sábado, 5 de maio de 2018

TREZE DE MAIO!

Antonio Nunes de Souza*

Estamos nos aproximando de uma data de grande significação para a etnia negra do nosso país, que foi a Abolição da Escravatura, assinada pela Princesa Isabel no ano de 1888.
Porém, mesmo sendo uma data super significativa, a grande maioria dos negros e seus descendentes, não esquecem, historicamente, que, mesmo sendo a liberdade e alforria de todos, o governo (sempre os governos) não deu as mínimas coberturas para os escravos, deixando-os a mercê de Deus, passando as maiores necessidades, inclusive fomes e mortes por falta de assistência.
Vale dizer que o Brasil foi um dos últimos países, senão o último, a tomar essa posição. Verdadeiramente, mais uma vergonha nacional, que deveria pedir perdão a essa poderosa, guerreira e valente etnia, pelos grandes serviços prestado na construção e fundação do nosso país!

Dentre a minoria que comemora esse acontecimento, na minha querida Santo Amaro da Purificação ela é bastante festiva, com uma semana de exibições de hábitos, costumes e tradições, além das deliciosas comidas típicas, capoeira, macule lê, samba de roda, etc., não ficando de fora as oferendas as suas divindades e Orixás!
Fui um grande participante desses festejos, adorava os batuques que rompiam as madrugadas, joguei muita capoeira aprendida em Salvador com o consagrado Mestre Bimba. Eu, Caetano e Chico Motta fomos fregueses diariamente e constantes dessa linda e maravilhosa festa.

Muito embora tenha o deslize da maneira atroz que foi a falta de acompanhamento e orientação, não deixou de ter uma significação bastante acentuada no meio da população que, bravamente, lutou para que o decreto fosse assinado.

Parabéns aos queridos, valentes e trabalhadores negros que, honradamente, tanto quando viviam acorrentados, como depois de libertados, sempre conservaram suas dignidades, estão dando todas as voltas por cima, mostrando ao mundo os seus merecidos valores!
É importante que os negros esqueçam essa parte podre da maçã, continuem lutando pelos seus merecidos lugares nas sociedades, mostrando aos idiotas preconceituosos que as cores são apenas detalhes característicos de cada povo. No mais, todos são iguais em tudo!

Viva a linda e maravilhosa etnia negra: Forte e muito bela!

8Escritor-Membro da Academia Grapiúna de Letras-AGRAL-antoniodaagral26@hotmail.com-antoniomantyeiga.blogspot.com

Nenhum comentário: