram!

Em 2020 a maior tragédia foi causada pela endemia, ou epidemia da coronavírus. Chegou atropelando a humanidade, causando uma mortandade, somente comparável a uma guerra mundial nuclear!

Nos pegou de surpresa e sem aparelhagens, equipamentos, hospitais sem disponibilidades de atendimentos, inexperiência no tratamento e, em nosso caso, ainda foi encarada com desdenho pelo nosso presidente que, inabilmente, caracterizou a virose de “uma gripezinha”, não dando ouvidos as notícias espalhadas em todo planeta. Isso, seguramente, causou muitos óbitos, até que as atenções fossem tomadas para atenuar a situação!

 

Mas, mesmo assim, estamos super atrasados com relação a mais de quarenta países que, com maiores atenções ao problema, já estão vacinando seus habitantes. Inclusive aqui na América do Sul, o Chile e a Argentina entre outros!

Fora essa epidemia que foi catastrófica, enfrentamos um desmatamento na floresta Amazônia incalculável, numa derrubada de árvores sem limites e os avanços dos garimpeiros na luta gananciosa de ouro e pedras preciosas!

 

Não podemos deixar de fora as exuberantes queimadas no pantanal e na mata atlântica, eliminando grosseiramente, milhares de animais silvestres, e provocando um desequilíbrio nas estações climáticas!

Para completar os desastres da natureza, grande parte do país foi aterrorizada com chuvas exageradas e fora dos limites, causando destruição em centenas de cidade e capitais, provocando prejuízos incalculáveis para a população. E, por outro lado, muitas regiões sofreram com secas escabrosas, fome, miséria e desemprego!

 

Agora, imagine vocês o que seja viver essa situação vexatória e ainda enfrentar a falta de segurança, moradia, saneamento, saúde para os casos normais de doenças (simples e crônicas).

Se formos mais minuciosos falando em outros fatos, levaríamos horas. Apenas quis focar os itens mais relevantes que vocês, logicamente, já conhecem através da mídia!

 

Vamos esperar para ver como ficarão as coisas depois da vacinação, o término das ajudas financeiras dadas pelo governo, a ressureição das empresas que quebraram durante seus fechamentos, a volta ao trabalhos dos desempregados, que no país chega a 15 milhões, ou mais!

 

No lado comportamental temos a lamentar os bárbaros e assíduos feminicídios que virou hábito e, os latrocínios que assassinam por migalhas!

Que esse ano consiga consertar uma série desses fatos fatídicos, oferecendo melhores condições de vida, mais respeito dos políticos e das leis jurídicas e grande impulso na educação, que é a maior ferramenta para o crescimento de uma nação!

 

Que Deus, todos os Santos e os Orixás cuidem de nosso sofrido Brasil!

 

*Escritos-Historiador-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-aantoniodaagral26@hotmail.com-antoniomanteiga.blogspot.com

Nenhum comentário: